REVISTA BICICLETA - Cinco coisas que você nunca deve fazer antes de pedalar
MPRO
Lube Cera Premium

O Portal
da Bicicleta

SHIMANO
Revista Bicicleta - Edição 83

Leia

Revista
Bicicleta



Notícias

Cinco coisas que você nunca deve fazer antes de pedalar

Quer tirar o máximo de desempenho da sua pedalada? Evite alguns erros comuns

Por Kelsey Molseed
46.450 visualizações

Cinco coisas que você nunca deve fazer antes de pedalar
Foto: Divulgação

Se você quer se manter junto do grupo de pedal na próxima pedalada longa, você tem que estar preparado. Mas preparação vai além do que você deve fazer – inclui também o que você não deve fazer. Abaixo estão cinco coisas que se você faz, deve parar imediatamente.

Ingerir alimentos com alto teor de gordura e fibras

Seu abastecimento antes do pedal deve ser feito com fontes de energia que sejam digeridas rapidamente. Fibras e gorduras não se encaixam nesse grupo. “Alimentos com muitas fibras, como saladas e alguns vegetais precisam de um bom tempo para serem digeridos, e portanto, ficam um bom tempo no estômago,” diz Barbara Lewin, proprietária do sports-nutritionist.com. A mesma regra vale para alimentos gordurosos. Além de poderem fazer você se sentir mal, alimentos que ficam muito tempo no estômago não dirigem rápido o suficiente para ajudar em qualquer coisa. “Isto significa que a comida não é eficiente em quebrar as moléculas para prover energia aos músculos.” Em vez disso, diz Lewis, opte por carboidratos e proteínas magras.

Tomar muita água

Água é obviamente, indispensável, mas a regra de que tudo tem moderação se aplica a ela. Se você ficou um tempo sem tomar água, beber dois litros de uma vez só para compensar não é uma boa ideia. Seu estômago e seu fígado só podem processar uma determinada quantidade de água por vez. Se você beber demais, ela vai continuar sua jornada no corpo até lhe obrigar a parar para ir no banheiro, cedo e várias vezes. Beber demais pode te causar uma overdose chamada hiponatremia. Embora muito rara, ela pode te trazer enjoo, dor de cabeça e fadiga, cancelando sua pedalada. O ideal é beber lentamente meio litro de água de 1 a 2 horas antes de sua pedalada, dando tempo suficiente para ir ao banheiro antes de você sair. Durante a pedalada, dê uns goles a cada 15 ou 20 minutos.

Sair sem conferir sua bike

Metade do passeio não é tempo nem lugar para descobrir que seus freios estão soltos. Jack Sheehafer, Gerente do Programa de Mulheres para o ciclismo norte-americano alerta para você dar uma breve verificada antes de sair. “Pneu cortado, freios falhando e outros problemas podem te deixar no meio do caminho, fazendo manutenção enquanto você deveria estar pedalando.” Se você vai fazer uma viagem longa de bicicleta, é recomendado verificar a bike com antecedência e constantemente, pois caso haja algum problema haverá tempo de leva-la a um mecânico. E antes de qualquer volta, dê uma olhada nos itens principais. Verifique os pneus, freios e transmissão.

Alongamento

O alongamento em si não é ruim, mas tocar os dedos dos seus pés por dois minutos antes que seus músculos estejam aquecidos não é bom. Há muito debate sobre o assunto, mas os estudos mais recentes indicam que fazer alongamento antes de se exercitar pode diminuir seu desempenho. Comece sua pedalada com 10 minutos de pedal leve para aquecer os músculos. O alongamento tem seu objetivo, mas para aplica-lo você deve esperar até o fim da pedalada. Depois do exercício, o alongamento ajuda a relaxar os músculos e tendões.

Sair sem dizer a ninguém para onde você vai

O que nós imaginamos quando se trata de um tombo de bicicleta geralmente é bem diferente da realidade. Por isso, é bom estar preparado. “Deixe alguém saber onde você está indo e leve informações pessoais consigo”, diz Sheehafer. Você também deve informar quanto tempo vai ficar fora, e é claro, levar um telefone celular. Mesmo que não o use para uma ligação de emergência, ainda dá para colocar umas fotos legais no Instagram. 

 

Comentários Facebook
Comentários
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Para postar seu comentário faça seu login abaixo.

E-mail
Senha

 

Cadastre-se Aqui | Esqueceu a senha?

Edições On-lineCadastre-se Esqueceu a senha?
E-mail
Senha
Revista Bicicleta 2012 © Todos os Direitos Reservados