REVISTA BICICLETA - Professora de Florianópolis leva projeto Bicicleta na Escola à Holanda
Baixe Gratuitamente a Edição Digital de Maio - Junho 2017 da Revista Bicicleta!
Pneus Kenda

O Portal
da Bicicleta

SHIMANO
Revista Bicicleta - Edição 74

Leia

Revista
Bicicleta



Notícias

Professora de Florianópolis leva projeto Bicicleta na Escola à Holanda

Ana Destri participa do Velo-city, onde apresenta seu projeto criado em 2013, que já atinge mais de 2 mil crianças de várias escolas de SC e de outros estados

Por Mobilize
912 visualizações

Professora de Florianópolis leva projeto Bicicleta na Escola à Holanda
Professora e alunos do projeto Bicicleta na Escola em SC
Foto: Arquivo pessoal

De Florianópolis para Nijmgen, na Holanda. A professora e cicloativista Ana Destri,  que trabalha no Núcleo de Educação Infantil Municipal (NEI) Nagib Jabor, no bairro Estreito, na capital catarinense, está participando esta semana do Velo-city, evento anual sobre ciclismo que reúne ativistas de várias partes do mundo.

Ela criou em 2013 o projeto Bicicleta na Escola, de forma tímida, meio que por acaso, e em pouco mais de três anos ele já foi copiado por várias cidades brasileiras e agora está ganhando o mundo. Ana conta que sempre teve uma vida saudável e praticava exercícios, mas que depois de descobrir um problema de saúde resolveu também começar a pedalar. Decidiu ir diariamente de bike para a escola onde dava aula na época, a José Jacinto Cardoso, na comunidade da Serrinha. As crianças se encantaram, ficaram curiosas e queriam saber mais sobre ciclismo.

''As crianças ficavam em volta de mim quando eu chegava na escola, queriam saber como eu ia do meu bairro (Coqueiros) até a Serrinha, como passava a ponte com a bicicleta, se era perigoso e coisas do tipo'', conta a professora.

Foi de repente, então, que surgiu o projeto Bicicleta na Escola, a partir da curiosidade dos próprios alunos. Ela começou a repassar orientações sobre como pedalar com segurança, os benefícios da bike para a saúde, noções de mobilidade urbana e responsabilidade no trânsito, já que eles também queriam ir e voltar para casa usando a bicicleta.

O que era um objetivo pessoal de Ana passou a ser um projeto da escola. No ano seguinte ela e três amigas do grupo de ciclismo Bike Anjo conseguiram implantá-lo em outras escolas da rede municipal de ensino de Florianópolis. Hoje, já atinge mais de 2 mil crianças, de várias escolas, e foi replicado em outros Estados. O sucesso é tanto que a professora  já participou de dois fóruns mundiais da bicicleta, um em Santiago, no Chile, e outro na Cidade do México. E agora na Holanda. ''Falar sobre um projeto ciclístico no país da bicicleta esta sendo uma experiência surreal'', conta Ana. Sucesso merecido.

Curtiu esse post?

Quer receber mais conteúdo sobre bicicleta e ciclismo em sua casa? Então clique aqui conheça nossas ofertas de assinatura.

Comentários Facebook
Comentários
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Para postar seu comentário faça seu login abaixo.

E-mail
Senha

 

Cadastre-se Aqui | Esqueceu a senha?

Edições On-lineCadastre-se Esqueceu a senha?
E-mail
Senha
Vídeos

 

 

Para fechar o banner, clique aqui ou tecle Esc.

Revista Bicicleta 2012 © Todos os Direitos Reservados