REVISTA BICICLETA - Cicloturismo no Acre
THE POWER OF THE PRO
Pneus Kenda

O Portal
da Bicicleta

Bicicleta Sense a partir de R$ 2.765,00!
Revista Bicicleta - Edição 68

Assine

Revista Física
Revista Virtual



+bicicleta - Roteiros - Brasil - Norte

Cicloturismo no Acre

Uma imersão cultural de bicicleta

Revista Bicicleta por Aluysio Ferreira e Carolina Pontes
35.289 visualizações
09/01/2015
Cicloturismo no Acre
Foto: Dener Fonseca

Que tal pedalar em meio à Floresta Amazônica, cruzar igarapés em canoas ou conhecer de perto o ofício dos seringueiros? Cinco roteiros de bike, criados pelo Projeto Bem Vindo Cicloturista, permitem aos amantes da bicicleta desvendarem os inúmeros encantos do Estado do Acre. 

Xapuri

Xapuri está situada ao sudeste do Acre. É carinhosamente chamada de “Princesinha do Acre” devido à sua relevância durante o Ciclo da Borracha.

A cidade foi palco da Revolução Acreana em 1899, que resultou na anexação do território do Acre, antes boliviano, ao Brasil. 

Xapuri é também destaque nacional quando o assunto é história ou militância pela preservação da floresta. O município é terra natal de Chico Mendes, um dos mais famosos ativistas que se envolveu na luta pela exploração sustentável da Amazônia.

Há opções para iniciantes e veteranos. Os cinco roteiros que formam o destino Xapuri variam de 2 a 47 km e apresentam diferentes graus de dificuldade física e técnica. Estradas de terra (regionalmente denominadas como ramais) e varadouros (trilhas em meio à selva) partem da simpática cidade que dá nome ao destino e conduzem o cicloturista a uma experiência única.

O primeiro roteiro, a Trilha Sibéria de Mountain Bike, consegue aliar belezas naturais e atrativos turísticos. O percurso de 5,3 km inicia com uma travessia de balsa e segue em meio às casas típicas da região. No trajeto, é imperdível visitar a saboaria artesanal e acompanhar a fabricação de sabonetes feitos à base de óleo de cupuaçu e andiroba. Ao fim da pedalada, uma vista privilegiada do encontro do Rio Acre com o Rio Xapuri.

O modo de vida do seringueiro

Os seringueiros possuem um modo de vida simples e comunitário. Seus povoados, conhecidos como colocações, são formados por casas construídas a partir de material fornecido pela floresta e se situam próximos às estradas de seringa (caminhos que cruzam entre 100 a 120 seringueiras). As estradas são percorridas em dias alternados para não exaurir a capacidade do fluxo de leite das árvores. O número de cortes, bem como suas profundidades, também são controlados para evitar que os recursos se esgotem. Em média, cada seringueiro consegue extrair de 30 a 50 kg de látex por dia.

A aventura segue rumo ao Seringal Rio Branco. No Roteiro Xapuri – Seringal Rio Branco, o cicloturista fica envolto pela floresta e enfrenta obstáculos. É preciso habilidade técnica para transpor as várias raízes expostas em meio à trilha. O clima abafado da floresta atesta que estamos próximos à Linha do Equador, mas nada de desânimo. Surpreenda-se com a biodiversidade e com o canto de pássaros. Pare, observe. Troque uma ideia com os seringueiros que vêm e vão pelas estradas de seringa. Já no Seringal, vale conhecer o artesanato em látex feito pelas mulheres da região. As peças retratam os animais da floresta. 

Impossível é voltar para casa sem saber um pouco mais sobre a história do Acre! O Roteiro Nos Passos de Chico Mendes é uma interessante imersão na história do estado e na história de um dos seus mais famosos personagens: o ambientalista Chico Mendes. Nesse roteiro de 1,6 km, o cicloturista visita o Museu Casa Branca, sede da antiga intendência boliviana durante a Revolução do Acre. Pedala rumo ao Museu Xapury e conhece os instrumentos e ferramentas utilizados pelos seringueiros. O cicloturista visita ainda o Museu Chico Mendes e sua antiga casa, onde foi terrivelmente assassinado em 1988. 

Para os aventureiros, o melhor ainda está por vir. O Roteiro Xapuri- Seringal Cachoeira é o mais extenso e o mais radical dos cinco percursos. São 46,6 km que mesclam estradas de terra, trilhas e travessias de igarapés. O cicloturista está todo tempo em meio à floresta. Uma experiência fascinante! O Seringal Cachoeira, palco dos embates feitos por Chico Mendes contra fazendeiros na década de 70, é o ponto final do roteiro e, hoje, integra um Projeto Agroextrativista. Famílias residentes no Seringal sobrevivem da extração manejada de madeira, da castanha e da venda do látex, além de gerenciarem a Pousada Cachoeira, localizada dentro da reserva. 

Chegando à Pousada, não perca a última pedalada. Adentre com sua bike na pequena canoa e atravesse o igarapé que corre nos fundos do estabelecimento. Na outra margem está a Trilha Seringal Cachoeira, um roteiro circular de 14 km que conduz o cicloturista ao interior da floresta. Durante o caminho, você encontrará a gigante Samaúma. A árvore rainha da Floresta possui mais de 400 anos e, para abraçá-la, são necessários mais de 26 pessoas. Ao longo do percurso são inúmeras as castanheiras. Durante a época de colheita das sementes, proteja-se com um capacete oferecido pela Pousada e previna-se de ser atingido por castanhas. 

O grande diferencial destes roteiros é que todos estão sinalizados com placas e marcos que orientam os cicloturistas durante os percursos. Confira a seguir a carta de navegação do roteiro Nos Passos de Chico Mendes.

Dicas para Viagem

  • Ao percorrer destinos mais longos, procure ser autossuficiente em água e comida. É raro encontrar moradores ou estabelecimentos comerciais no caminho.
  • Procure iniciar seus roteiros logo pela manhã. O calor na região é intenso e a sensação térmica é agravada pela umidade da floresta.
  • Leve sempre capa de chuva, principalmente quando for pedalar à tarde. A região é chuvosa o ano inteiro e são frequentes as precipitações ao entardecer.
  • Não se esqueça da tranca para a bicicleta para visitar os museus e demais locais.
  • Em Xapuri é possível encontrar com facilidade lojas que alugam bicicletas.
  • Use protetor solar e repelente contra insetos.

Veja a Carta de Navegação do Roteiro nos Passos de Chico Mendes Destino Turístico Xapuri - AC.

Curtiu esse post?

Quer receber mais conteúdo sobre bicicleta e ciclismo em sua casa? Então clique aqui conheça nossas ofertas de assinatura.

Comentários Facebook
Comentários
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Para postar seu comentário faça seu login abaixo.

E-mail
Senha

 

Cadastre-se Aqui | Esqueceu a senha?

Edições On-lineCadastre-se Esqueceu a senha?
E-mail
Senha
Vídeos

 

 

Para fechar o banner, clique aqui ou tecle Esc.

Revista Bicicleta 2012 © Todos os Direitos Reservados