REVISTA BICICLETA - Ciclovia e Ciclofaixa
THE POWER OF THE PRO
Pneus Kenda

O Portal
da Bicicleta

Bicicleta Sense a partir de R$ 2.765,00!
Revista Bicicleta - Edição 68

Assine

Revista Física
Revista Virtual



Notícias

Ciclovia e Ciclofaixa

12.409 visualizações

Ciclovia e Ciclofaixa
Foto: Divulgação

Um post para explicar a diferença, afinal ainda gera uma pequena confusão entre a população, mesmo entre alguns ciclistas.

Ciclovia:

Via aberta ao uso público, destinada ao trânsito exclusivo de bicicletas, separada da via pública de tráfego motorizado por meio-fio ou obstáculo. Também é separada de área destinada à circulação de pedestres, por dispositivo semelhante ou através de desnível.

 

 

 

Ciclofaixa:

Via aberta ao uso público, caracterizada como faixa destinada ao trânsito exclusivo de bicicletas, demarcada na pista de rolamento ou calçadas por sinalização especial.

 

 

 

 

Via de tráfego compartilhado:

Via aberta ao uso público, caracterizada como pista compartilhada com o trânsito de veículos motorizados, bicicletas e pedestres. Será via preferencial ao pedestre quando demarcada na calçada e preferencial à bicicleta quando demarcada na pista de rolamento.

Esta definições estão no Manual do Ciclista editado pelo IPUF/PMF

Temos ainda a Ciclofaixa de Lazer:

É uma ciclofaixa temporária normalmente ativada aos domingos e feriados, com sinalização específica indicando seu uso.  Pela sua característica é voltada principalmente para o uso da bicicleta como lazer.  Aqui em Florianópolis temos a Ciclofaixa de domingo no continente, passando pela orla,  interligando Itaguaçu ao Estreito.

Quando muitos dizem que as ciclovias e ciclofaixas não estão interligadas, é porque provavelmente não conheçam as Ciclorotas, estas nada mais são do que o conjunto de infraestrutura cicloviária existente mais ruas e avenidas, formando assim o caminho a ser percorrido ligando um ponto da cidade a outro, garantindo assim a mobilidadde por bicicletas, pois não é possível implantar ciclovias em todas as vias de uma cidade.
Foras das ciclovias, precisamos de respeito e baixas velocidades dos motorizados, garantindo assim o fluxo dos veículos com segurança. Um sério problema que temos aqui em Floripa, é desrespeito por uma parcela de motoristas que insistem em estacionar sobre as ciclofaixas e,  para que o trânsito “funcione” é necessário cumprir as ” regras” por todos que integram o mesmo, pedestres, ciclistas e motoristas (carros e motos).

A bicicleta é um veículo Art. 96 do Código de Trânsito Brasileiro.

Cicloabraços e boas pedaladas….

Curtiu esse post?

Quer receber mais conteúdo sobre bicicleta e ciclismo em sua casa? Então clique aqui conheça nossas ofertas de assinatura.

Comentários Facebook
Comentários
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Para postar seu comentário faça seu login abaixo.

E-mail
Senha

 

Cadastre-se Aqui | Esqueceu a senha?

Edições On-lineCadastre-se Esqueceu a senha?
E-mail
Senha
Vídeos

 

 

Para fechar o banner, clique aqui ou tecle Esc.

Revista Bicicleta 2012 © Todos os Direitos Reservados