REVISTA BICICLETA - Santiago de Compostela
THE POWER OF THE PRO
Pneus Kenda

O Portal
da Bicicleta

Bicicleta Sense a partir de R$ 2.765,00!
Revista Bicicleta - Edição 67

Assine

Revista Física
Revista Virtual



+bicicleta - Roteiros - Europa

Santiago de Compostela

Viajar com meu pai era um sonho antigo.

Revista Bicicleta por Luiz Paulo
35.867 visualizações
17/04/2015
Santiago de Compostela
Foto: Luiz Paulo

Em abril de 2009, recebi um e-mail do meu pai, Fernando: “Vou a Santiago de Compostela de novo, em setembro”. Foi como um convite. Na hora, pensei: “Vou ter que ir também, não posso perder essa oportunidade”. Viajar com ele era um sonho antigo. 

Na expectativa da aventura com meu “velho”, reprogramei minhas férias, preparei meus filhos e minha namorada para a minha ausência, e comuniquei meu chefe. Isso mesmo! Comuniquei meu chefe, pois estava decidido: eu viajaria, e nada, nem ninguém, iria me impedir.

Em 2006, passei por um momento difícil, com a  separação.  Conheci o Pedal Noturno DF, fiz amigos, e isso me ajudou muito. A bicicleta fez toda a diferença.

Gostaria de compartilhar a importância da bicicleta em minha vida, antes de contar como foi essa aventura. Em 2006, me separei e saí de casa com meu carro, minhas roupas e minha bicicleta. Eu quase não pedalava, mas conheci o Pedal Noturno DF, onde fiz muitos amigos, e isso me ajudou a superar a separação. Nesse momento, a bicicleta fez toda a diferença. 

Os desafios sobre duas rodas estavam apenas começando. Entre passeios e encontros de bicicleta, completei um Audax 200, e logo surgiu a oportunidade de pedalar os mais de 800 km do Caminho de Santiago, na Espanha. A ideia foi dos amigos Walter e Marcelino, dois dos maiores sonhadores e realizadores que já conheci. 

Em setembro de 2008, fui pedalar o Caminho com mais 9 amigos. Em maio do mesmo ano, meu pai, sozinho, também tinha percorrido o Caminho de bicicleta. Agora, a história seria outra. Somente eu e meu pai, durante 30 dias de viagem. 

Em 1º de setembro de 2009, embarcamos rumo à Europa. Eu, de Brasília, e ele, do Rio de Janeiro. Encontramo-nos em Lisboa – Portugal, e de lá seguimos até Saint Jean de Pied de Port, onde começa o caminho, no território francês, em direção à Espanha. Na bagagem, cada um levou sua bicicleta, e mais 13 kg nos alforjes. 

Logo no primeiro dia, enfrentamos 21 km subindo os Pirineus, com frio e chuva fina. Nossa aventura estava começando. Enfrentamos todo clima possível: frio e vento gelado, calor e sol de rachar. Afinal, cruzamos a Espanha de leste a oeste. 

Passamos por locais incríveis, repletos de histórias e coincidências, como Roncesvalles, Pamplona, Los Arcos, Vianna, Burgos, León, Ponferrada, Foncebadón, Cebreiro, Triacastela. Nestes lugares, vimos cenários belíssimos, com vales, montanhas, subidas intermináveis e descidas alucinantes. Nossa média girava em torno de 50 km ao dia, dependendo de onde parávamos para pernoitar.

Ele, um jovem de 76 anos, me deu a oportunidade de passar 30 dias emocionantes, em um lugar onde “o menino vira homem, e o homem, menino”.

Conforme o planejado, foram 30 dias de viagem, 20 dias de pedal, e 835 km percorridos até chegar a Santiago de Compostela, onde, segundo meu pai, “o menino vira homem, e o homem, menino”.

Chegar à Praça da Catedral de Santiago de Compostela ao lado do meu herói, me lembrou a estrofe de uma música: “... sonhei que estava sonhando um sonho sonhado...”, e era realidade. Chorei. Tive a rara oportunidade de aprender, na prática, o que é ser um bom pai. Ele, um jovem de 76 anos, ciclista diário das praias do Rio de Janeiro, motociclista desde as épocas das lambretas, me deu a oportunidade de passar 30 dias emocionantes, engraçados, às vezes controversos, mas todos inesquecíveis. Deixo um conselho de amigo: faça o mesmo. Aventure-se.

 

 

Curtiu esse post?

Quer receber mais conteúdo sobre bicicleta e ciclismo em sua casa? Então clique aqui conheça nossas ofertas de assinatura.

Comentários Facebook
Comentários
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Para postar seu comentário faça seu login abaixo.

E-mail
Senha

 

Cadastre-se Aqui | Esqueceu a senha?

Edições On-lineCadastre-se Esqueceu a senha?
E-mail
Senha
Vídeos

 

 

Para fechar o banner, clique aqui ou tecle Esc.

Revista Bicicleta 2012 © Todos os Direitos Reservados