REVISTA BICICLETA - Na China, uma estrada elevada só para mobilidade sobre duas rodas
Divulgue sua marca aqui!
Pneus Kenda

O Portal
da Bicicleta

SHIMANO
Revista Bicicleta - Edição 79

Leia

Revista
Bicicleta



Notícias

Na China, uma estrada elevada só para mobilidade sobre duas rodas

Projeto futurista para veículos elétricos como e-bikes é concebido na China para enfrentar os desafios das megacidades, como congestionamentos e poluição do ar

Por Mobilize
691 visualizações

Na China, uma estrada elevada só para mobilidade sobre duas rodas
Vias suspensas para e-bikes e outros veículos elétricos
Foto: BMW Group

O Grupo BMW, em parceria com Universidade de Xangai (China), acaba de divulgar o projeto 'BMW Vision E³ Way', que prevê a construção de “estradas elevadas” em grandes centros urbanos, para uso exclusivo de veículos de duas rodas movidos a eletricidade, como as e-bikes. 

A empresa divulga o conceito destacando ser de "mobilidade visionária”, concebido para enfrentar os desafios vividos já hoje e no futuro pelas megacidades, como os congestionamentos e a poluição do ar.

O modelo utiliza-se de vias suspensas sobre rodovias já existentes (de modo a dar capacidade adicional ao tráfego), e foi desenvolvido em Xangai pelo Escritório de Tecnologia do BMW Group.

No nome do projeto ("BMW Vision E³ Way"), o E³ significa ‘elevado’, ‘elétrico’ e ‘eficiente’. A BMW garante que o projeto tem “custo de construção reduzido e é uma alternativa ideal para usuários que se deslocam em trajetos de até 15 km de distância”. Pela proposta, um sistema de rampas permite ligar a malha rodoviária convencional às estações de metrô, acessos de trânsito e centros comerciais.

A via elevada só poderá ser utilizada por veículos de duas rodas que funcionam por eletricidade, e só servirá a locais que abriguem grandes aglomerações urbanas. 

Como o limite de velocidade é definido a priori em 25 km/h, o risco de acidentes será quase inexistente, garantem os idealizadores.

Para o Dr. Markus Seidel, Diretor da BMW Group Technology da China, essa via elevada busca "simplesmente criar espaço para o tráfego de duas rodas com emissões zero". Ele acrescenta: "Na China, mais de um bilhão de pessoas viverão nas cidades até 2050, e em nenhum outro lugar há uma necessidade tão urgente de ação. Seidel prevê que o país se tornará "a incubadora global de inúmeras inovações de mobilidade, como a BMW Vision E³ Way".  

O texto de apresentação do projeto dá mais detalhes da proposta: "A estrada elevada é amplamente coberta, garantindo proteção contra chuva e calor, bem como ventilação suficiente. Um sistema de resfriamento com água de chuva purificada cria temperaturas agradáveis: isso também pode ser usado para limpar a superfície da estrada à noite”.

O projeto “BMW Vision E³ Way” foi elaborado em colaboração com a Universidade de Tongji, em Xangai, sob direção do professor Jun Ma, além de envolver vários departamentos da Universidade, como a Escola de Estudos Automotivos e a Faculdade de Design e Inovação.

Curtiu esse post?

Quer receber mais conteúdo sobre bicicleta e ciclismo em sua casa? Então clique aqui conheça nossas ofertas de assinatura.

Comentários Facebook
Comentários
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Para postar seu comentário faça seu login abaixo.

E-mail
Senha

 

Cadastre-se Aqui | Esqueceu a senha?

Edições On-lineCadastre-se Esqueceu a senha?
E-mail
Senha
Revista Bicicleta 2012 © Todos os Direitos Reservados