REVISTA BICICLETA - São Paulo está preparada para receber ciclovias, diz vereador
THE POWER OF THE PRO
Pneus Kenda

O Portal
da Bicicleta

Bicicleta Sense a partir de R$ 2.765,00!
Revista Bicicleta - Edição 67

Assine

Revista Física
Revista Virtual



Notícias

São Paulo está preparada para receber ciclovias, diz vereador

12.364 visualizações

São Paulo está preparada para receber ciclovias, diz vereador
Foto: Monticello / Shutterstock

Presente no segundo dia do Fórum de Mobilidade Urbana promovido hoje pela Folha de S.Paulo, o vereador José Police Neto (PSD) está convencido de que a construção de ciclovias em São Paulo é a solução mais barata para melhorar o trânsito da cidade. 

Segundo ele, 85% das vias de São Paulo são locais que têm velocidade máxima de 30 km/h e poderiam receber ciclovias compartilhadas, o modelo mais barato, orçado em R$ 10 mil por quilometro. 

Para Neto, as Ciclo Rotas criadas na gestão de Gilberto Kassab foram um avanço, mas estão localizadas em ruas poucos movimentadas e não são uma solução para o ciclista que utiliza a bicicleta como meio de transporte. 

"Este é um bom modelo, mas precisa ser muito ampliado", diz o vereador, que pedalou 20 minutos da Uberabinha até o Seminário de Mobilidade, na zona oeste de São Paulo. Neto também critica a posição do secretário de Transportes Gilmar Tatto em construir ciclovias compartilhadas com ônibus em vias troncais da cidade, como a Avenida 23 de maio. 

"A bicicleta deve funcionar como um meio de transporte integrado com outros modais". Uma solução apontada pelo vereador é o modelo colombiano de transportes, onde os terminais urbanos possuem estacionamentos para bicicletas. 

A cidade de Bogotá começou a estimular o uso de bicicletas na década de 1970 e tem inspirado soluções para o transporte urbano em São Paulo. 
Há dois meses, uma equipe de técnicos colombianos coordenada pelo ex-prefeito da cidade Henrique Peñalosa esteve em São Paulo para estudar as possibilidades de implantação de ciclovias na cidade. O resultado será apresentado em seminário daqui um mês, na cidade colombiana. 

A inspiração do vereador para se tornar ciclista veio com a aprovação da lei que institui o Dia Sem Carro na cidade, realizado em muitas cidades do mundo no dia 22 de setembro. 

Ele admitiu que como seus outros colegas na Câmara, não conseguiu cumprir a lei nos primeiros anos. Quatro anos depois, ele cumpriu seu primeiro dia sem carro e passou a adotar a bicicleta como seu meio de transporte em 80% dos seus deslocamentos.  

Curtiu esse post?

Quer receber mais conteúdo sobre bicicleta e ciclismo em sua casa? Então clique aqui conheça nossas ofertas de assinatura.

Comentários Facebook
Comentários
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Para postar seu comentário faça seu login abaixo.

E-mail
Senha

 

Cadastre-se Aqui | Esqueceu a senha?

Edições On-lineCadastre-se Esqueceu a senha?
E-mail
Senha
Vídeos

 

 

Para fechar o banner, clique aqui ou tecle Esc.

Revista Bicicleta 2012 © Todos os Direitos Reservados