REVISTA BICICLETA - Circuito dos Imigrantes
Baixe Gratuitamente a Edição Digital de Maio - Junho 2017 da Revista Bicicleta!
Pneus Kenda

O Portal
da Bicicleta

SHIMANO
Revista Bicicleta - Edição 74

Leia

Revista
Bicicleta



+bicicleta - Cicloturismo

Circuito dos Imigrantes

Alto Paraguaçu – Itaiópolis (SC) / 2ª edição

Revista Bicicleta por Anderson Ricardo Schörner
1.879 visualizações
28/06/2017
Circuito dos Imigrantes
Foto: Maria Angélica Lucca

A segunda edição do Circuito dos Imigrantes aconteceu no primeiro final de semana de março, e teve por objetivo proporcionar à comunidade um evento cultural e esportivo no Núcleo Histórico de Alto Paraguaçu. Cerca de 300 ciclistas de 20 cidades participaram e deram um espetáculo de comportamento e educação.

O ambiente, que se mostrou extremamente aconchegante e com a identidade cultural do município, foi organizado pelo grupo de pedal Ita Rower, Associação Cultural Polonesa de Itaiópolis, Associação Cultural Ucraniana de Itaiópolis, Jipe Clube, Neca Promoções e Eventos e demais amigos colaboradores do evento, aproximadamente 100 pessoas em várias atividades. Segundo dados da organização, o número de adeptos à prática do cicloturismo em Itaiópolis aumentou 200%, de 28 para 115 ciclistas, ou seja, 87 novos ciclistas que aderiram a esta magnífica forma de se relacionar com a cidade.

Maria Angélica Lucca, de Rio do Campo (SC), participou do evento e elogiou bastante o clima que o envolveu: “foi um belo cicloturismo e uma organização que merece ser copiada. A localidade histórica de Alto Paraguaçu foi o ponto forte do evento. Ela preserva a originalidade da imigração polonesa e ucraniana do final do século XIX. É um patrimônio vivo, em que podemos sentir o envolvimento das pessoas no resgate e preservação da cultura. Sempre defendi esse tipo de evento, que não é uma competição (já competimos bastante no dia a dia). O cicloturismo pode ser muito mais difundido na nossa região. Foram dois dias de muitas prosas, a convivência na Casa Polaski-hostel e todo o seu encanto, tanto no fino trato com o ambiente, como nas pessoas que gentilmente cuidaram de tudo. Sempre tinha alguém com alguma história sobre o lugar para contar. E, é claro, não poderia faltar a vodka, no berço da colonização polonesa no estado de Santa Catarina”.

Localizado a 7 km do centro de Itaiópolis, o bairro de Alto Paraguaçu é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) devido ao seu elevado valor histórico e paisagístico no contexto do patrimônio cultural da imigração. O núcleo urbano conta com casas históricas, dois moinhos, a Igreja Santo Estanislau (considerada a maior igreja construída por imigrantes poloneses na América Latina), as Capelinhas do Rosário, entre outras construções. A Casa Polaski, que abrigou alguns dos ciclistas, é um exemplar da arquitetura eslava em Itaiópolis. Foi edificada em 1928, e ali já funcionou um armazém e um banco. A família Polaski foi a última proprietária do imóvel, comprado pelo IPHAN em 2008. É, sem dúvida, um dos exemplos remanescentes mais importantes da cultura polonesa na região, com sua particular configuração construtiva, sendo esta composta por fachada frontal em alvenaria, telhado de telha cerâmica francesa e corpo constituído por madeira, inclusive suas paredes internas. A Associação Cultural Polonesa de Itaiópolis recebeu a Casa em comodato destinando o seu uso como espaço cultural, para exposição, visitação e hostel. 

Certamente, mais um ótimo destino para quem quer “cicloturismar” por Santa Catarina. Serdecznie Witamy!


Informações

Ita Rower
www.facebook.com/ItaRower/

Associação Cultural Polonesa de Itaiópolis
www.facebook.com/associacaopolonesaitaiopolis/

Curtiu esse post?

Quer receber mais conteúdo sobre bicicleta e ciclismo em sua casa? Então clique aqui conheça nossas ofertas de assinatura.

Comentários Facebook
Comentários
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Para postar seu comentário faça seu login abaixo.

E-mail
Senha

 

Cadastre-se Aqui | Esqueceu a senha?

Edições On-lineCadastre-se Esqueceu a senha?
E-mail
Senha
Vídeos

 

 

Para fechar o banner, clique aqui ou tecle Esc.

Revista Bicicleta 2012 © Todos os Direitos Reservados