REVISTA BICICLETA - Márcia Lucas - Eu Pedalo
THE POWER OF THE PRO
Pneus Kenda

O Portal
da Bicicleta

Bicicleta Sense a partir de R$ 2.765,00!
Revista Bicicleta - Edição 67

Assine

Revista Física
Revista Virtual



+bicicleta - Eu Pedalo

Márcia Lucas - Eu Pedalo

Caí de amores pela magrela. Pedalar começou a fazer parte do meu dia a dia! - São Paulo, SP

Revista Bicicleta por Márcia Lucas
35.466 visualizações
16/03/2011
Márcia Lucas - Eu Pedalo
Foto: Arquivo Pessoal

Na infância, eu até havia tido contato com a bike, mas depois perdi o hábito de pedalar. Foi numa viagem de bicicleta, há 15 anos, no Vale do Loire, que o encanto voltou. A ideia da viagem surgiu depois que li um artigo em uma revista estrangeira, sobre cicloturismo, e lá fui com meu marido e um grupo de amigos. Ainda bem que escolhemos o Vale do Loire, que é uma região plana, pois meu preparo físico não era dos melhores. Mesmo assim, a viagem foi maravilhosa, me encantei com a visão e a interação que temos com o mundo a partir de uma bike. Caí de amores pela magrela.

A partir daí, a bicicleta começou a fazer parte do meu dia a dia. Eu morava no Rio de Janeiro, uma cidade maravilhosa para se pedalar. Na minha rotina, inclui uma pedalada matinal antes de começar a trabalhar, pela orla das praias: Leblon, Ipanema, Copacabana... Isso me dava energia para enfrentar todos os desafios do dia com muito bom humor. Chegar ao posto 6, em Copacabana, com a visão de toda a praia com a luz da manhã, o pão de açúcar ao fundo, os pescadores voltando, é um espetáculo.

Minha filha pequena me acompanhava em alguns destes passeios, na cadeirinha, se divertindo com tudo que via. Era de bike também que eu a levava para a escola todos os dias. Além dos passeios e transporte escolar, eu usava a bicicleta para fazer compras e como meio de locomoção em geral.

Nos finais de semana, era de bike que eu explorava outros cantos da cidade, como Paineiras, Grumari, Prainha ou o centro da cidade. Sair do Leblon pedalando, ir ao Museu de Arte Moderna para ver uma exposição e parar em um restaurante no aterro é um ótimo programa também. Ainda faço tudo isso sempre que vou ao Rio!

Faz 3 anos que mudei para São Paulo, e como o trânsito aqui não é tão favorável ao ciclista, estou incorporando, com cautela, a bicicleta no meu dia a dia. Depois de algumas tentativas, acabei encontrando  uma boa rota para ir de bike para o trabalho. Todos os domingos, faço um passeio de cerca de 40 km pela cidade com um grupo de ciclistas muito bacana, o Olavo Bikers.  São cerca de 200 a 300 ciclistas por passeio. Esta tem sido uma maneira muito gostosa de conhecer São Paulo intimamente.  A cada domingo vamos para um canto diferente da cidade e já conheci muitos lugares que paulistas natos nunca foram.

Espero que São Paulo perceba que pode combater um de seus principais problemas, que é o trânsito caótico, com uma política de incentivo à bicicleta. Para isso, basta criar uma rede de ciclovias e um programa de educação ao motorista para respeitar o ciclista. Quanto mais gente de bike, menos trânsito, menos estresse, mais economia de tempo, melhoria da saúde pública e da qualidade de vida como um todo!

Viajo com frequência para o exterior, adoro explorar diferentes cantos do mundo e minha forma favorita é fazer isso de bicicleta. Costumo passar cerca de uma semana  em alguma região, conhecendo tudo de bicicleta. Já fiz praticamente toda a França de bike, algumas regiões da Itália, Holanda, Catalunha, na Espanha, o circuito Praga a Viena, Croácia, Marrocos, Vietnã, Mianmar, Nova Zelândia e Alasca, dentre outros.

Estou convencida de que a visão e as sensações  que se tem do mundo através de uma bike são muito mais profundas e intensas, além de muito mais divertido também, seja em viagens de turismo ou na rotina do dia a dia.

Curtiu esse post?

Quer receber mais conteúdo sobre bicicleta e ciclismo em sua casa? Então clique aqui conheça nossas ofertas de assinatura.

Comentários Facebook
Comentários
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Para postar seu comentário faça seu login abaixo.

E-mail
Senha

 

Cadastre-se Aqui | Esqueceu a senha?

Edições On-lineCadastre-se Esqueceu a senha?
E-mail
Senha
Vídeos

 

 

Para fechar o banner, clique aqui ou tecle Esc.

Revista Bicicleta 2012 © Todos os Direitos Reservados