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Houten, a cidade ideal para os ciclistas

Melhor Mobilidade, Menos Tráfego. Houten, na Holanda, foi concebida na década de 1970 com um plano de mobilidade reconhecido mundialmente voltado para os pedestres, ciclistas, crianças e para a promoção da ocupação do espaço público da cidade.

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Houten, a cidade ideal para os ciclistas
Foto: Divulgação

Na década de 70, a cidade de Houten tinha apenas 4 mil habitantes e, por estar situada próxima a um grande centro urbano, Utrecht, foi escolhida pelo governo holandês para ser um núcleo de crescimento. Dessa forma, o município teve que planejar a chegada e a acomodação de um grande número de habitantes em um curto espaço de tempo.

Houten foi concebida com um plano de mobilidade único, reconhecido mundialmente, voltado para os pedestres, ciclistas, crianças e para a ocupação do espaço público da cidade.

Foi desenvolvido um plano urbano, o qual se propõe a criar uma densa malha cicloviária. Não está permitida a circulação de carros no centro da cidade, que é reservado para os pedestres. Veículos comerciais estão autorizados a fazer entregas diárias em horários limitados.

Um dos principais motivos das viagens para o centro da cidade é a estação de uma das linhas de trem mais importanes da Holanda. Lá, existe um bicicletário que oferece mais 3 mil vagas aos ciclistas. A estação está localizada num local de fácil acesso a pé ou de bicicleta. Nas manhãs dos dias úteis, 62% das pessoas chegam de bicicleta até a estação de trem.

A linha férrea é o caminho mais rápido para Utrecht, grande centro urbano mais próximo de Houten. A viagem dura cerca de 10 minutos. Se fosse feita de carro, levaria pelo menos o dobro do tempo. 

Por ter sido desenhada como uma cidade compacta, Houten propicia o transporte não-motorizado. É muito simples localizar estacionamentos seguros para bicicletas em lojas, restaurantes e mercados no centro da cidade. Na frente de cada escola primária tem estacionamento para bicicletas, e é grande a quantidade de crianças que se locomovem diariamente por este meio de transporte .

O limite máximo de velocidade em todas as ruas locais é de 30 kmh e é dada prioridade aos ciclistas. Além disso, trechos de ruas e avenidas não são retas por mais de 75 metros, e nenhuma via é larga o suficiente para os carros ultrapassarem um ao outro em alta velocidade. Para preservar a segurança dos ciclistas, a bicicleta tem prioridade em qualquer cruzamento.

A utilização da rede de bicicleta é maior do que em outros subúrbios nos Países Baixos.

As escolas primárias estão espalhadas nos diferentes bairros. A distância máxima até uma escola, em todos os locais, é de 300 m.

Atualmente, a cidade conta com cerca de 50 mil habitantes e 129 quilômetros de ciclovias.

Aproximadamente 40% dos moradores de Houten usam a bicicleta diariamente como forma de transporte.

Objetivos

• Aumentar os deslocamentos de bicicleta nas viagens internas, tais como trabalho e escolas;

• Aumentar a atratividade do trem em viagens para fora da cidade;

• Oferecer conforto e segurança para os ciclistas;

• Reduzir o tráfego de automóveis dentro da cidade.

Cronograma

• Década de 70: a cidade tinha apenas 4 mil habitantes e, por estar situada próxima ao grande centro urbano de Utrecht, foi escolhida pelo governo holandês para ser um núcleo de crescimento

Resultados

• A cidade conta com 129 quilômetros de ciclovias;

• Na frente de cada escola primária tem infraestrutura para ciclistas, incluindo vagas de estacionamento suficientes para a grande quantidade de crianças que vão de bicicleta para a escola;

• As escolas primárias estão espalhados entre os vários bairros. A distância máxima até uma escola é de 300 m;

• Aproximadamente 40% dos moradores de Houten usam a bicicleta diariamente como forma de transporte;

• Na estação de trem há um bicicletário que oferece mais 3 mil vagas aos ciclistas;

• A estação de trem está localizada num local de fácil acesso a pé ou de bicicleta. Nas manhãs dos dias úteis, 62% das pessoas chegam de bicicleta até a estação de trem;

• A cidade tem um indicador de lesões relacionadas ao trânsito de 1,45 / 1 mil habitantes. O número é 50% menor que a média estadual de 2,87 lesões / mil habitantes.

Instituições envolvidas

• Prefeitura de Houten

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