REVISTA BICICLETA - Limpeza e manutenção: por que usar os produtos certos aumentam a durabilidade da sua bicicleta
MPRO
Pneus Kenda

O Portal
da Bicicleta

SHIMANO
Revista Bicicleta - Edição 86

Leia

Revista
Bicicleta



Notícias

Limpeza e manutenção: por que usar os produtos certos aumentam a durabilidade da sua bicicleta

Linha de produtos Algoo PowerSports é biodegradável, eficiente e muito fácil de usar

Por Seppia
10.801 visualizações

Limpeza e manutenção: por que usar os produtos certos aumentam a durabilidade da sua bicicleta
Luis Marcondes Team Squadra Oggi BIkes
Foto: Divulgação

Que a limpeza e manutenção, quando feitas corretamente, aumentam a vida útil da bicicleta e de seus componentes, além de deixá-la esteticamente mais bonita para pedalar, isso não é novidade. Mas é importante o ciclista saber que existem produtos, feitos especificamente para serem usados nas bikes, que contribuem para que ela tenha uma durabilidade maior.

Neste sentido, os produtos da Algoo PowerSports são ideais. Fáceis de usar, desenvolvidos por ciclistas e para ciclistas, promovendo soluções eficazes, seguras e que, ainda por cima, são biodegradáveis. Por estes e outros motivos que serão explicados, são a melhor opção para a sua bike e, também, para o meio ambiente.

Os produtos são, inclusive, referendados por quem pedala há muito tempo. Atual líder do ranking brasileiro de XCO na categoria Master, o atleta Oggi Luiz Eduardo Marcondes usa os produtos Algoo há pouco mais de um ano e aprova.

“Não é preciso ser um técnico para fazer a limpeza certa. Ao ler as dicas de uso que vêm descritas na embalagem, fica muito fácil para qualquer um realizar essa tarefa. Facilita demais a vida do ciclista, já que eles contribuem para uma limpeza eficiente da bicicleta”, explica.

Recomendado por mecânicos

Um dos mecânicos mais reconhecidos no mercado de bicicletas brasileiro, Thiago Bustamante também utiliza produtos Algoo. Primeiro campeão do Desafio Mecânico, realizado pela Escola Park Tool no Shimano Fest, Thiago comenta que a evolução da tecnologia, que veio com tudo para trazer ainda mais qualidade aos produtos usados em bikes.

“Há 20 anos, quando comecei a trabalhar com bikes, as peças não eram tão bem acabadas como hoje. Por isso, a maioria dos mecânicos não se preocupava com o produto para a limpeza das peças, muitos usavam óleo diesel para o serviço. Mas com a evolução da tecnologia, hoje buscamos cada vez mais um produto de qualidade e também eficiente para a limpeza de peças”, comenta ele, que é mecânico oficial da Oggi Bikes e da Isapa.

Para ele, outro detalhe é fundamental: a importância de utilizar produtos desenvolvidos para bicicleta na sua bike.

“A limpeza com um produto de qualidade se torna indispensável e, por esse motiv,o faço questão de utilizar e conscientizar os ciclistas para usarem apenas produtos desenvolvidos especificamente para bicicletas”, finaliza.

Dicas de limpeza

Para Marcondes, que foi campeão da terceira etapa do Big Biker neste ano, é importante ficar atento quanto a periodicidade e frequência para fazer a limpeza da bicicleta. Apesar de ser bem relativo, de acordo com o uso da bike, ele diz que é interessante fazer uma limpeza leve e mais superficial a cada 15 dias e uma limpeza mais pesada, pelo menos uma vez por mês.

“Caso você pedale na chuva e pegue muito barro e poeira, o ideal é lavar e limpar a bike assim que chegar em casa, para não deixar a sujeira penetrar na corrente, rodas e outras peças da sua bicicleta”, completa.

Conheça abaixo um pouco mais dos produtos Algoo, desenvolvidos 100% para o uso em bicicletas.

Limpa Disco de Freio Spray Algoo

Um limpador de rotor que não deixa resíduos e ainda melhora o desempenho da frenagem: assim é o Limpa Disco de Freio Spray Algoo. Com a limpeza do rotor, sua bicicleta terá uma melhora significativa em performance – aumentando, inclusive, a durabilidade das peças.

Com o Limpa Disco de Freio Algoo é possível remover com facilidade os resíduos de poeira, óleo e sujeira do rotor da sua bike. A fórmula foi testada e aprovada em diversas oficinas de bicicleta em todo o Brasil e ajuda a eliminar os ruídos na frenagem.

O uso do produto é indicado sempre que lavar a bike, bastando apenas aplicar no disco com um pano seco e limpo para a efetuar a limpeza correta.

Desengraxante Algoo Power Citrus

Uma nova fórmula para limpeza pesada, de odor cítrico agradável, com um poder desengraxante ainda maior para facilitar a sua vida. O Desengraxante Algoo Citrus impressiona com a qualidade e agilidade da limpeza, além de ser biodegradável. Com mais eficiência e potência de limpeza, ideal para uso concentrado, ele atua principalmente na corrente e nos componentes de transmissão.

E, com o borrifador que vem incluso, limpa as manchas mais profundas de graxa e óleo, sem que agrida plásticos e metais, ainda por cima. Além disso, pode ser utilizado no uso doméstico e até industrial, como na limpeza de fogões. É só borrifar o produto, aguardar 5 minutos e retirar a crosta de sujeira com um pano úmido.

Lubrificante Algoo Lube Cera Premium

Lubrificante seco, de aplicação direta, composto de óleos vegetais, PTFE, Parafina e Polidimetilsiloxano. Essa nova fórmula do Algoo Lube seca mais rápido, diminui a sujeira que gruda na corrente e ainda melhora a lubrificação.

Isso porque o Teflon® da sua composição cria uma fina película protetora, que impede que o excesso de poeira e outros detritos grudem na corrente, dentes das engrenagens, coroa e roldanas, por exemplo.

Após a limpeza é possível ver o resultado: menos ruídos e atritos, troca de marcha mais suave e vida útil da relação mais longa.

Além disso é prático: sua embalagem pequena facilita o transporte, garantindo que a lubrificação da sua bike seja feita com qualidade em qualquer lugar.

Para a utilização do óleo de cera, a corrente precisa estar limpa e sem resíduos de outros óleos. Portanto, aplique uma gota em cada óleo e deixe secar. Isso vai criar uma camada de cera em cada elo, deixando-a lubrificada e silenciosa nas comutações.

Com as soluções Algoo, sua bike estará bem cuidada e você poderá pedalar por muito mais tempo, já que os produtos apropriados estão sendo usados, garantindo a longevidade e maior eficiência deles.

Comentários Facebook
Comentários
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Para postar seu comentário faça seu login abaixo.

E-mail
Senha

 

Cadastre-se Aqui | Esqueceu a senha?

Edições On-lineCadastre-se Esqueceu a senha?
E-mail
Senha
Revista Bicicleta 2012 © Todos os Direitos Reservados