REVISTA BICICLETA - Evento gratuito mistura ciclismo e concertos de música em SP
MPRO
Pneus Kenda

O Portal
da Bicicleta

SHIMANO
Revista Bicicleta - Edição 85

Leia

Revista
Bicicleta



Notícias

Evento gratuito mistura ciclismo e concertos de música em SP

6.971 visualizações

Evento gratuito mistura ciclismo e concertos de música em SP
Foto: Divulgação

A Ciclovia Musical 2018 acontece daqui a um mês e os preparativos estão a todo vapor. São sete roteiros especialmente planejados para ciclistas. E 32 concertos com grupos musicais criativos e de qualidade, em 20 pontos da Barra Funda e Campos Elíseos.

Cada roteiro passa por cinco apresentações diferentes, tem 60 vagas para ciclistas e conta com um monitor artístico para dar informações educativas sobre os concertos.

Quatro integrantes da rede Bike Anjo garantem a segurança e organização do trajeto. Eles dão dicas sobre comportamento e compartilhamento no trânsito e proporcionam mais confiança aos ciclistas iniciantes.

A diretora geral da Ciclovia Musical, Giane Martins, é especialista em projetos inovadores. Ela quer incentivar a cidadania e promover a educação e o melhor convívio entre ciclistas e motoristas. Além de democratizar o acesso à música erudita para um público que encontra dificuldade na hora de estacionar as bikes ou não se sente à vontade para entrar em salas tradicionais de concertos com roupas esportivas.

“Queremos que ciclistas venham assistir aos nossos concertos, que amantes da música experimentem a bicicleta como meio de transporte, forte alternativa para a mobilidade urbana e saúde, mas nada impede que as pessoas venham a pé ou de carro para esta festa. Queremos inundar a Barra Funda e Campos Elíseos de música e dos seus admiradores”, diz.

Programação

A Decathlon da Marginal Tietê, o Memorial da América Latina, o ateliê Espaço Breu, a Casa Mário de Andrade e o Estacionamento Scala Park são alguns dos pontos de partida. Cada roteiro guiado tem duração de 2h30 min.

Entre os roteiros: CicloKids Musical. Duas horas totalmente dedicadas às crianças. Os pequenos terminam o passeio no Theatro São Pedro com a história infantil contada através da música  “Pedro e o Lobo”, de Prokofiev. Os menores devem ser acompanhados pelos pais ou responsáveis.

Uma performance inusitada vai mobilizar 111 ciclistas no Minhocão: a ação musical “Uma Brisa”, de Maurício Kagel. A peça mistura ciclismo e arte contemporânea com muito bom humor. São buzinas, assobios, canto e outras peripécias vocais e quem faz os sons são os próprios participantes. Para a execução da obra é necessário participar de pelo menos um ensaio com o diretor de ópera Marcelo Gama. Ele mora na Europa há 25 anos e vem especialmente para o evento. Marcelo dirigiu “Uma Brisa”  no Festival Der Regionen, na Áustria, em 2009.

Também no Minhocão uma pequena cerimônia ecumênica pede proteção aos ciclistas e a todos os presentes. A “Benção do Ciclista” é dada pelo Reverendo Arthur Cavalcante, da Igreja Episcopal Brasileira.

A Oficina “Fotografando com Mário” acontece na Casa Mário de Andrade e começa antes da Ciclovia Musical, nos dias 2 e 9 de março.  São 40 vagas para quem quiser se inspirar no olhar do escritor que também era amante da fotografia.  Sob a curadoria de Marco Aurelio Olimpio, os participantes percorrem a Ciclovia Fotográfica “Caminhos de Mário” no dia 10. As imagens selecionadas serão divulgadas nas redes sociais do evento.

Inscrições e programação completa neste site.

Comentários Facebook
Comentários
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Para postar seu comentário faça seu login abaixo.

E-mail
Senha

 

Cadastre-se Aqui | Esqueceu a senha?

Edições On-lineCadastre-se Esqueceu a senha?
E-mail
Senha
Revista Bicicleta 2012 © Todos os Direitos Reservados