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Palavra do mecânico - Uso do torquímetro

Verdadeira incógnita para muitos, esta importante ferramenta de precisão vem se tornando cada vez mais essencial na correta manutenção da bike. Assim, de forma objetiva e sucinta trataremos o tema nesta edição.

Revista Bicicleta por Érico Pereira Corrêa
1.896 visualizações
13/10/2017
Palavra do mecânico - Uso do torquímetro
Foto: oficina: © pikselstock / depositphotos - mecânico © dmitrimaruta /depositphotos

O conhecimento de ferramental, principalmente no que tange a qualidade final do serviço executado, deve ser sempre uma das metas de qualquer mecânico, seja profissional ou amador. Afinal a evolução sobre duas rodas tem passado pela incorporação de novas tecnologias em processos e pela adição de materiais nobres como o titânio e a fibra de carbono, outrora inacessíveis. Desta forma estes materiais, devido as suas características físicas e propriedades mecânicas necessitam de ajustes de torque precisos. É comum nas bicicletas e componentes high end o torque mínimo e máximo vir estampado na peça.

O torquímetro serve portanto  para aplicar o torque de aperto ou momento-força correto em cada componente da bicicleta, apesar de ser traduzido erroneamente como apenas “força” este “aperto” está também relacionado com o giro de uma manivela, seu comprimento e distâncias entre o ponto de apoio e o ponto de realização do esforço. As unidades de medidas mais utilizadas no controle do Torque são: N-m ( newtons- metro) pertencente ao sistema métrico e o In-lbf (libra força por polegada) pertencente ao sistema inglês.

Caso o torque esteja fora dos padrões estabelecidos pela engenharia do componente corre-se o risco tanto pelo excesso ou pela falta do aperto, podendo ocasionar a quebra, trinca ou mesmo folga.

Existem três tipos principais de torquímetros:

1-Estalo 

O usuário define por meio de um botão de ajuste o torque desejado. Ao aplicar a força na ferramenta esta vai através de um sistema mecânico interno acumulando pressão em uma mola. Quando atinge o ponto programado, um estalido e uma movimentação lateral avisam o usuário que o torque foi alcançado.

2- Vareta e ou ponteiro

O usuário vai acompanhando em uma espécie de régua acoplada ao braço da ferramenta o aumento gradativo do torque e quando atinge o ponto pretendido simplesmente o mecânico deixa de aplicar a força na ferramenta.

3- digital

Neste tipo de ferramenta, o mecânico programa o torque desejado, inclusive em unidades de medida diferentes caso deseje. Executa o movimento e aguarda o sinal sonoro tipo “bip” que será emitido ao alcançar o ponto desejado, cessando o movimento.

Todos os torquímetros, com o uso podem sofrer variações e por serem ferramentas de precisão necessitam de aferição constante do sistema. Existem laboratórios especializados nesta verificação e na recalibragem de ferramentas. Recomenda-se “zerar” os torquímetros de estalo após o uso para garantir por mais tempo a calibragem do sistema.

Torque
Fís. SM. Quantidade de torção exercida por uma força sobre um objeto. O torque em torno de um eixo é calculado multiplicando esta força pela distância entre a linha da força e o eixo. O torque aumenta quando a força se distancia do eixo. Por isso, uma roda gira com mais facilidade quanto mais distante do eixo está o ponto de aplicação da força. / Esforço de torção que suporta um eixo quando transmite um movimento. / Esforço de rotação, em uma máquina ou motor.             Fonte: www.dicio.com.br

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Um bom trabalho a todos!

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