REVISTA BICICLETA - Proshock Venta 2012
THE POWER OF THE PRO
Pneus Kenda

O Portal
da Bicicleta

Bicicleta Sense a partir de R$ 2.765,00!
Revista Bicicleta - Edição 68

Assine

Revista Física
Revista Virtual



+bicicleta - Testes - Bicicletas

Proshock Venta 2012

Revista Bicicleta por Pedro Cury
33.445 visualizações
04/12/2012
Proshock Venta 2012
Foto: Pedro Cury

A marca nacional Proshock é mais conhecida por suas suspensões que estão no mercado há mais de 10 anos. Ultimamente, a empresa também passou a produzir quadros e agora apresenta ao mercado a Venta, uma bike completa para mountain biking cross-country.

A BIKE

O quadro Venta é feito com alumínio 6061, triple butted (três espessuras diferentes nos tubos) e com gancheira removível. O tubo de direção é tradicional, para espigas de 1.1/8" e existe um grande reforço nas junções do tubo de selim. Outro detalhe interessante é que existem encaixes de conduítes soldados ao quadro na parte de baixo do tubo superior. Existem também dois pontos para prender garrafinhas: um no tubo de selim e outra no tubo inferior. É oferecido em quatro tamanhos: 15.5", 17", 19" e 21".


A suspensão Proshock Ultra XC possui 100 mm de curso, funcionamento a ar e tem canelas em magnésio. Conta com trava no guidão, ajuste externo de retorno e suas hastes são de alumínio com anodização preta.

A transmissão mistura o câmbio traseiro Shimano XT com demais componentes Shimano Deore 30 marchas. Conta com passadores rapid fire que indicam a marcha atual, pedivela com relação 42x32x24 e cassete 11x36 dentes.

Os famosos freios Shimano M446 são a disco e hidráulicos e contam com rotores de 160 mm nas duas rodas.

No cockpit, a bike conta com guidão, avanço e canotes Tranz X, sendo o guidão riser com 640 mm de largura e o avanço com 90 mm de comprimento e 8 graus de inclinação. O selim é um Velo Plush.

Já as rodas são Shimano MT15, que possuem 28 raios na frente e atrás, aros de largura 19 mm e cubos centerlock com o tradicional sistema de rolamentos soltos da Shimano.

Esteticamente, a bike é toda branca com detalhes azuis, com o tubo inferior do quadro começando com formato cilíndrico na junção do movimento central e se transforma em um formato retangular ao chegar no tubo de direção, chamando a atenção com seu formato diferenciado.

O TESTE

Igor Ramon, vice-campeão estadual de XCO sub-30 e também vice-campeão do Montanha Cup e Lagos Cup na mesma categoria, foi nosso piloto de testes novamente. Testamos em uma trilha de nível técnico médio, com algumas raízes e trechos de retomada de velocidade.
O desempenho da bike nas subidas foi bastante positivo. A trava na suspensão é acionada pelo guidão e dá ainda mais comodidade para o piloto ao encarar terreno mais suave ou sprints. O cassete com maior catraca de 36 dentes também facilita demais as subidas íngremes. A geometria da bike não tem grandes novidades, mas o tubo de corrente é ligeiramente menor que o padrão, o que pode ajudar também na transferência de força. Os pneus, apesar de pouca tradição, mostraram uma boa rolagem, o que ajudou a manter a velocidade.

Descendo a bike fica em uma posição agressiva com seu guidão riser de 640mm, que traz muito mais controle nos trechos mais técnicos. A suspensão Ultra XC traz um ótimo desempenho com seu funcionamento a ar e controle de retorno, que a deixa fácil de personalizar para qualquer tipo de terreno e atleta, além de ser relativamente leve. Tivemos a chance de testar os freios Shimano M446 diversas vezes nesse ano e mais uma vez eles apresentaram um ótimo desempenho para um freio de entrada, sendo eficiente nas situações enfrentadas. Os pneus com um desenho um pouco mais genérico e igual na frente e atrás poderia ter um melhor desempenho em curvas e frenagem.

CONCLUSÃO

Gostamos de ver uma bike nacional seguindo tendências mundiais como o guidão riser e um avanço um pouco mais curto. Vindo equipada com uma suspensão a ar, da qualidade da Ultra XC, também a coloca como uma das melhores opções para a sua faixa de preço, sendo esse também o componente de destaque da bike. O selim Velo também se mostrou bem confortável nas diversas situações. O câmbio traseiro Shimano XT como melhor componente da transmissão também está seguindo uma tendência muito bem-vinda para um desempenho ainda melhor do sistema Shimano Dyna Sys de 30 marchas. As rodas Shimano comportam-se bem livres com o seu sistema de rolamentos soltos e costumam ter maior durabilidade do que rolamentos selados, porém, gostaríamos de ver a Venta equipada com rodas Vzan, que seria mais um componente nacional e ainda seria um conjunto mais leve.

PRÓS

Suspensão Ultra XC
Transmissão de 30v
Câmbio traseiro Shimano XT
Cassete 11x36

CONTRAS

Pneus
Punho sem trava

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

Quadro - Proshock Venta, AL 6061-T6 Triple Butted com gancheira removível

Suspensão - Proshock Ultra XC, 100 mm de curso, trava no guidão, ajuste de retorno (TSI), câmara de ar (Hi Air)

Passadores - Shimano Deore Rapidfire com indicador de marcha

Freios - Shimano Freio a Disco Hidráulico M446 - 160 mm

Pedivela - Shimano Deore 42x32x24

Cassete - Shimano Deore 10 velocidades 11x36

Câmbio Dianteiro - Shimano Deore Top Swing - abraçadeira baixa

Câmbio Traseiro - Shimano Deore XT Shadow SGS

Corrente - Shimano Deore HG54 para 30 velocidades

Rodas - Shimano MT15

Mesa - Tranz X, 90 mm, 8 graus, diâmetro 31,8 mm

Guidão - Tranz X Rise Bar, diâmetro 31,8 mm, comprimento 640 mm

Canote do Selim - Tranz X Diâmetro 30,9 mm

Selim - Velo Plush

Pneu - CST Copperhead 26x2,00

Manopla - Velo Plush

Punhos - Circuit

Caixa de Direção - Integrada 1/18"

Pedal - Alumínio

Peso - 11,90 kg

GARANTIAS E INVESTIMENTO

Garantia de 1 ano. Preço sugerido para o consumidor final é de R$ 3.990,00. www.proshock.com.br

Vestuário: Camisa Free Force Champion, bermuda Free Force Contour, capacete BBB Fênix, luvas BBB Racer, óculos Tifosi Slope, sapatilha Sidi Dragon 2 Carbon, frequencímetro Suunto T6 Black Frame.

Curtiu esse post?

Quer receber mais conteúdo sobre bicicleta e ciclismo em sua casa? Então clique aqui conheça nossas ofertas de assinatura.

Comentários Facebook
Comentários
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Para postar seu comentário faça seu login abaixo.

E-mail
Senha

 

Cadastre-se Aqui | Esqueceu a senha?

Edições On-lineCadastre-se Esqueceu a senha?
E-mail
Senha
Vídeos

 

 

Para fechar o banner, clique aqui ou tecle Esc.

Revista Bicicleta 2012 © Todos os Direitos Reservados