REVISTA BICICLETA - Para pedalar é necessário segurar o guidão
THE POWER OF THE PRO
Pneus Kenda

O Portal
da Bicicleta

Bicicleta Sense a partir de R$ 2.765,00!
Revista Bicicleta - Edição 68

Assine

Revista Física
Revista Virtual



+bicicleta - Saúde - Bike Fit

Para pedalar é necessário segurar o guidão

Revista Bicicleta por Carlos Menezes
46.654 visualizações
20/12/2014
Para pedalar é necessário segurar o guidão
Foto: Thinkstock

Se existe um assunto que não se esgota é sobre fórmulas e truques para fazer seu próprio Bike Fit. Entre os ciclistas, cada um tem uma dica. Durante anos técnicas mirabolantes, algumas com fundamento, mas ineficientes, e outras sem fundamento algum, foram criadas e divulgadas. Com o advento da internet, essas “receitas” foram espalhadas entre sites, blogs, revistas e fóruns. E de tanto serem repetidas fizeram valer a frase: "Uma mentira repetida mil vezes torna-se verdade", de Joseph Goebbels (ministro da propaganda de Hitler).

A mais comum delas é medir a altura do ciclista e dizer: “Seu quadro é tamanho ‘Z’." Mas como isso pode ser definido se quando comparamos duas bikes de marcas diferentes, ou duas bikes de modelos diferentes, ou até mesmo duas bikes da mesma marca e modelo, mas de anos diferentes, elas apresentam variações nas geometrias?

Dizer que um quadro é do tamanho ‘Z’ na maioria das vezes quer dizer que seu seat tube apresenta esse comprimento ‘Z’. Junto com esse método geralmente é feito a medida do cavalo (entre pernas) e multiplica-se por determinado coeficiente, diga-se de passagem, que cada pessoa adota um coeficiente diferente, para achar a altura do selim.

Escolher a bike dessa maneira é o mesmo que jogar uma moeda para o alto e se der cara seu tamanho é o ‘X’ e se der coroa sua bike é a ‘Z’. Isso porque, mesmo se considerarmos que essas técnicas citadas acima funcionam (o que não é verdade), o ciclista está esquecendo-se do fato que: “Para Pedalar é Necessário Segurar o Guidão”. E para isso os fitters (profissionais que trabalham com bike) levam em consideração medidas conhecidas como Stack & Reach. Ou seja, comprimento do seat tube, tob tube, caixa de direção etc., são informações secundárias na escolha de uma bike adequada. Se você está consultando um profissional para comprar sua bike e ele não sabe o que é Stack & Reach, com certeza ele não tem a menor noção do que é Bike Fit.

Apenas para sintonizar os leitores, de uma maneira simples, essas medidas se referem à Altura e Alcance da caixa de direção. 

Vamos tomar como exemplo duas bikes da mesma marca, mesmo ano, mas modelos diferentes. Nessa ilustração optamos por bikes Speed da marca BMC. Mas lembramos de que isso vale para qualquer marca ou modalidade de bicicleta, seja ela Speed, MTB, Triatlo, Contrarrelógio, Cicloturismo etc.

Tomemos como exemplo um ciclista que fez um Bike Fit Discover (serviço que consiste na avaliação do ciclista antes da compra da bike para indicação do melhor quadro para seu biótipo) e foi indicado uma BMC Granfondo tamanho 51, com uma mesa de 90 mm. Passado alguns anos esse ciclista resolve trocar de bike e levando em consideração que em seu primeiro Bike Fit foi indicado um quadro tamanho 51, ele vai até a loja e opta por uma BMC SLR 01 também no tamanho 51 e transfere as medidas da altura do selim, recuo do selim e todas as demais medidas baseado na bike anterior.

Já na primeira pedalada ele começa a sentir uma pressão muito forte na porção anterior do selim, com possível parestesia peniana, dores lombares e cervicais, dormência nas mãos e dor na articulação do quadril. Em um primeiro momento é comum o ciclista dizer: “A BMC SL01 não presta. Eu pedalava uma Granfondo e não sentia nada”. Mas se ele procurar por um fitter, que com seu conhecimento específico e equipamentos adequados, descobrirá que a SLR01 tem uma geometria com 3,1 cm mais baixa e 1,7 cm mais longa que a Granfondo, assim adicionando três espaçadores de 1 cm, totalizando 3 cm entre a mesa e o guidão, e trocando uma mesa de 90 mm por uma de 70 mm, o problema estaria resolvido. Embora pareça simples esse raciocínio, muitos acreditam que para isso basta olhar aquelas tabelas dos fabricantes cheias de números e medidas, mas um Bike Fit perfeito só é possível graças ao conhecimento apurado em geometrias de bicicletas e equipamentos específicos para que um trabalho confiável seja realizado.

Agora que isso foi explicado, podemos entender porque às vezes uma pessoa procura por um serviço de Bike Fit e volta com a bike parecendo uma girafa, com a espiga do garfo cheia de espaçadores e com uma mesa curtinha, o que torna a bike visualmente desagradável. Mas, diga-se de passagem, Bike Fit não é para deixar a bike bonita e sim para ajustá-la ao corpo do atleta de modo a lhe proporcionar conforto, maior rendimento com maior aproveitamento da energia produzida para deslocamento da bicicleta e evitar lesões. Para ter uma bike que te ofereça isso tudo e ainda seja visualmente harmônica e agradável, é necessário que realize um Bike Fit Discover antes da compra da bike, para descobrir qual a sua melhor opção, e depois de comprá-la voltar ao estúdio para ajustá-la ao seu corpo.

Para finalizar o assunto, espero que tenha ficado claro o quanto é importante escolher uma bike pela altura e alcance da bicicleta e não pela altura do seat tube. Durante anos a informação vem sendo propagada, mas nem por isso você deve continuar fazendo errado. O assunto é muito amplo e quem quiser saber mais a respeito acesse carlosmenezes.com.br.

E se você quer saber qual é o tamanho ideal da sua bike eu te respondo com toda a segurança: o seu tamanho ideal é o tamanho correto para você. E essa informação somente um fitter com formação adequada poderá lhe fornecer.

Curtiu esse post?

Quer receber mais conteúdo sobre bicicleta e ciclismo em sua casa? Então clique aqui conheça nossas ofertas de assinatura.

Comentários Facebook
Comentários
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Para postar seu comentário faça seu login abaixo.

E-mail
Senha

 

Cadastre-se Aqui | Esqueceu a senha?

Edições On-lineCadastre-se Esqueceu a senha?
E-mail
Senha
Vídeos

 

 

Para fechar o banner, clique aqui ou tecle Esc.

Revista Bicicleta 2012 © Todos os Direitos Reservados