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No Dia Nacional do Ciclista (19/8), ortopedista dá dicas para quem quer se tornar um sem prejudicar a saúde

Marcello Serrão diz que é preciso evitar a sobrecarga na articulação do joelho e a pressão na coluna lombar

Por Agir Comunicação / Bruna Couto
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No Dia Nacional do Ciclista (19/8), ortopedista dá dicas para quem quer se tornar um sem prejudicar a saúde
Foto: ©Daniel Geiger Merida Divulgação

No dia 19 de agosto, é celebrado o Dia Nacional do Ciclista. A adoção da “magrela” faz parte do estilo de vida de uma parte da população que deseja uma vida mais saudável e um planeta com menos poluição.

Para se tornar um ciclista de carteirinha, no entanto, é preciso tomar alguns cuidados para que a prática da atividade não prejudique o corpo, como ensina o ortopedista Marcello Serrão. O médico tem mais de 20 anos de experiência na área.

Além das questões relacionadas ao meio ambiente, os principais benefícios da atividade são os gastos energéticos e o fato de ser uma atividade lúdica e mais prazerosa que outras, já que é feita ao ar livre.

Segundo Serrão, é preciso ter atenção para evitar a sobrecarga na articulação do joelho e a pressão sobre a coluna lombar e sobre a próstata (no caso dos homens). Além disso, antes de começar esta atividade, é fundamental fazer uma avaliação com cardiologista e ter equipamentos que aliem qualidade e conforto.

"Um selim acolchoado, que proteja a região perineal é importante, assim como ter uma bicicleta regulada de acordo com o tamanho do ciclista. Pacientes cardiopatas ou com insuficiência venosa dos membros inferiores devem evitar as formas mais intensas de ciclismo. O mesmo serve para os pacientes com problemas no joelho, como a condropatia patelar, ou problemas na coluna vertebral", alerta.

É preciso ficar atento também à frequência que a atividade é realizada. Para evitar danos à saúde, os exercícios aeróbicos, como é o caso do ciclismo, são recomendados numa frequência de três a quatro vezes por semana, num período que varia de 30 a 40 minutos.

 

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