REVISTA BICICLETA - Dia 22 de abril – Dia da Terra
THE POWER OF THE PRO
Pneus Kenda

O Portal
da Bicicleta

Bicicleta Sense a partir de R$ 2.765,00!
Revista Bicicleta - Edição 67

Assine

Revista Física
Revista Virtual



+bicicleta - Ideias - Sustentabilidade

Dia 22 de abril – Dia da Terra

Criado nos EUA, em 1970, pelo senador Gaylor Nelson, e adotado em 2009 pelas Nações Unidas como Dia Internacional da Terra, visa afirmar a co-responsabilidade de todos os humanos na promoção da convivência com a natureza, além de equilibrar as forças entre sociedade, economia e ambiente.

Revista Bicicleta por Therbio Felipe
34.098 visualizações
22/04/2013
Dia 22 de abril – Dia da Terra
Foto: Yarruta

Pelo mundo, questões como mudanças climáticas drásticas, exploração insustentável dos recursos naturais e humanos, negação da cultura alheia e segregação dos espaços já não são temas tão distantes dos encontros científicos e das conversas no café ou no grupo de amigos.

Milhares de manifestações, da mais simples a mais politicamente elaborada, se fazem notar como clamores uníssonos pela urgente e necessária mudança de comportamento da sociedade, principalmente, no tocante à maneira de consumir.  

Parece ironia, mas na mesma data comemoramos o Dia do Descobrimento do Brasil e vale lembrar que seguimos explorando da mesma maneira colonial, irresponsável e desmedida os recursos minerais, a camada verde, os recursos hídricos, enfim, a biodiversidade que é considerada, ainda, uma das mais completas e importantes no planeta.

De proporções continentais, o Brasil alcança importância estratégica na sobrevida de inúmeras nações, tendo em vista a profícua geração de grãos, frutos e frutas inexistentes em outras partes do globo, abundância de terras férteis e clima equilibrado.

Porém, grande parte de nossa relação enquanto sujeitos está em desalinho, devido ao avanço das fronteiras agrícolas, ao desmatamento, à impermeabilização do solo, ao desperdício de água e energia, à verticalização da paisagem, enfim, questões inerentes à cultura de desdém que sustentamos e que impactam negativamente na possibilidade de vida qualitativa em um futuro próximo.

O movimento cicloativista tem dado sinais de resistência ao modelo de consumo exacerbado e por um comportamento mais amigável com o ambiente, porque não dizer, com esta casa da qual fazemos parte. A adoção da bicicleta no cotidiano já dá mostras de resultados superlativos em diferentes partes do país e do mundo, mas ainda não basta.

Segundo especialistas, a manutenção ou melhoria das condições de vida no planeta passa pela adoção de uma postura mais coerente e fraterna por parte de todos aqueles com possibilidades de escolha, então, seria o mesmo que dizer que 20% da população no planeta faz as escolhas pelos 80% restantes que ainda sobrevivem com as mínimas condições de vida.

E isto importa, mais que tudo, porque todo o dano ambiental irá impactar, primeiramente, àquelas populações mais desvalidas e em maior risco.

Seria coerente afirmar, então, que o planeta necessita imediatamente de sujeitos ecológicos, os quais fazem de suas escolhas atitudes plurais com repercussão na melhoria do cuidado com o natural, o cultural, o socioeconômico, indicando, assim, outra postura política enquanto cidadãos, como orienta a doutora em Meio Ambiente, Isabel Cristina de Moura Carvalho, uma das mais importantes especialistas no tema.

O apelo que surge dos mais diferentes locais do planeta, neste dia e em todos os outros, é que a formação de sujeitos ecológicos possa garantir a equalização de cuidados com a vida na Terra, originada, mais que tudo, na educação laica em casa, na escola e em outros ambientes onde nos reunimos, aprendemos e agimos.

Curtiu esse post?

Quer receber mais conteúdo sobre bicicleta e ciclismo em sua casa? Então clique aqui conheça nossas ofertas de assinatura.

Comentários Facebook
Comentários
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Para postar seu comentário faça seu login abaixo.

E-mail
Senha

 

Cadastre-se Aqui | Esqueceu a senha?

Edições On-lineCadastre-se Esqueceu a senha?
E-mail
Senha
Vídeos

 

 

Para fechar o banner, clique aqui ou tecle Esc.

Revista Bicicleta 2012 © Todos os Direitos Reservados