REVISTA BICICLETA - Trilha do Bom Sucesso, em Lucena, PB
Baixe Gratuitamente a Edição Digital de Maio - Junho 2017 da Revista Bicicleta!
Pneus Kenda

O Portal
da Bicicleta

SHIMANO
Revista Bicicleta - Edição 78

Leia

Revista
Bicicleta



+bicicleta - Cicloturismo

Trilha do Bom Sucesso, em Lucena, PB

Situada a cerca de 20 km da capital paraibana, encontramos a cidade de Lucena, mais do que um refúgio para veraneios, um lugar com belas trilhas, paisagens de tirar o fôlego e um berço da história do nosso país.

Revista Bicicleta por Henrique Menezes Wanderley
3.383 visualizações
17/11/2016
Trilha do Bom Sucesso, em Lucena, PB
Foto: Alexandre Frazão

Foi neste paraíso paraibano que “Os Aventureiros do Pedal”, grupo de ciclismo de aventura da cidade de João Pessoa, escolheu para inaugurar a nova camisa 2016.

A emoção e as belas paisagens já se iniciam na hora da travessia da balsa que liga a cidade de Cabedelo - PB a Lucena-PB. Sob as águas do rio Paraíba, os aventureiros colorem a balsa e esbanjam uma alegria que contagiam outros passageiros.

Ao atracarmos em Lucena, já entramos em formação e saímos pedalando, como se seguíssemos num desfile, todos alinhados em fila dupla, e alguns batedores (ciclistas) ao lado provendo uma maior segurança enquanto seguem pelo asfalto.  Tendo como cenário principal os vastos e gigantescos coqueirais, que não conseguem esconder um pouco das trilhas que esperam estes aventureiros. Nota-se bem ao longe uma formação montanhosa e uma construção antiga.

Seguindo com a aventura, enfrentamos um desafio que exigiu um grande esforço e muita garra, “uma enorme ladeira” que antecede um dos monumentos históricos mais belos da cidade, detentor de uma vista magnífica.

Já no topo, nos deparamos com a famosa Igreja de Nossa Sra da Guia, construída no século XVI no estilo barroco, no topo de um platô com vista privilegiada para foz do Rio Paraíba.

Após a intensa sessão de fotos (afinal era um pedal de festa de inauguração de nossas novas camisas 2016, produzidas e testadas por Mauro Ribeiro) seguimos através da trilha “Magia do Verde” localizada numa reserva de Mata Atlântica sobre uma formação montanhosa com vista para o mar que fica ao lado da igreja.

Nosso destino agora era outro patrimônio histórico da humanidade, e fomos seguindo por estradões empoeirados cercados por plantações de mangabas e coqueirais, cortando vilarejos locais onde as cores de nossa camisa e nossas bikes faziam a alegria das crianças que acenavam, sorriam e gritavam.  Como bons aventureiros atravessamos densos canaviais até chegarmos ao nosso destino “As Ruínas da Igreja do Bom Sucesso”. Sua construção, de iniciativa do Senhor Bernardo Pereira, data de 1789, conforme indica inscrição existente no alto da porta principal, sendo os padres da Ordem Carmelita seus construtores. Destaca-se pelo seu estilo barroco tardio ou tropical edificado em alvenaria de pedra calcária e de arenito, como a Igreja da Guia, situada também em Lucena e obra atribuída à Ordem dos Carmelitas. Apresenta características típicas do segundo momento da arquitetura religiosa rural do Brasil no Século XVIII.

Assim foi mais uma aventura dos Aventureiros do Pedal, em uma das trilhas mais belas de nosso estado.  No retorno fomos agraciados por uma leve chuva que deixou o caminho de volta ainda mais emocionante e do jeito que gostamos, pois ser Aventureiros está em nosso DNA...

Curtiu esse post?

Quer receber mais conteúdo sobre bicicleta e ciclismo em sua casa? Então clique aqui conheça nossas ofertas de assinatura.

Comentários Facebook
Comentários
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Para postar seu comentário faça seu login abaixo.

E-mail
Senha

 

Cadastre-se Aqui | Esqueceu a senha?

Edições On-lineCadastre-se Esqueceu a senha?
E-mail
Senha
Revista Bicicleta 2012 © Todos os Direitos Reservados