REVISTA BICICLETA - VIA Claudia Augusta
THE POWER OF THE PRO
Pneus Kenda

O Portal
da Bicicleta

Bicicleta Sense a partir de R$ 2.765,00!
Revista Bicicleta - Edição 67

Assine

Revista Física
Revista Virtual



+bicicleta - Roteiros - Europa

VIA Claudia Augusta

Revista Bicicleta por Sampabikers
38.684 visualizações
11/10/2011
VIA Claudia Augusta
Foto: Sampabikers

Em 2008, eu (Paulo de Tarso) e Renata Falzoni estivemos na Alemanha, percorrendo a Rota dos Castelos e a Rota Romântica. Durante o trajeto final da Rota Romântica, umas plaquetas com uma logo bem legal da Via Claudia me chamaram a atenção. Vi um mapa de divulgação do caminho, e quando finalizamos a viagem pela Alemanha, já havíamos combinado que percorreríamos, no ano seguinte, a Via Claudia.

Conforme programado, fizemos o caminho em 2009, e nos tornamos os primeiros brasileiros a percorrerem, de bicicleta, a Via Claudia Augusta. A partir de 2010, escolhi o trecho que achei mais bonito, e comecei a organizar, para grupos de ciclistas, o trecho entre Füssen, na Alemanha, e Merano, na Itália, atravessando os Alpes, cortando a Áustria, e passando também pela Suíça.

A Via Claudia Augusta foi uma importante estrada romana, construída no século 15 a.C., com o objetivo de ligar Roma às províncias do norte da Europa, atravessando os Alpes. O Caminho teve duas vertentes: uma rumo a Verona, e outra rumo a Veneza, de onde vinham as mercadorias do oriente.

Hoje, com o objetivo de resgatar parte da história, os representantes do turismo da Alemanha, Áustria e Itália se uniram na reativação do caminho, para visitação de ciclistas, caminhantes ou cavaleiros.O caminho de 770 km liga a cidade de Donauwört, na Alemanha, até Veneza ou Ostiglia, logo após Verona.

A história do caminho inicia no ano 15 a.C, quando Drusus e Tiberius abriram o caminho pelos Alpes. No ano 46 d.C., Claudius melhorou o caminho, que passou a se chamar Via Claudia Augusta. Assim, ligou Roma com as províncias romanas do norte. Só para se ter uma ideia, o caminho tinha um movimento de 300 carroças por dia.

Agora, em tempos modernos, o caminho passou a ser explorado turisticamente. Os alemães já percorrem o trajeto, de bicicleta, há pelo menos 7 anos, os italianos, há 4 anos, e os austríacos, há 2 anos. Formou-se, então, um consórcio entre os três países para explorar turisticamente, com sinalizações, informações históricas, museus, conservação e segurança do caminho, além da bela paisagem.

O Sampa Bikers estará organizando, em 2011, o trecho mais belo da Via Claudia, entre Füssen, na Alemanha, até Merano, na Itália. A viagem acontece de 18 a 24 de setembro. As inscrições já estão abertas. Mais informações no site: www.sampabikers.com.br

Mais Informações

 O Sampa Bikers promove viagens de bicicleta pelo Deserto do Atacama há 10 anos, com duas saídas em setembro. Esse ano as viagens acontece de 10 a 15 e 15 a 19, esta com direito a um inesquecível trekking no vulcão Lascar.

Curtiu esse post?

Quer receber mais conteúdo sobre bicicleta e ciclismo em sua casa? Então clique aqui conheça nossas ofertas de assinatura.

Comentários Facebook
Comentários
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Para postar seu comentário faça seu login abaixo.

E-mail
Senha

 

Cadastre-se Aqui | Esqueceu a senha?

Edições On-lineCadastre-se Esqueceu a senha?
E-mail
Senha
Vídeos

 

 

Para fechar o banner, clique aqui ou tecle Esc.

Revista Bicicleta 2012 © Todos os Direitos Reservados