REVISTA BICICLETA - Grandes Tours 2011
THE POWER OF THE PRO
Pneus Kenda

O Portal
da Bicicleta

Bicicleta Sense a partir de R$ 2.765,00!
Revista Bicicleta - Edição 68

Assine

Revista Física
Revista Virtual



+bicicleta - Modalidades - Grand Tours

Grandes Tours 2011

Com o término de la Vuelta a España, no último dia 11 de setembro, estão encerradas as três maiores voltas ciclísticas mundiais: o Giro da Itália, o Tour de France e la Vuelta a Spaña. Veja uma breve síntese do que rolou nessas belíssimas competições.

Revista Bicicleta por Anderson Ricardo Schörner
33.285 visualizações
16/11/2011
Grandes Tours 2011
Foto: Divulgação

GIRO D'ITÁLIA

Edição: 94ª
Distância percorrida: 3.288 km
Etapas: 21
Quando foi: de 07 a 29 de maio
Vencedor: Alberto Contador

Neste ano, a Itália comemorou os 150 anos de sua unificação. O Giro d'Itália foi um dos eventos em homenagem a esta marca histórica.

O dia 09 de maio, terceira etapa, foi marcado pela trágica morte do belga Wouter Weylandt, 26 anos, após uma forte queda. Por conta disso, a quarta etapa foi neutralizada. A equipe Leopard e o seu amigo Farrar deixaram a competição para se recuperar da perda do amigo.

Depois, a competição entrou em cenários bonitos da Toscana. Muita poeira e pedra solta deixaram os competidores apreensivos. Na nona etapa, próximo ao vulcão Etna, Contador assumiu a ponta da classificação geral. Até o final, foi só administrar e vencer o segundo Giro de sua carreira. Além disso, o espanhol de 28 anos já conquistou, também, três Tours de France e uma Vuelta.

A camisa verde, para o melhor na montanha, ficou com Stefano Garzelli. O misto de experiência e forma física excelente permitiram ao italiano, no auge dos seus 38 anos, escalar de forma impecável as duras montanhas do Giro.

O melhor jovem foi o tcheco Roman Kreuziger. Alguns o consideravam candidato ao título do Giro, mas Roman não teve forças para acompanhar a espetacular escalada de Contador no Etna. Dentre as equipes, destaque para a ASTANA TEAM PRO, que foi a mais rápida, e para a Lampre - DSI, que alcançou a maior pontuação.

Vale destacar também a participação do nosso brasileiro Murilo Fischer, catarinense de Brusque. Mas no percurso de 230 km entre Feltre e Tirano, 17ª etapa, Fischer acabou abandonando a competição.

Os cenários tão bonitos da Itália, a superação, habilidade e técnica dos ciclistas em trechos extremamente perigosos, a camisa verde e amarela de Murilo, o choro e a morte: foram muitas emoções no Giro, que nos fazem refletir sobre nossos objetivos, sonhos e valores.

TOUR DE FRANCE

Edição: 98ª
Distância percorrida: 3.430 km
Etapas: 21
Quando foi: de 02 a 24 de julho
Vencedor: Cadel Evans

O Tour de France é considerado o maior de todas as grandes voltas. As frequentes quedas e uma mudança de posições na penúltima etapa marcaram a competição em 2011.

Cadel Evans mostrou sua regularidade. Desde a primeira etapa, quando conquistou o segundo lugar, sempre se manteve entre os primeiros colocados. Com a equipe BMC trabalhando em seu favor, Evans chegou na escalada dos Pirineus otimista e motivado.

A virada espetacular aconteceu na penúltima etapa, com um contrarrelógio de 42,5 km em Grenoble. A classificação geral no início da etapa mostrava os irmãos Schleck na liderança: Andy tinha uma vantagem de 57 segundos e Frank tinha uma vantagem de quatro segundos com relação a Evans. Mas, ainda antes da segunda parcial do dia, o atleta da BMC já tirou a diferença e ao cruzar a linha de chegada com o tempo de 55 m 10 s, superou Andy Schleck em 1 m 34 s na classificação geral. Na última etapa, só teve o trabalho de administrar a vantagem.

A Garmin-Cervelo foi a melhor equipe do Tour, com quatro segundos de vantagem para a BMC. Com atletas de renome em seu plantel, como Tyler Farrar e Thor Hushovd, a equipe frequentou as melhores posições em todas as etapas. Thor vestiu a camisa amarela por diversas vezes e foi um dos destaques da melhor equipe da competição.

O britânico Mark Cavendish, da HTC-Highroad, vestiu a camisa verde de melhor atleta por pontos, mostrando que é um grande sprinter. Nas montanhas, Samuel Sanchez foi o melhor. O escalador da Euskalte-Euskadi dominou os Pirineus desde a 12ª etapa, primeira de alta montanha. Fechando a lista dos vencedores, o francês Pierre Rolland foi o melhor jovem da competição, classificação que considera os atletas com até 25 anos.

Outro destaque da competição aconteceu fora da pista. Um grupo de fazendeiros com incrível criatividade desenhou uma bicicleta gigante para homenagear o Tour de France: quadro, guidão e selim foram montados por fenos, dezenas de tratores em movimento simulavam as rodas da bike, e outros implementos agrícolas menores faziam o movimento da coroa.

LA VUELTA A ESPAÑA

Edição: 66ª
Distância percorrida: 3.300 km
Etapas: 21
Quando foi: de 20 de agosto a 11 de setembro
Vencedor: Juan José Cobo

A Vuelta a España marcou a volta por cima de Juan José Cobo. O atleta espanhol já havia pensado até em parar de competir e atravessava um período de crise e depressão. Incentivado por amigos e apoiadores, ele aceitou o desafio de auxiliar Carlos Sastre e Denis Menchov, grandes apostas de sua equipe, a Team Geox. Mas Cobo roubou a cena e finalmente encontrou o seu lugar: o topo do pódio. Além de melhor atleta individual, foi também o mais completo da competição.

A Team Geox conquistou o título de melhor equipe da Vuelta. A Leopard Trek ficou 10 min 19 s atrás e conquistou a segunda colocação.

O francês David Moncoutie, da equipe Cofidis, com 63 pontos, foi o melhor montanhista, seguido do italiano Matteo Montaguti, da AG2R La Mondiale, e Juan José Cobo, terceiro melhor escalador. O holandês Bauke Mollema, da Rabobank Team, foi o melhor colocado por pontos, seguido de Joaquin Rodriguez e do italiano Daniele Bennati.

Depois de 3.300 km até Madrid, em 21 etapas por cenários de rara beleza, vimos a incrível superação de Cobo, que acima de tudo é uma grande lição para todos nós.

Curtiu esse post?

Quer receber mais conteúdo sobre bicicleta e ciclismo em sua casa? Então clique aqui conheça nossas ofertas de assinatura.

Comentários Facebook
Comentários
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Para postar seu comentário faça seu login abaixo.

E-mail
Senha

 

Cadastre-se Aqui | Esqueceu a senha?

Edições On-lineCadastre-se Esqueceu a senha?
E-mail
Senha
Vídeos

 

 

Para fechar o banner, clique aqui ou tecle Esc.

Revista Bicicleta 2012 © Todos os Direitos Reservados