REVISTA BICICLETA - Revisão geral de câmbio
THE POWER OF THE PRO
Pneus Kenda

O Portal
da Bicicleta

Bicicleta Sense a partir de R$ 2.765,00!
Revista Bicicleta - Edição 68

Assine

Revista Física
Revista Virtual



+bicicleta - Oficina

Revisão geral de câmbio

Revista Bicicleta por Ronaldo Huhm - Instrutor Técnico Shimano Latin America
59.141 visualizações
11/01/2015
Revisão geral de câmbio
Foto: Shimano

Material Necessário

1.    Chave Allen 3 mm 
2.    Chave Allen 5 mm 
3.    Chave Phillips 
4.    Desengraxante 
5.    Graxa
6.    Pano limpo 
7.    Luvas de borracha

Desta vez vamos mais fundo na brincadeira. Sabe aquela história de "com as peças que sobrarem é possível montar um robozinho?". Pois bem, nesse caso não podemos nos dar a esse luxo. Os câmbios da bicicleta demandam uma manutenção periódica, que deve ser feita com muita atenção aos detalhes. São muitas peças pequenas e parafusos com roscas delicadas, por isso, é necessário muito cuidado.

Iniciamos a revisão removendo o câmbio da bicicleta, com o auxílio de uma Chave Allen 5 mm.

Após a remoção do câmbio, desmonte-o conforme os passos a seguir:

  • Solte as polias com a Chave Allen 3 mm. 
  • Remova o parafuso da mola principal com a Chave Allen 5 mm para soltar a haste do câmbio.
  • Remova os retentores dos rolamentos das polias.
  • Junte todas as pequenas peças e prenda com um anel ou abraçadeira plástica, para não perdê-las.
  • Lave tudo com um desengraxante.

Remova os retentores com cuidado. Esses retentores possuem uma lâmina metálica por baixo da borracha, tome cuidado para não amassar ao retirar o selo. Observe a condição do rolamento, caso ele esteja danificado será preciso substituir a polia.

Limpe bem as peças. Aplique desengraxante em todas. As partes articuladas do câmbio merecem atenção especial, mas nunca aplique solvente, pois nessas articulações existem anéis de borracha que são sensíveis a esse produto.

Esfregue bem com uma escova (pode ser uma escova de dentes) para alcançar os pontos mais difíceis. Para a sujeira mais impregnada, utilize uma escova de roupas com cerdas firmes.

Como em qualquer processo de revisão, as peças devem ser organizadas de forma a agilizar a montagem após a limpeza.
Organize as peças limpas

Após a desmontagem, lave todas as peças com cuidado e atenção. Agrupe todas as pequenas peças para não perdê-las! Para isso, você poderá utilizar uma abraçadeira plástica, pedaço de fio ou arame.

Após a limpeza de todas as peças, inicie a remontagem do câmbio.

Montagem

  • Atenção à posição para encaixe da mola.*
  • Posicione o anel de aço.
  • Instale o eixo central.
  • Aperte o eixo com Allen 5 mm.

* Ponto onde é possível “ajustar” a tensão da mola.

  • Gire a haste do câmbio como na figura.*
  • Instale o parafuso batente da haste.
  • Aperte com uma chave Phillips.

*Cuidado, a haste pode prender sua mão, caso você a solte.

Lubrificação e Montagem das Polias

  • Aplique graxa especial no rolamento.
  • Espalhe bem para a graxa penetrar no rolamento.
  • Recoloque o retentor.

O rolamento das polias deve estar sempre lubrificado, caso contrário a polia poderá travar e levar à quebra do câmbio.

Montagem da Polia Guia

Aplique graxa no rolamento, espalhando para que a graxa penetre nas esferas. Em seguida, recoloque o retentor. A polia guia possui esferas muito pequenas, cuidado ao manusear esse rolamento, pois as esferas são soltas.

Montagem da Haste

Monte a polia guia e a haste interna apertando o parafuso da polia, pois caso esse parafuso se solte, o câmbio poderá se quebrar. Para finalizar, instale o câmbio na bike e ajuste. 

Pronto para mais aventura! Bons treinos!

Curtiu esse post?

Quer receber mais conteúdo sobre bicicleta e ciclismo em sua casa? Então clique aqui conheça nossas ofertas de assinatura.

Comentários Facebook
Comentários
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Para postar seu comentário faça seu login abaixo.

E-mail
Senha

 

Cadastre-se Aqui | Esqueceu a senha?

Edições On-lineCadastre-se Esqueceu a senha?
E-mail
Senha
Vídeos

 

 

Para fechar o banner, clique aqui ou tecle Esc.

Revista Bicicleta 2012 © Todos os Direitos Reservados