REVISTA BICICLETA - Raiza Goulão conquista sua primeira vitoria da temporada na Costa Blanca Bike Race - Mediterranean Epic
Divulgue sua marca aqui!
Lube Cera Premium

O Portal
da Bicicleta

SHIMANO
Revista Bicicleta - Edição 82

Leia

Revista
Bicicleta



Notícias

Raiza Goulão conquista sua primeira vitoria da temporada na Costa Blanca Bike Race - Mediterranean Epic

Por Revista Bicicleta
6.754 visualizações

Raiza Goulão conquista sua primeira vitoria da temporada na Costa Blanca Bike Race - Mediterranean Epic
Foto: Cano Fotos e Carlos Boing

Disputei entre os dias 8 e 11 de fevereiro a edição de 2018 da Mediterranean Epic, uma maratona individual com quatro estágios, realizada nas cidades de Orpesa em Castellón. Após três vitórias e um terceiro lugar, garanti meu segundo título em duas corridas disputadas nesta temporada, o que me enche de felicidade.

Na primeira etapa da Mediterranean Epic venci no sprint final e o mesmo tempo registrado para a segunda colocada, a belga Alice Pirard, em 3h12min23. Foi um estágio realmente duro, mas bem legal, em que pude me testar um pouco. Fizemos 45 km escapadas, eu e Rocio Del Alba Garcia Martinez, minha companheira de equipe PMRA RacingT eam, e logo no final a Alice e a Kerry Macphee (GBR) nos alcançaram e assim a estrategia mudou.

© Cano Fotos e Carlos Boing 

Tentei abrir vantagem na ultima descida técnica, só que não consegui me distanciar muito, o que deixou a decisão da vitória para os metros finais, após 61 km e mais de 1.500 m de desnível acumulado do primeiro dia.

Na sexta-feira (9) fui para a segunda de quatro etapas: Pouco mais de 62 km e 1.800 m de ascensão. Quando eu pensava que meu estoque de trilhas incríveis e paisagens deslumbrantes já estava cheio, bummm a Mediterranean Epic vem e me surpreende. Trilhas super técnicas, com series úmidas e escorregadias, outras simplesmente que me fizeram lembrar de Piri, no Brasil, pela quantidade de pedras, e momentos que passávamos por campos com vestígios de neve enquanto o frio deixava as pontas dos dedos muito doloridas. Mas, logo tínhamos uma sessão de trilhas incríveis que simplesmente esquecíamos do frio.

Degraus de pedras, rock gardens naturais tanto para descer quanto para subir. Pedra sobre pedra, estrada por bosques incríveis. Isso sim me faz sentir viva e hoje na etapa de Castelon. Me fez sentir porque amo meu esporte.

Após uma largada neutralizada, consegui me posicionar com um grupo de atletas da máster e ali estava eu por mais da metade da prova. Abri uma vantagem já no Km 7 e assim abaixei minha cabeça e me concentrei na rodas que me guiavam. Evitar cometer erros e fazer uma prova redonda, e assim foi. Subida após subida, trilha após trilha, que eu não me segurava de alegria e gritava de felicidade. Subidas íngremes onde minha Mondraker Podium e eu não nos rendemos e as deixamos para trás. Consegui me encontrar na prova e abaixar a cabeça e simplesmente por mais e mais watts nas pernas para ultrapassar cada subida. Além de agradecer todo o estafe da minha equipe PMRA Racing Team, neste dia dediquei essa vitória a meu manager, Fran Perés.

Terceiro dia foi o mais difícil para mim. Foi a etapa mais longa e dura, com 80km e 2500 m de acumulo de subida. Larguei e me senti super bem, porém consciente da diferença que eu tinha para administrar em relação às concorrentes. Tentei me segurar e poupar, porque meu próprio treinador havia dito que não tinha necessidade de forçar o ritmo. Outra vez estive com os másters e a campeã espanhola veio comigo. Fizemos cerca de 45 km dos 80 juntas. Na trilha abri uma vantagem, com pouco mais de um minuto.

Imprevistos acontecem e acabei batendo a roda, o barulho foi muito grande. Tive que parar para trocar câmara de ar e a espanhola e a belga me ultrapassaram. Fiz a troca e o reparo e fui até o fim, fazendo muita força pra tentar buscá-las. Foi um dia de aprendizado e de sentir que os ciclistas estão cada vez mais me reconhecendo. Os másters me davam muito apoio e me motivaram, foram como anjos para mim no meu caminho. Às vezes você fura um pneu e encontra força nos demais competidores, que me falavam que dava para ir, que eu tinha condições de chegar perto delas.

A quarta e última etapa da Mediterranean Epic foi bem legal, com bastante trechos de estrada e um percurso bem veloz. O início era o mesmo da abertura, ou seja, já eu conhecia bem aquele traçado. Como estava com 15 minutos de vantagem na liderança, optei por ser conservadora e poupar equipamento, após o azar da terceira etapa de danificar minha roda.

Foi um dia bem legal, e a gente vai descobrindo companheirismo e fazendo amizades a cada corrida que passa. Provas por etapas e as maratonas são um pouco diferente do XCO. Como eu liderava, mas em um ritmo constante, com o pessoal da máster 45, a ciclista Alice, da Bélgica, me alcançou no km 20 e conversando com ela, me disse que precisava tirar dois minutos de vantagem para ser vice-campeã. Decidi por ajudá-la e assim fomos.

© Cano Fotos e Carlos Boing 

Pedalamos até o fim juntas, tentei ajudá-la e motivá-la a cada momento. Foi bacana, porque na etapa 3 tive meus anjos que me apoiaram e achei super legal contribuir para ela de certa forma. Fiz uma nova amizade e a foto da chegada é bem representativa. Gostaria ainda de dar parabéns ao meu companheiro de PMRA Racing Team, Ondřej Cink, pela vitória nesta etapa e o vice-campeonato geral.

Foi minha segunda vitória do ano e mais 80 pontos no ranking mundial. Falava com meu Coach Flavio Magtaz, que sigo com grandes resultados desde o término de 2017 e o início de 2018. Mais um "treino" forte para a Cape Epic e sigo com o pedal direito nesta temporada. Duas corridas e dois triunfos. Terei dois XCO aqui na Espanha, HC e Classe 1, depois Copa do Mundo e Cape Epic na África do Sul, além do Pan-Americano e a Copa Internacional de Mtb, em Araxá, para matar saudade do meu País.

"Andar com fé eu vou, porque a fé não costuma falhar"

© Cano Fotos e Carlos Boing 

Comentários Facebook
Comentários
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Para postar seu comentário faça seu login abaixo.

E-mail
Senha

 

Cadastre-se Aqui | Esqueceu a senha?

Edições On-lineCadastre-se Esqueceu a senha?
E-mail
Senha
Revista Bicicleta 2012 © Todos os Direitos Reservados