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Como prevenir pneus furados

Revista Bicicleta por www.ems.com
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19/01/2016
Como prevenir pneus furados
Foto: Eelke Dekker

Há poucos sentimentos tão frustrantes quanto o de perceber que você está a muitos quilômetros de casa e seu pneu está murchando. Você aumenta o torque e segue mais um pouco, mas é inevitável – seu pneu está furado.

Mas se você tomar as precauções certas, pode aumentar suas chances de sair neste cenário desanimador. Embora existam maneiras bem rápidas de reparar um pneu furado, a melhor maneira de continuar rodando é evitar o furo, o que começa bem antes de você embarcar na bike.

Antes de pedalar

Quando você está se preparando para uma pedalada, seja no asfalto ou na trilha, tire tempo para inspecionar os pneus buscando detritos, como pequenas pedras pontiagudas ou vidros, que podem ter penetrado na borracha. Mesmo que o objeto não tenha furado o pneu, fazer mais força sobre ele ou algum impacto pode força-lo mais adentro, furando o pneu. Remover esses potenciais problemas, e as chances de furo já estão diminuindo.

O método mais importante para fazer isso, no entanto, é garantir que os pneus estão na pressão apropriada. O motivo mais comum para furos em pneus é baixa pressão, então verifique na lateral do pneu qual é a pressão recomendada pelo fabricante. Normalmente, bikes de asfalto tem seus pneus inflados entre 90 e 130 PSI, enquanto os pneus de mountain bike ficam entre 30 e 50 PSI.

A maioria das bombas possui um medidor da pressão do pneu, então fique de olho para não colocar pressão demais também.

Tipos de furo

Existem algumas diferenças entre os furos que podem te deixar na mão, mas muitos deles são fáceis de evitar. Se o seu pneu está inflado abaixo do mínimo recomendado, fica bem fácil para você ganhar um furo, o que acontece quando você passa com a bike sobre pedras, meio fio ou bordas pontiagudas. Com a pressão baixa, a parede do pneu é forçada entre o aro e o objeto do impacto. O resultado mais comum são pequenos furos na câmara.

No entanto, se você inflar demais os pneus, você corre o risco de ter seus pneus explodidos ou de a câmara sair pela borda do pneu.

Um furo que lentamente diminui a pressão do pneu também pode ocorrer. Ele faz com que você tenha de inflar o pneu toda vez que for sair. O problema desses furos é a dificuldade em encontra-los, já que são muito pequenos. Na maioria dos casos, compensa trocar a câmara por completo.

Os pneus corretos e os acessórios

Você também pode reduzir as chances de ganhar um furo por escolher um pneu que seja desenvolvido para resistir a furos. Muitos pneus possuem reforços que aumentam a proteção da câmara.

Você também pode amentar a proteção dos pneus adicionando fitas anti-furo no pneu, que impedem a passagem de objetos pontiagudos para a câmara. Fica um pouco mais difícil tirar e colocar a câmara se utilizar essas fitas. Existem também os selantes, que impedem o ar de sair pelos furos, pois os veda assim que se abrem.

Se você não quer comprar pneus novos, você pode colocar câmaras mais resistentes. Muitos ciclistas concordam que este é o método mais barato e fácil de aumentar a durabilidade dos pneus e a resistência contra furos.

Reparando

Quando você troca um pneu furado, é crucial encontrar o furo e eliminar as chances de que isso ocorra de novo. Para fazer isso, localize e conserte o furo, e depois localize o local correspondente no pneu, procurando por objetos pontiagudos, rachaduras e outros danos. Como regra geral, sempre verifique o pneu antes de colocar uma câmara nova para não a jogar fora.

Se você tirar tempo para instalar a câmara corretamente, você também diminui a chance de furá-la. Para fazer isso, certifique-se de que a câmara está nivelada com o interior do aro e do pneu e distribuída uniformemente.

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