REVISTA BICICLETA - Federação Paulista de Mountain Bike tem sede Inaugurada dentro de Floresta Estadual na cidade de Rio Claro.
THE POWER OF THE PRO
Pneus Kenda

O Portal
da Bicicleta

Bicicleta Sense a partir de R$ 2.765,00!
Revista Bicicleta - Edição 68

Assine

Revista Física
Revista Virtual



Notícias

Federação Paulista de Mountain Bike tem sede Inaugurada dentro de Floresta Estadual na cidade de Rio Claro.

No dia mundial sem meu carro, 22 de setembro, foi inaugurada a sede administrativa da FPMTB – Federação Paulista de Mountain Bike dentro da FEENA – Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade em Rio Claro, SP, marcando uma grande conquista para o esporte.

12.288 visualizações

Federação Paulista de Mountain Bike tem sede Inaugurada dentro de Floresta Estadual na cidade de Rio Claro.
Foto: Divulgação

Fundada em 2009 como uma nova opção aos ciclistas de todo estado, a Federação Paulista de Mountain Bike deu início a uma série de atividades inéditas no país buscando melhorias imediatas para o esporte. Foi a realizadora de todas as provas do Mountain Bike como modalidade extra, nas oito regiões desportivas do estado, e nos Jogos Abertos, pré-requisito para que a modalidade se tornasse oficial e permanente nos Jogos a partir de 2011.

Além de realizar cursos, provas e inúmeros eventos, a entidade investe muito na implantação de infraestrutura ciclística com a construção de pistas e arenas de várias modalidades em diversas cidades do estado e, também, no trabalho de base, apoiando e criando escolas de bicicleta para crianças, jovens e adolescentes.

Desde sua fundação a entidade vem estudando a cidade de Rio Claro para implantar sua sede administrativa. Seu presidente, Clayton Palomares, reside na cidade há mais de 24 anos e foi quem mais defendeu a implantação da sede no município.

“Escolhemos a cidade por inúmeros motivos, os três principais: por sua localização estratégica no centro do estado; por dentro dela haver uma floresta estadual para desenvolvermos nossas atividades e projetos; e pela sua proximidade com a Serra de Itaquerí, local ideal para a prática e o desenvolvimento de todas as modalidades do Mountain Bike” - afirmou Clayton.

A FEENA é enquadrada como uma Unidade de Uso Sustentável dos Recursos, possibilitando o desenvolvimento e a exploração ordenada de atividades esportivas, turísticas e educacionais como, no caso, as atividades ciclísticas propostas pela FPMTB, que beneficiarão não só a Floresta e seus visitantes, mas todos os parques, reservas e florestas do país, uma vez que ela vem ajudando a criar e regulamentar normas para a implantação de roteiros e trilhas que servirão de modelo para a organização e a educação do ciclista no interior da floresta.

Segundo o prefeito de Rio Claro, Dú Altimari, Para a cidade de Rio Claro a sede da FPMTB também representa uma grande conquista, sendo a primeira Federação Desportiva na história da cidade a possuir sede no município: “Estamos orgulhosos em ter uma entidade deste porte escolhendo nossa cidade para estabelecer sua sede. Já temos a Pista Municipal de Mountain Bike, que será uma das maiores do mundo da modalidade, uma equipe de ciclismo entre as melhores do país, e aumentamos a cada dia o número de ciclovias nas ruas, agora, com a sede da federação e suas atividades, voltamos a ser, de fato, a cidade das bicicletas.”

Já o esporte acompanha um momento muito especial, vendo o surgimento de uma entidade que está se colocando como mediadora entre os ciclistas e as unidades de conservação. O fato de a FPMTB estar sediada dentro do local de prática da modalidade (uma floresta) quebra com a ideia de inúmeras entidades que estão situadas nos aglomerados urbanos, cercadas por escândalos e cada vez mais distantes do esporte e dos atletas. Esse projeto representa, no mínimo, uma nova forma de pensar e evoluir o esporte.

No Dia Mundial Sem Carro, dia escolhido pela FPMTB para inaugurar sua sede, a entidade ainda realizou uma Bicicletada saindo a da Praça da Boa Morte, em frente a Sport Bike, e um cicloturismo com destino a represa.

Após a inauguração da sede da FPMTB seus colaboradores já participaram de uma reunião do Conselho Consultivo da FEENA, dia 24, e realizará, no próximo dia 12 de outubro (sábado), a I Copa Rio Claro de MTB Kids para crianças, jovens e adolescentes de 06 a 18 anos, além dos passeios ciclísticos noturnos que já acontecem todas as terças e passam pela Floresta.

Neste ano a entidade abrirá suas portas na floresta para atendimento ao público em horário provisório, a partir de novembro, das 14 às 17h de segunda a sexta. Seu novo horário será fixado a partir de 15 de Janeiro quando se inicia a Temporada 2014.

Curtiu esse post?

Quer receber mais conteúdo sobre bicicleta e ciclismo em sua casa? Então clique aqui conheça nossas ofertas de assinatura.

Comentários Facebook
Comentários
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Para postar seu comentário faça seu login abaixo.

E-mail
Senha

 

Cadastre-se Aqui | Esqueceu a senha?

Edições On-lineCadastre-se Esqueceu a senha?
E-mail
Senha
Vídeos

 

 

Para fechar o banner, clique aqui ou tecle Esc.

Revista Bicicleta 2012 © Todos os Direitos Reservados