REVISTA BICICLETA - Grandes Tours 2012
THE POWER OF THE PRO
Pneus Kenda

O Portal
da Bicicleta

Bicicleta Sense a partir de R$ 2.765,00!
Revista Bicicleta - Edição 68

Assine

Revista Física
Revista Virtual



+bicicleta - Modalidades - Grand Tours

Grandes Tours 2012

Revista Bicicleta por Anderson Ricardo Schörner
33.230 visualizações
03/12/2012
Grandes Tours 2012
Foto: Divulgação

GIRO D'ITÁLIA

Edição: 95ª
Distância percorrida: 3.502 km
Etapas: 21
Quando foi: 05 a 27 de maio
Vencedor: Ryder Hesjedal
Tempo: 91 h 39 min 02 s

O Giro d'Itália teve suas primeiras etapas na Dinamarca, como uma forma de globalizar o evento. Como sempre, muitas pessoas foram para as ruas acompanhar o glamouroso espetáculo do Giro.

O canadense Ryder Hesjedal, da Garmin / Barracuda, sagrou-se campeão em uma disputa acirrada com o espanhol Joaquim Rodriguez, da Katusha Team. Eles revezaram a camisa rosa desde a sétima etapa e Rodriguez a usou em 10 etapas. No último dia, Rodriguez começou a etapa com uma vantagem de 31 segundos. Mas Hesjedal é especialista em contrarrelógio e atropelou os 30 quilômetros finais, buscando o resultado e abrindo 16 segundos para Rodriguez. Foi uma das menores diferenças de tempo entre primeiro e segundo colocados da história do Giro. Com certeza, Hesjedal foi o grande destaque desta edição.

Apesar de perder a camisa rosa, Joaquim Rodriguez foi o melhor ciclista por pontos. Nas montanhas, deu Itália: Matteo Rabottini, da Farnese Vini/Selle Italia, superou escaladores de renome, como Ivan Basso, da Liquigas, que andou abaixo do seu rendimento normal.

Thomas de Gendt, da Vacansoleil-DCM, foi uma das boas surpresas da prova. Ele andou bem nas montanhas e no contrarrelógio ficou em quinto lugar, terminando o Giro na terceira posição.

RESULTADO GERAL
Geral Ryder Hesjedal Garmin-Barracuda 91 h 39 min 02 s
Meta - Volante Joaquim Rodriguez Katusha 139 pontos
Montanhista Matteo Rabottini Farnese Vini/Selle Italia 84 pontos
Jovem Rigoberto Uran Sky 91 h 44 min 59 s
Melhor equipe Lampre-ISD   274 h 19 min 46 s
Super Team Garmin-Barracuda    

TOUR DE FRANCE

Edição: 99ª
Distância percorrida: 3.497 km
Etapas: 21
Quando foi: 30 de junho a 22 de julho
Vencedor: Bradley Wiggins
Tempo: 87 h 34 min 47 s

Da mesma forma como foi o Giro d'Itália, o Tour de France também começou em outro país, na Bélgica, seguindo a ideia de globalizar as tradicionais provas de estrada, válidas pelo ranking da UCI.

O eslovaco Peter Sagan, da Liquigas, teve uma grande participação no Tour e revelou-se um grande ciclista, vencendo três etapas e comparecendo em outros três pódios. Ele foi o maior pontuador da competição. O britânico Mark Cavendish também teve participação pontual no Tour com os seus famosos sprints, como havia sido no Giro. Ele venceu três etapas, alcançando 23 vitórias em etapas no Tour, superando Lance Armstrong, que venceu 22 etapas ao longo de sua carreira.

Mas o grande campeão foi Bradley Wiggins, da Sky, o primeiro britânico a vencer a competição. Nas Olimpíadas em Londres, ele teve a honra de abrir a cerimônia de início dos jogos, mostrando como o esporte é valorizado lá.

O anfitrião Thomas Voeckler, da Europcar, sobrou nas etapas de alta montanha nos Alpes e Pirineus, e ficou com o título de melhor escalador.

RESULTADO GERAL
Geral Bradley Wiggins Sky Procycling 87 h 34 min 47 s
Jovem (até 25 anos) Tejay van Garderen BMC Racing Team 87 h 45 min 51 s
Meta - Volante Peter Sagan Liquigas-Cannondale 421 pontos
Montanhista Thomas Voeckler Team Europcar 135 pontos
Equipe    RadioShack-Nissan 263 h 12 min 14 s

VUELTA A ESPAÑA

Edição: 67ª
Distância percorrida: 3.360 km
Etapas: 21
Quando foi: 18 de agosto a 09 de setembro
Vencedor: Alberto Contador
Tempo: 84 h 59 min 49 s

O espanhol Alberto Contador, da equipe Saxo Bank-Tinkoff Bank, protagonizou uma das edições mais dramáticas e emocionantes da Vuelta a España. Ele voltou a competir apenas algumas semanas antes do Grand Tour espanhol, voltando da suspensão de dois anos a partir do Tour de France 2010.

No início, ele sofreu. O duelo com seus conterrâneos Joaquim Rodriguez (Katusha) e Alejandro Valverde (Movistar) parecia perdido. Purito, como é conhecido Rodriguez, liderou até a 16ª etapa, do total de 21. Mas na etapa 17, dia 05 de setembro, Contador atacou em uma subida no meio da corrida. Escalando na chegada para Fuente Dé, El Pistolero não deu chances para ninguém. Foi a arrancada decisiva para o trunfo. Recebendo o troféu no centro de Madrid, Contador declarou: "ganhar um Grand Tour sempre é difícil. As pessoas não imaginam o quanto custa. Eu não estava no meu melhor nível durante estas três semanas de corrida. Sofri por ter ficado sem competir durante seis meses, mesmo assim, sabia que seria o favorito e o homem a ser batido. Eu estava preparado para o sofrimento. Após o segundo dia de descanso, eu percebi o quão complicado seria vestir a camisa vermelha, mas, ao mesmo tempo, eu acreditava nas poucas opções restantes. Se eu não estivesse confiante, não teria atacado a caminho de Fuente Dé". A boa disputa entre os três proporcionou momentos espetaculares e muito interessantes à prova deste ano. Nada estava decidido até o final e esse foi um grande atrativo nessa disputa.

Mesmo com o destacado desempenho de Joaquim Rodriguez nessa Vuelta, ele perdeu para Alejandro Valverde, espanhol da Movistar, as camisas verde e branca, dos pontos. O rei da montanha foi o australiano Simon Clarke, da Orica-GreenEdge. A Movistar foi coroada a melhor equipe da competição. Outro destaque desse Vuelta foi o alemão John Degenkolb, da Argos-Shimano, que venceu cinco etapas, inclusive a derradeira que levou os ciclistas de Cercedilla a Madrid por um percurso de 115 km.

RESULTADO GERAL
Geral Alberto Contador Saxo Bank-Tinkoff Bank 84 h 59 min 49 s
Meta - Volante Alejandro Valverde Movistar 199 pontos
Montanha Simon Clarke Orica-GreenEdge 63 pontos
Pontos Alejandro Valverde Movistar 08 pontos
Equipe Movistar   254 h 52 min 49 s

Curtiu esse post?

Quer receber mais conteúdo sobre bicicleta e ciclismo em sua casa? Então clique aqui conheça nossas ofertas de assinatura.

Comentários Facebook
Comentários
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Para postar seu comentário faça seu login abaixo.

E-mail
Senha

 

Cadastre-se Aqui | Esqueceu a senha?

Edições On-lineCadastre-se Esqueceu a senha?
E-mail
Senha
Vídeos

 

 

Para fechar o banner, clique aqui ou tecle Esc.

Revista Bicicleta 2012 © Todos os Direitos Reservados