REVISTA BICICLETA - 12 motivos para ir de bicicleta para o trabalho
Baixe Gratuitamente a Edição Digital de Março / Abril 2017 da Revista Bicicleta!
Pneus Kenda

O Portal
da Bicicleta

SHIMANO
Revista Bicicleta - Edição 73

Leia

Revista
Bicicleta



Notícias

12 motivos para ir de bicicleta para o trabalho

3.051 visualizações

12 motivos para ir de bicicleta para o trabalho
www.lorenci.com.br
Foto: Divulgação

Cansado de pegar todo dia o mesmo caminho chato para o trabalho? De passar 2 horas para andar 10 km no trajeto casa - trabalho e trabalho - casa? E de ficar dentro de uma gaiola de metal todo dia, respirando aquele mesmo ar poluído dentro do carro? Temos aqui 12 motivos para você colocar um pouco mais de bike na sua vida, e deixar o carro na garagem as vezes.

1 - Economia de tempo

Se você se deslocar de bike de casa para o trabalho e vice-versa, você irá chegar ao seu destino em um determinado tempo seja com trânsito ou não, com chuva ou com sol, em qualquer horário. De carro, o tempo gasto depende de vários fatores que as vezes acabam por tornar a perda absurda nos piores dias. Os desafios Intermodais realizados em várias cidades do país comprovam que a bicicleta é bem mais rápida que o carro nas grandes cidades nos horários de pico.

2 - Economia de dinheiro

Combustível, estacionamento, flanelinha, seguro, IPVA, troca de óleo, balanceamento, mecânico, funilaria, retoque na pintura… Tudo isso fica para trás. E as peças e eventuais reparos de uma bicicleta têm custo baixo se comparados com os de um automóvel. Bikes do tipo para uso urbano tendem à não ser muito caras, quando comparado com o valor de um carro 0 km popular.

3 - Menos stress no trajeto

Um sinal que abre e fecha três vezes, vinte metros à sua frente, permitindo a passagem de menos de meia dúzia de carros, não há quem aguente…

4 – Trajetos diferentes

Você pode fazer um trajeto diferente todo dia. “Hoje quero passar na beira do mar”, “Hoje estou afim de uma subida”, “hoje não quero subidas”, Hoje vou passar por aquele parque bonito”... Cada dia, um estado de espírito diferente.

5 - Mudança no humor

Além da diminuição do stress relacionado ao trânsito, as endorfinas liberadas pelo exercício contribuem para um relaxamento muscular e mental que faz os praticantes de atividade física regular verem a vida com outros olhos. O humor melhora tanto no trabalho como em casa, sem falar que um relacionamento melhor com os colegas proporciona um ambiente de trabalho mais agradável para todos.

6 - Produtividade no trabalho

A produtividade no trabalho aumenta, em decorrência do melhor humor e da diminuição do stress. A cabeça tranquila permite um melhor julgamento em situações críticas.

7 - Pedais em grupo

Você pode pedalar ao lado dos seus amigos, colegas de trabalho e até mesmo acompanhar quem você ama, fazendo assim com que compartilhem a ida ao trabalho e passem mais tempo se divertindo juntos e praticando saúde.

8 - Não coloca vidas em risco

Dificilmente você conseguirá matar uma pessoa (por acidente) pedalando uma bicicleta. Já de carro, se você tirar uma “fina educacional” de um ciclista, ele se assustar e cair, o mínimo que vai acontecer é o ciclista se machucar. Os últimos anos vem sendo especialmente violentos para os ciclistas, uma vez que o desrespeito parece aumentar ao invés de diminuir. No ano de 2015, os veículos automotores causam 45 mil mortes e mais de 600.000 feridos gravemente. São números comparáveis aos das guerras. Para se ter uma ideia, no ataque às torres gêmeas de 11 de setembro de 2001 morreram cerca de 3 mil pessoas – um décimo do que o trânsito mata por ano aqui no nosso quintal sem a imprensa se dar conta e sem ninguém se comover além das famílias das vítimas.

9 - Não polui o ar que nossas crianças respiram

A falta de emissão de emissão de poluentes na atmosfera é uma adição extremamente feliz nessa lista. Em São Paulo, a poluição mata indiretamente vinte pessoas por dia, agravando e acelerando problemas como infarto, acidente vascular cerebral, pneumonia, asma e câncer de pulmão. E 90% das emissões de poluentes em São Paulo é causada pelos veículos automotores. Cálculos rápidos: 90% de 20 mortes diárias significa que o uso de veículos motorizados causa 18 mortes por dia nessa cidade. E 85% da frota (março/2012) é composta de motos e carros. São mais de 15 óbitos por dia decorrentes da escolha que as pessoas fazem na hora de se locomover. Não quero ser conivente com essas mortes. Sem contar que a qualidade do ar que se respira DENTRO dos veículos, é pior que a de FORA.

10 - Saúde e vida mais longa

A atividade física regular previne doenças cardíacas e AVCs, hipertensão, ajuda a controlar o diabetes, aumenta a resistência aeróbica, reduz a obesidade, ativa a musculatura de todo o corpo, diminui a ocorrência de doenças crônicas, faz bem para a saúde do idoso e aumenta o tempo de vida. Adotar a bicicleta em seus deslocamentos é uma maneira simples (e barata) de encaixar essa atividade física no seu dia a dia.

11 - Os resultados físicos são visíveis

Musculatura mais desenvolvida, ganhos em resistência e força, melhoras nos sistemas cardíacos e respiratórios, perda de peso, queima de calorias e muitas outras coisas. Se você não tem paciência para treinar dentro de uma academia, pedalar é a solução para você!

12 - Sensação de liberdade

A utilização da bicicleta como meio de transporte não é um compromisso a mais para encaixar na agenda: passa a fazer parte da sua rotina, ocupando um tempo que antes era improdutivo e estressante. Não há nada que pague passar tranquilamente de bicicleta por aquela fila de carros parados no congestionamento, não se sentir imobilizado no trânsito, ter 360º de visão, poder olhar o chão e o céu, notar casas, pessoas, cheiros, sons, árvores e pássaros, sentir o sol na pele, o vento no rosto…

Precisa mais?

Curtiu esse post?

Quer receber mais conteúdo sobre bicicleta e ciclismo em sua casa? Então clique aqui conheça nossas ofertas de assinatura.

Comentários Facebook
Comentários
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Para postar seu comentário faça seu login abaixo.

E-mail
Senha

 

Cadastre-se Aqui | Esqueceu a senha?

Edições On-lineCadastre-se Esqueceu a senha?
E-mail
Senha
Vídeos

 

 

Para fechar o banner, clique aqui ou tecle Esc.

Revista Bicicleta 2012 © Todos os Direitos Reservados