REVISTA BICICLETA - Duathlon cresce 300% nos últimos três anos e atrai adeptos do ciclismo e da corrida; São José receberá maior prova brasileira da modalidade
MPRO
Capacetes Giro

O Portal
da Bicicleta

SHIMANO
Revista Bicicleta - Edição 86

Leia

Revista
Bicicleta



Notícias

Duathlon cresce 300% nos últimos três anos e atrai adeptos do ciclismo e da corrida; São José receberá maior prova brasileira da modalidade

Mais de mil atletas são esperados para a segunda etapa do Duathlon do Vale e da Corrida Super 5k, que acontecem em novembro.

Por NTZ/Renato Belinelli
254 visualizações

Duathlon cresce 300% nos últimos três anos e atrai adeptos do ciclismo e da corrida; São José receberá maior prova brasileira da modalidade
Foto: © Divulgação/ HL Eventos

Resultado direto do fenômeno recente das corridas de rua no Brasil, o Duathlon, modalidade que une Corrida e Ciclismo, vem ganhando rapidamente seu espaço na preferência de atletas profissionais e amadores do país. No Estado de São Paulo, o número de participantes das provas cresceu 300% de 2015 para cá.

Agregando praticantes tanto da Corrida de Rua, quanto do Ciclismo, as provas proporcionam um ambiente desafiador para os apaixonados por ambos os esportes. De acordo com o presidente da Federação Paulista de Triathlon e organizador da modalidade nas Olimpíadas e Paralimpíadas do Rio de Janeiro, Rychard Hryniewycz, é justamente este desafio que motiva os novos participantes.

“Acaba sendo um caminho natural para os praticantes do Ciclismo e da Corrida de Rua. Os treinamentos acabam ficando mais dinâmicos, já que se tratam de exigências diferentes para o preparo físico. Isso agrada bastante quem é apaixonado por novos desafios”, diz.

Neste contexto, o presidente afirma que o Estado de São Paulo caminha para se transformar um polo mundial para a prática da modalidade. Com o crescimento dos praticantes, a região recebe frequentemente provas que estão entre as maiores do continente americano.

É o caso da segunda etapa do Duathlon do Vale, que acontece em São José dos Campos no dia 25 de novembro, a partir das 8h15. Organizada pela HL Eventos, a prova, de acordo com Hryniewycz, é a maior do Brasil na categoria Sprint, onde o praticante percorre 5km de corrida, mais 20km de bicicleta e, por último, mais 2,5km correndo.

“Pelo número de participantes, a prova é a maior do país e uma das maiores do continente. O Vale do Paraíba sempre foi uma força importante do Ciclismo nacional. Com esta segunda etapa do Duathlon do Vale, vai se consolidando também como uma referência no Duathlon”, diz.

Circuito Paulista

O Duathlon do Vale é uma das duas provas que completam o Circuito Paulista de Duathlon. O outro evento acontece em Barueri. Após a prova, os participantes receberão pontuações válidas para o Ranking Paulista da modalidade.

“Ainda há bastante espaço para que a gente aumente este circuito e coloque o Estado no mapa do Duathlon mundial. Já recebemos provas mundialmente famosas, como o Power Man, por exemplo. A ideia é expandir o circuito para outras cidades do interior e litoral”, comenta.

Super 5k

No mesmo dia do Duathlon do Vale, acontece também a prova Super 5k. Com início marcado para às 7h, o evento reúne corredores profissionais e amadores da região para disputa de uma prova de 5km. A largada acontece no Av. Major Miguel Naked, próximo ao estacionamento do Colinas Shopping.

Somadas, as duas provas, Corrida e Duathlon, contarão com mais de 1.200 competidores. As inscrições podem ser realizadas por meio do site www.hleventos.com. No site, o atleta conta com mais informações, como a retirada de kits, regulamento e percurso. Assessorias esportivas e equipes ganham 10% de desconto na compra.

Comentários Facebook
Comentários
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Para postar seu comentário faça seu login abaixo.

E-mail
Senha

 

Cadastre-se Aqui | Esqueceu a senha?

Edições On-lineCadastre-se Esqueceu a senha?
E-mail
Senha
Revista Bicicleta 2012 © Todos os Direitos Reservados