REVISTA BICICLETA - Catadores de Alagoas ganham bike de carga
MPRO
Sapatilha Berm

O Portal
da Bicicleta

SHIMANO
Revista Bicicleta - Edição 87

Leia

Revista
Bicicleta



Notícias

Catadores de Alagoas ganham bike de carga

Projeto com catadores de entulho em Maceió traz dignidade aos trabalhadores, investe na reciclagem e põe fim à exploração dos animais nesse tipo de serviço pesado

Por Mobilize
1.321 visualizações

Catadores de Alagoas ganham bike de carga
Foto: Divulgação

E se, em vez de usar os cavalos e outros animais para a carga, os trabalhadores pudessem utilizar bikes? Em Alagoas, o governo teve a ideia de retirar os animais desse serviço e, no lugar, utilizar a bicicleta para o recolhimento de reciclados nas ruas.

Os catadores de entulho passaram então a receber as 30 bicicletas de carga, chamadas Ciclolix, que os ajudarão no serviço diário por toda a capital.

A ação faz parte do Projeto Relix, que incentiva a conscientização sobre a correta destinação do lixo e a reciclagem. No lançamento do projeto, um evento na orla da Pajuçara, em Maceió, contou também com atividades culturais, como exposição fotográfica e peça de teatro.

Bicicletas

“Essa bicicleta é muito maravilhosa. Sou catadora há 3 anos e ela vai ajudar bastante no trabalho, vai agilizar. Aí, além de catar os entulhos, aproveito para malhar as pernas pedalando”, brincou a trabalhadora Maria Goreti da Silva Batista, em entrevista ao portal G1.

As bikes de carga também trazem dignidade para os catadores. “As catadoras ficam emocionadas, agradecem pelo que fizemos. Isso me deixa feliz, mas triste também, pois percebo que estamos muito atrasados com relação à sustentabilidade. Há muita coisa que ainda podemos e devemos fazer para cuidar de nosso planeta,” comentou a ativista Lina, uma das pessoas que coordenou o projeto Relix. A ação é patrocinada pelo Sesi Alagoas, com apoio institucional da Secretaria de Estado Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado de Alagoas.

"Agentes ambientais"

Catadores de material reciclável que usam bicicletas para transportar suas cargas já são comuns em várias cidades brasileiras. Em novembro, o blog Brasília para Pessoas divulgou a ação dos"agentes ambientais" que fazem a coleta dos recicláveis em Belém (PA) utilizando suas próprias bikes. Em Brasília, um deles adaptou uma  bicicleta cargueira com um reboque e desta forma consegue transportar até 80 kg de recicláveis, escreveu o  blogueiro Uirá Lourenço.

 

Comentários Facebook
Comentários
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Para postar seu comentário faça seu login abaixo.

E-mail
Senha

 

Cadastre-se Aqui | Esqueceu a senha?

Edições On-lineCadastre-se Esqueceu a senha?
E-mail
Senha
Revista Bicicleta 2012 © Todos os Direitos Reservados