REVISTA BICICLETA - De Bicicleta pelas Praias da Bahia
THE POWER OF THE PRO
Pneus Kenda

O Portal
da Bicicleta

Bicicleta Sense a partir de R$ 2.765,00!
Revista Bicicleta - Edição 67

Assine

Revista Física
Revista Virtual



+bicicleta - Roteiros - Brasil - Nordeste

De Bicicleta pelas Praias da Bahia

No Sul da Bahia a dica é pedalar pela Rota do Descobrimento de Prado a Arraial d´Ajuda

Por Revista Bicicleta
39.704 visualizações
24/08/2011
De Bicicleta pelas Praias da Bahia
Foto: Sampabikers

Você já se imaginou pedalando pelas praias da Bahia? Praias desertas e paradisíacas, paisagens deslumbrantes, pequenos povoados, hospedagens com charme, requinte e excelente gastronomia local.

Um trajeto de muita beleza e história. Quase 500 anos depois, o sol continua forte, os nativos sempre hospitaleiros e a paisagem continua a maravilhar quem se aventura pelas trilhas que cruzam esse pedaço do litoral da Bahia.

A pedalada pelas praias do descobrimento começa no município de Prado, no extremo sul da Costa do Descobrimento, onde as caravelas portuguesas se aproximaram com Pedro Álvares Cabral e sua esquadra, que a viram pela primeira vez em 22 de abril de 1500. Apesar do aparecimento das cidades junto à orla e do desmatamento provocado pelos portugueses, a área ainda possui praias intocadas, rios de águas cristalinas, fauna e flora diversificadas. Um hectare de Mata Atlântica nesses domínios tem 450 tipos de espécies vegetais. Os animais também são muitos. Só de aves são cerca de 400 espécies, um número superior, por exemplo, ao de todas as aves encontradas na Europa. Não espanta, portanto, que os primeiros navegantes acreditassem ter encontrado o paraíso terrestre. A Unesco escolheu a Costa do Descobrimento como Sítio do Patrimônio Natural. Isto quer dizer que a região é considerada um lugar de preservação de virtuosa importância para a humanidade e todo o planeta. Além do Parque Nacional de Monte Pascoal, há também o Parque Nacional do Pau-Brasil, em Porto Seguro, e o Parque Nacional do Descobrimento, na região de Prado.

O total a ser percorrido em uma semana é pouco, cerca de 120 km. Em alguns trechos como de Corumbau a Caraíva vale a pena seguir de barco: além de não precisar empurrar a bicicleta na areia fofa, você faz um delicioso passeio até avistar o Monte Pascoal.

Mas a viagem é fantástica e pedalar em meio a toda essa beleza é algo difícil de explicar: à direita avista-se o imenso mar azul; à esquerda, uma paisagem de coqueiros, mangues e falésias. As falésias são um espetáculo grandioso. Em tons avermelhados, formam paredões de até 20 metros de altura que refletem o brilho do sol em cores vivas.

Pedalar na Costa dos Coqueiros é realmente deslumbrante. A paisagem já é totalmente diferente da viagem no Sul da Bahia. Ali não há falésia, mas uma imensidão de coqueiros que acompanha o caminho de ponta a ponta e lembram a história. A Mata Atlântica que cobria toda a faixa litorânea brasileira foi destruída para a criação de gado e o cultivo de cocos, então uma valiosa planta trazida da Índia, onde Portugal também tinha posses. Sim, os nossos coqueiros, cantados em verso e prosa pelos mais famosos dos baianos, aqueles nos quais se prende a rede e cujo farfalhar de palhas embala o sono, são importados: vieram da Ásia (acredita-se que são oriundos da Polinésia e Micronésia) em naus portuguesas em 1553. Esses símbolos de sombra e água fresca estendem-se pelos 145 quilômetros de pedaladas, desde Mangue Seco a Praia do Forte, no extremo norte do litoral da Bahia. São belezas naturais que podem ser percebidas desde as águas cristalinas dos rios, praias e cachoeiras, até a penetrante observação da rica fauna e flora nativa, além da cultura, peculiar na gastronomia, moda, artesanato e tantos outros.

Mais Informações: O Sampa Bikers realiza esta e outras cicloviagens.
Confira: www.sampabikers.com.br

Curtiu esse post?

Quer receber mais conteúdo sobre bicicleta e ciclismo em sua casa? Então clique aqui conheça nossas ofertas de assinatura.

Comentários Facebook
Comentários
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Para postar seu comentário faça seu login abaixo.

E-mail
Senha

 

Cadastre-se Aqui | Esqueceu a senha?

Edições On-lineCadastre-se Esqueceu a senha?
E-mail
Senha
Vídeos

 

 

Para fechar o banner, clique aqui ou tecle Esc.

Revista Bicicleta 2012 © Todos os Direitos Reservados