REVISTA BICICLETA - Eu Vou! Floripa
Baixe Gratuitamente a Edição Digital de Maio - Junho 2017 da Revista Bicicleta!
Pneus Kenda

O Portal
da Bicicleta

SHIMANO
Revista Bicicleta - Edição 78

Leia

Revista
Bicicleta



+bicicleta - Novidades

Eu Vou! Floripa

Empreendimentos para ciclistas são uma realidade pelo país. Atendendo a uma demanda crescente, os negócios e serviços voltados para as necessidades de ciclistas urbanos em seu cotidiano respondem à emergente escolha de milhares de pessoas pelo Brasil. Esta é a realidade encontrada pelo empresário João Felipe Frandolozo que, na apaixonante Florianópolis, ao invés de investir no cenário de Sol e Mar, apostou com muito preparo na criação do primeiro Park and Shower de Santa Catarina.

Revista Bicicleta por Therbio Felipe M. Cezar
3.613 visualizações
12/05/2016
Eu Vou! Floripa
Foto: João Felipe Frandolozo

Como começou

Em uma roda de amigos sempre foi perceptivo a vontade de alguns em utilizar a bicicleta como meio de transporte alternativo, ou até mesmo principal. Mas logo que a ideia de pegar a magrela e deixar de lado o trânsito complexo da cidade era discutida, os velhos problemas apareciam. Impossibilidade de deixar a bicicleta na garagem do condomínio, a pouca infraestrutura da cidade e a falta de segurança, seja no trajeto ou no local que a bike poderia ficar alocada. Outro ponto muito discutido sempre foi a questão da higiene. Na cidade ocorrem muitas variações de temperatura, característica da região sul do Brasil. Apesar dos entraves que impediam a utilização mais plena da bicicleta como transporte, algumas tentativas foram realizadas, como utilizar chuveiros de academias e estacionamento de carro como suporte para deixar as magrelas, porém, tudo era longe e inviável.

De onde veio a ideia de empreender bicicleta

O mercado crescente do uso de bicicleta, seja para lazer ou trabalho, a necessidade de melhores práticas ecológicas e qualidade de vida foram determinantes na concepção do projeto EuVou! Floripa. Acreditamos que o mercado crescente ainda tem muito espaço para expansão, e à medida que a população observa claramente os benefícios da bicicleta, novos patamares são atingidos.

Eventos de aventura que participei e bicicleta como instrumento de lazer

Sempre gostei de bicicleta, mas nos últimos três anos inseri ela de vez na rotina, principalmente no âmbito esportivo. Vencer novos desafios, participando de provas, e agregar novos amigos me trouxeram a certeza de que a bicicleta não é apenas um instrumento de locomoção, e sim de qualidade de vida. Como entusiasta acabei trazendo amigos para esse novo mundo e estes vivem na mesma sintonia de liberdade e desenvolvimento físico e mental, por conta dos benefícios encontrados na prática esportiva.

Ideia do empreendimento EuVou! Floripa

Acreditávamos que não bastava criar um ambiente para deixar a magrela estacionada enquanto realiza suas atividades e não imaginar tudo que o ciclista urbano necessita em relação a conforto e praticidade. Implementamos uma completa estrutura de vestiários, no total 10 posições de chuveiros masculinos e 4 femininos (incluindo chapinha e secador), todos a gás. Além disso, instalamos um sistema de lockers individuais para deixar suas roupas, capacetes e demais acessórios, toalhas higienizadas, reduzindo a necessidade de carregar peso extra, um café com cardápio voltado à alimentação saudável e uma loja com diversos tipos de acessórios e suplementação. Outro diferencial é a oficina, onde via web você pode agendar seus serviços com antecedência e reduzir o tempo que a bike fica na manutenção.

Além de todos os serviços, o espaço sempre estará aberto para eventos relacionados à mobilidade urbana e demais discussões. Esperamos criar grupos de passeios e realizar eventos para agregar mais amigos e adeptos.

Florianópolis

Uma das maiores dificuldades foi encontrar um ponto bem localizado para implementação do projeto, pois para ser cômodo não pode ser distante. Depois de meses pesquisando encontramos um local bem centralizado, atendendo a diversos segmentos da região. Na ilha de Santa Catarina concentra-se muitos ciclistas urbanos e esportistas, contribuindo para a decisão do local. As belas paisagens naturais são um diferencial de Floripa, facilitando ainda mais a adesão ao universo saudável da bicicleta e demais modalidades esportivas.

Inauguração

A inauguração ocorreu no dia 15 de outubro e contou com amigos e ciclistas da região que estiveram presente para conhecer o ambiente e serviços. Líderes das classes que buscam melhores condições de ciclovias e segurança também compareceram, aumentando ainda mais a discussão sobre as necessidades de melhorias, principalmente no âmbito público. É muito gratificante observar a reação positiva das pessoas quando se deparam com um ambiente tão customizado e dedicado ao universo da mobilidade. Como resultados tivemos muita procura via redes sociais, visitas ao espaço e esperamos que nos próximos dias já tenhamos um aumento significativo nas adesões.

E a proposta de Felipe não para por aí. Já sabemos de antemão que, em breve, outras unidades do Park'n Shower poderão surgir em outros cantos do país. Os apaixonados por bicicletas agradecem, e nós também.

Curtiu esse post?

Quer receber mais conteúdo sobre bicicleta e ciclismo em sua casa? Então clique aqui conheça nossas ofertas de assinatura.

Comentários Facebook
Comentários
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Para postar seu comentário faça seu login abaixo.

E-mail
Senha

 

Cadastre-se Aqui | Esqueceu a senha?

Edições On-lineCadastre-se Esqueceu a senha?
E-mail
Senha
Revista Bicicleta 2012 © Todos os Direitos Reservados