REVISTA BICICLETA - Conheça a ciclista revelação do mountain bike brasileiro
Baixe Gratuitamente a Edição Digital de Maio - Junho 2017 da Revista Bicicleta!
Pneus Kenda

O Portal
da Bicicleta

SHIMANO
Revista Bicicleta - Edição 73

Leia

Revista
Bicicleta



Notícias

Conheça a ciclista revelação do mountain bike brasileiro

Aos 17 anos, Bruna Elias é campeã da 1ª etapa da Copa Internacional de Mountain Bike 2017 em Araxá, Minas Gerais. Enquanto os atletas mais experientes utilizam prova de XCO como base da evolução no enduro e triathlon

Por Specialized Racing BR
364 visualizações

Conheça a ciclista revelação do mountain bike brasileiro
Foto: Divulgação

Bruna Elias é da geração de ouro do MTB brasileiro! A ciclista consagrou-se campeã junior feminino na 1ª etapa da Copa Internacional de Mountain Bike, disputada em Araxá (MG) na sua estréia na categoria na competição mais importante da América do Sul, já que o evento faz parte agora do calendário internacional do UCI Junior Series. Aos 17 anos, essa ciclista natural de São Lourenço do Sul (RS) mostra que tem muito talento para tornar-se uma das maiores atletas do país, ao acumular sua segunda vitória consecutiva na temporada 2017, já que abriu o ano vencendo a Taça Brasil de XCO no Paraná, no mês de fevereiro.

“Araxá com certeza é um lugar especial, a torcida me contagiou demais, fiquei muito feliz por ouvir tanta gente me gritando e dando força. Consegui passar nos trechos mais difíceis do circuito com tranquilidade e segurança. Não poderia deixar de agradecer a Deus e as minhas famílias Specialized Racing BR e a Saalfeld Elias, que fizeram de tudo para que eu me sentisse bem e pudesse aproveitar a prova, um agradecimento especial ao meu treinador Henrique Furtado que vem fazendo um trabalho muito legal. A próxima prova será a mais desafiadora do ano por causa da altitude da Colômbia, no Campeonato Pan-americano de MTB XCO 2017!” conta Bruna que é a mais nova da equipe, no entanto, com conquistas notáveis como de Bicampeã Brasileira de XCO Juvenil, Campeã da Copa Internacional de MTB e Vice-Campeã Pan-americana de 2016, a bordo das suas Specialized Era Expert Carbon e Specialized Epic HT Feminina.

Outra menina de ouro do time Specialized Racing BR é Larissa Brasa, natural de Botucatu (SP), que compete na categoria sub-23. Apesar de não atingir o resultado que ela esperava, a ciclista mostrou um grande espírito esportivo: “Foram três dias de provas, de esforço muito intenso. Na sexta-feira (03/03) foi o Contrarrelógio no percurso completo de 5,5km, no sábado (04/03), o Short Track, com 6 voltas em um percurso reduzido de 1,5km, em que terminei nos dois dias na 5ª colocação. Já no domingo (05/03) foi o dia do XCO, foram 4 voltas no percurso e terminei a prova na 6ª colocação ficando em 6º lugar na geral da Sub 23 Feminina e em 21º lugar na Super Elite Feminina. Apesar de não ser o resultado que eu esperava, valeu muito a experiência,” acrescenta Larrisa.

Os jovens talentos Lucas Sírio (junior) e Erick Bruske (sub-23) demonstraram boa evolução rumo ao Campeonato Pan-americano de MTB, que acontecerá no final do mês de março.

“Tive uma prova redonda, começando com um Top 15 no contrarrelógio e terminando com um Top 20 na etapa de XCO e também no Geral da Super Elite. Muito empolgado com este resultado e ainda mais determinado para buscar mais um bom resultado no Pan-americano de XCO na Colômbia,” conta Erick Bruske, de Indaial (SC) que finalizou em top 4 na categoria sub-23, que compete junto com a elite. Já Lucas Sírio finalizou a prova na sétima colocação.

Base da evolução

Quem acompanhou a competição lá em Araxá (MG) ou via transmissão ao vivo pela internet não deve ter compreendido muito bem ao assistir o bicampeão nacional de Enduro, André Bretas na linha de largada da categoria elite, assim como os triatletas campeões do XTerra Isabella Ribeiro e Diogo Malagon. Essa convergência de estilos faz parte da estratégia de treinamento desenvolvido pelo técnico da equipe Henrique Furtado, demonstrando que a essência do ciclista é pedalar, por isso a importância do cruzamento de modalidades como base da evolução.

“Foi um fim de semana incrível, muito aprendizado pra mim que alinhei pela primeira vez para largar em uma prova de XCO, apesar de não ter um treinamento focado para esse perfil de prova, foi muito construtivo ter a oportunidade de competir na CIMTB. A participação foi grandiosa para minha preparação física, ainda mais utilizando a melhor bike para a modalidade, uma S-Works Epic FSR e, principalmente, pela troca de experiências com meus companheiros de time especialistas na modalidade. Tenho muita admiração por eles que conseguem imprimir um ritmo tão forte em um percurso tão exigente,” comenta André Bretas, único brasileiro que compete nas etapas do mundial de enduro EWS, em preparação para as primeiras etapas de 2017 que acontecem na Oceania (Nova Zelândia e Tasmânia). “Meu foco é o aprendizado para minha evolução, pretendo repetir essa experiência mais vezes,” completa Bretas, único atleta a usar bermuda de enduro na categoria elite.

Os triatletas Diogo Malagon e Isabella Ribeiro também sentiram o gosto acelerar no mountain bike cross country. “Foi sensacional, larguei atrás das concorrentes e fui buscando colocações durante a prova. Muita experiência adquirida em competir no XCO,” afirma a mineira Isabella Ribeiro, natural de Belo Horizonte, que terminou em top 8 na elite feminina e que tem como grande objetivo do ano conquistar o título do XTerra Brazil em Ilhabela (SP) no mês de maio, rumo ao Mundial no Havaí.

“Foi uma experiência muito enriquecedora e com certeza trará muitos ganhos para as provas de Triatlhon Cross," conta Diogo Malagon. "Com o apoio total da equipe em cada detalhe da preparação física e de todo o equipamento, pude ficar concentrado 100% na prova. O alto nível técnico da pista, que misturava trechos de pedras, drops, raízes, curvas rápidas e descidas desafiadoras, minha S-Works Epic FSR deu muita confiança e total controle, me deixando seguro e extremamente confortável mesmo nos trechos mais difíceis. Estou muito satisfeito com o resultado, e feliz por participar de uma competição super importante do Mountain Bike Brasileiro, e ter a chance de correr ao lado de atletas de expressão mundial," completa o triatleta.

Mais informações: http://racingbr.specialized.com.br/

Curtiu esse post?

Quer receber mais conteúdo sobre bicicleta e ciclismo em sua casa? Então clique aqui conheça nossas ofertas de assinatura.

Comentários Facebook
Comentários
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Para postar seu comentário faça seu login abaixo.

E-mail
Senha

 

Cadastre-se Aqui | Esqueceu a senha?

Edições On-lineCadastre-se Esqueceu a senha?
E-mail
Senha
Vídeos

 

 

Para fechar o banner, clique aqui ou tecle Esc.

Revista Bicicleta 2012 © Todos os Direitos Reservados