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Treine sua mente

Revista Bicicleta por Marcelo Bellinaso
1.596 visualizações
07/06/2017
Treine sua mente
Foto: Ramon Espelt Gorgozo / 123RF

Enfim, chegamos ao começo de temporada. Época dos famosos treinamentos de base. Nesse momento, a maioria dos ciclistas está a pedalar moderadamente, com distâncias longas, trabalhos específicos de força, cadência e técnicas de pilotagem. Passadas as festas de fim de ano, o atleta volta a entrar na dieta e ter os cuidados com a alimentação. Além disso, muitos rumam à academia para treinamento de força muscular. Outros começam a fazer um trabalho funcional, e até mesmo corridas a pé, ou algum outro tipo de treinamento que lhe convenha. Claro que tudo isso vai conforme o treinamento, a disposição e os objetivos de cada atleta, seja ele amador ou não.

Vários ciclistas buscam treinadores e se dispõem a seguir as famosas planilhas de treinamento. Sempre digo que ciclismo é circunstancial e variável, portanto, é preciso adaptar o seu treinamento aos seus objetivos. Porém, a maioria dos ciclistas que se dispõem a seguir um treinamento específico, deixa de lado um treinamento fundamental e que é capaz de decidir provas. Eu falo do treinamento mental.

Desde que ingressei no ciclismo de estrada, comecei a perceber a enorme influência que o psicológico faz sobre o atleta. Ciclismo é duro, e aguentar longas distâncias, nas tantas horas que ficamos em cima de uma bicicleta fazendo força e mantendo um ritmo, não é fácil. Não basta apenas um corpo forte e um bom condicionamento cardiovascular, é fundamental ter uma mente preparada. E, sendo o ciclismo um esporte particularmente extenuante, é extremamente adequado um bom treinamento mental. Esse treinamento pode levar o ciclista a melhorar o seu desempenho fazendo a diferença entre ganhar e perder.

Entretanto, a mente preparada não é fundamental apenas para a competição, mas também para o treinamento do dia a dia. O ciclista de estrada costuma rodar muitos quilômetros treino após treino. As peculiaridades do ciclismo são a resistência física e mental por pelo menos três a cinco horas, seja na corrida, seja nos treinos, uma capacidade de recuperação em provas por etapas, a gestão da fadiga física e mental e a excelente capacidade de ser capaz de andar sobre a dor.

Certa vez, li o que o grande nadador Alexander Popov referiu sobre a psicologia no esporte: “quem quer que esteja fisicamente bem preparado, pode fazer coisas incríveis com seu corpo. Mas quem junta a um corpo em forma uma cabeça bem cuidada, é capaz de feitos excepcionais”. Desde então, comecei a estudar e procurar meios de melhorar a minha capacidade mental. Obviamente, o ideal é procurar um psicólogo esportivo. Porém, você mesmo pode buscar formas de treinar sua mente.

Hoje, basicamente, eu utilizo cinco técnicas para melhorar minha preparação mental, e as treino diariamente:

A primeira é a concentração - busco manter o foco nos objetivos, no treino a ser efetuado ou durante a corrida. Sempre procuro pensar somente no treinamento e na pedalada. É fácil perder o foco durante as longas horas em cima da bicicleta, o pensamento viaja entre outras tantas coisas que passamos na vida e o ciclista que está concentrado consegue transpor esses pensamentos.

Outra técnica é a visualização - o ciclista precisa vislumbrar o que quer e o que vai passar. Bem se sabe que o ciclismo de estrada é muito estratégico, portanto, o atleta deve visualizar tudo o que vai acontecer em uma corrida e até mesmo em um treinamento. É preciso estar com tudo esquematizado na cabeça, até mesmo possíveis variáveis que venham a ocorrer durante a pedalada.

Também treino muito em cima da gestão de ansiedade. É normal, antes da largada, o atleta ficar tenso e ansioso e, mesmo os profissionais passam por isso antes de todas as largadas, posso garantir. Somos humanos, temos inúmeras emoções, mas aí está o diferencial da mente preparada. Gerir a ansiedade pode gerar ganhos incríveis, desde a diminuição do batimento cardíaco até acertar o momento exato de sprintar no final de uma prova.

O relaxamento mental também é outra técnica fundamental. O cérebro comanda o corpo. Relaxar não é somente colocar as pernas para o ar ou fazer massagens. Mentalmente o atleta precisa estar relaxado para poder cumprir a carga de treinamento do dia seguinte, para poder gerir a fadiga física nas provas por etapas, após um dia intenso. No ciclismo, as provas por etapas são comuns, e conseguir transpor a dor e o sofrimento dia após o outro e chegar forte para as próximas etapas é essencial.

Por fim, o atleta deve trabalhar a sua autoestima. Você treinou, batalhou para estar ali. Você já tem uma rodagem de quilômetros e mais quilômetros, as subidas já não são mais contabilizadas, portanto, acredite em você. Em meio ao pelotão, existem inúmeros ciclistas excelentes, e você está junto deles. Nenhuma derrota fará você desistir ou sentir-se inferior, pois com determinação você consegue. Trabalhe sua autoestima!

O treinamento mental é diário, deve-se buscar utilizar essas simples técnicas para evoluir a cada dia, e faz enorme diferença nos resultados. O ciclismo é inspirador e libertador, porém, quando tange para o lado competitivo ele fica sofrido. Mesmo assim, nós aprendemos a amar esse sofrimento que é impossível descrever em palavras. O ciclismo dá determinação, dá foco e muitas realizações. Portanto, vamos treinar nossas mentes para melhorarmos no esporte e na vida, sempre buscando ver o lado bom de qualquer situação. Treine, você consegue!

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