REVISTA BICICLETA - Audax Missões 200km e Desafio 100KM
Baixe Gratuitamente a Edição Digital de Maio - Junho 2017 da Revista Bicicleta!
Pneus Kenda

O Portal
da Bicicleta

SHIMANO
Revista Bicicleta - Edição 78

Leia

Revista
Bicicleta



Notícias

Audax Missões 200km e Desafio 100KM

Por Revista Bicicleta
2.153 visualizações

Audax Missões 200km e Desafio 100KM
Foto: Divulgação

Neste final de semana do dia 5 de novembro aconteceu o Audax Missões de 200Km e o Desafio de 100km, a largada foi na sede campestre do Clube 28 de Maio e a chegada na Praça da Catedral Angelopolitana. As provas consistem em um evento ciclístico não competitivo e de longa distância, conhecido internacionalmente pelo nome de Randonneur, sendo que essa modalidade é regida mundialmente pelo Audax Club Parisien (ACP).

 O professor Adair Tomazi, por ter realizado a prova de 1000km, tem a autorização da ACP para organizar provas dessa modalidade, e juntamente com a Associação Ciclo Missões (ACM) promoveu a 2ª edição desse evento aqui na região.

 Na noite anterior os ciclistas participaram do congresso técnico, realizado no Clube 28,  onde foi feita uma explanação do trajeto a ser percorrido, os pontos de apoio (PA) e os pontos de controle (PC), além dos cuidados que todos deveriam ter ao circular pela rodovia. Também a respeito da necessidade de todos estarem usando os equipamentos obrigatórios de segurança: capacete, colete refletivo, luz dianteira branca e sinaleira traseira vermelha. Houve também a entrega de kits contendo: mapa do trajeto, passaporte de controle, vales para café da manhã (sanduíche e café), almoço, sorvete e salada de fruta. Além do kit foram distribuídos água, gelo, malto, banana e maçã nos pontos de apoio e controle.

 Foram 141 participantes na categoria Audax 200km e 38 ciclistas no Desafio 100km, sendo que  131 brevetaram, ou seja, completaram a prova no tempo máximo permitido e terão seu nome homologado junto ao ACP.

 O percurso do Audax 200km foi de ida e volta passando pelos municípios: Santo Ângelo, Sete de Setembro, Guarani das Missões, Cerro Largo, Salvador das Missões, São Paulo das Missões, São Pedro do Butiá, e Roque Gonzales, sendo que o trajeto do Desafio 100km foi até a Linha Harmonia, entre Cerro Largo e Guarani das Missões, e retornou a Santo Ângelo.

 A chegada na praça foi emocionante. Familiares, amigos e a sociedade em geral puderam assistir e vibrar com cada atleta, que passava pelo “túnel” (Arcos dos 30 Povos das Missões) e pela passarela do chafariz até chegar no pórtico instalado para receber e registrar os atletas que completaram o trajeto dentro do tempo estabelecido de 13h30min, para os participantes do Audax 200km. Já para o Desafio de 100km, o tempo máximo para concluir era de 7 horas.

 Ao avistar o atleta, o locutor Adriano Ribeiro chamava cada um pelo seu nome e a praça lotada de pessoas vibrava. Foi possível prestigiar muitas histórias incríveis, equipes de diversas cidades, tais como Santo Ângelo, Santa Rosa, Ijuí, Panambi, Três Passos, São Borja, entre outras, vieram participar do evento. Relatos de atletas que tiveram dificuldades ao longo do percurso, tais como câmaras/pneus furados, tombos e mesmo assim não desistiram, só nos mostram o quanto a paixão pelo ciclismo nos fortalece.

 Dentre as superações que mais marcaram a edição deste ano foram as chegadas do Lucas Fernandes, paraciclista de São Borja, com sua bike adaptada, emocionou a todos, pela sua força e perseverança. E a chegada do Sr. José Alberto Sehn, ciclista de Santo Ângelo, com 68 anos, que foi o último a chegar, faltando apenas 8 minutos para o fim da prova.

 No Desafio 100km, a ciclista Guilhermina van Riel, de 62 anos, também impressionou pela sua disposição e bom humor.

 Para a concretização do evento, a Associação Ciclo Missões contou com a força dos apoiadores: Polícia Rodoviária Federal, Prefeitura Municipal de Santo Ângelo, Prefeitura Municipal de Cerro Largo, Secretaria do Turismo, Esporte, Lazer e Juventude de Santo Ângelo, Centro Germânico em São Pedro do Butiá, Fruteira Popular, Farmácia São Lucas, Corsan, Clube 28 de Maio, Pilati Turismo, Espaço de Beleza Look, Casa dos Consertos de Santa Rosa, QPM, Cátia Martins Fotografias, RM Imagens, Sorveteria Mogens de Ijuí.

Curtiu esse post?

Quer receber mais conteúdo sobre bicicleta e ciclismo em sua casa? Então clique aqui conheça nossas ofertas de assinatura.

Comentários Facebook
Comentários
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Para postar seu comentário faça seu login abaixo.

E-mail
Senha

 

Cadastre-se Aqui | Esqueceu a senha?

Edições On-lineCadastre-se Esqueceu a senha?
E-mail
Senha
Revista Bicicleta 2012 © Todos os Direitos Reservados