REVISTA BICICLETA - Brasil Ride 2012
THE POWER OF THE PRO
Pneus Kenda

O Portal
da Bicicleta

Bicicleta Sense a partir de R$ 2.765,00!
Revista Bicicleta - Edição 67

Assine

Revista Física
Revista Virtual



+bicicleta - Eventos - Nacional

Brasil Ride 2012

23 a 29 de setembro

Revista Bicicleta por Claudia Franco
33.360 visualizações
21/11/2012
Brasil Ride 2012
Foto: Claudia Franco

A Brasil Ride é o maior desafio de Mountain Bike já realizado em solo brasileiro/sul-americano. Os atletas, todos em duplas, percorrem aproximadamente 600 km entre serras, vales, rios e trilhas variadas na Chapada Diamantina, centro da Bahia, num cenário perfeito para a épica corrida de sete dias. O Parque Nacional possui 152 mil hectares e altitude média entre 800 e 1.200 metros acima do nível do mar, com picos de até 2.000 metros. A água traz vida à região, com diversas nascentes, cachoeiras, lagos cristalinos e rios avermelhados, que alimentam uma incrível diversidade de fauna e flora.

A estrutura da Brasil Ride, comparada apenas às maiores ultramaratonas do mundo, fornece aos competidores tudo o que é necessário – alimentação, alojamento, suporte técnico integral. Cada dia de prova tem em média de 80 a 100 quilômetros do mais puro mountain bike, pelos caminhos abertos no garimpo de diamantes do século XVIII.

Este ano a prova contou com a participação de atletas de 19 países e de 22 estados brasileiros. Um verdadeiro sucesso.

Para 2013, o crescimento da prova tem uma excelente perspectiva, pois a Brasil Ride passa a fazer parte do calendário da UCI - União Ciclística Internacional. Sem dúvida alguma a quantidade de atletas profissionais será muito grande e consequentemente a disputa muito mais acirrada.

Quando o idealizador da ultramaratona criou o slogan “More than a race, a stage in your life” (mais que uma corrida, uma etapa em sua vida) ele sabia profundamente o que queria comunicar.

Não há como continuar sendo a mesma pessoa, o mesmo atleta após participar da Brasil Ride. Os aprendizados são inúmeros, intensos, profundos e para a vida toda. Todos aqueles que gostam de mountain biking deveriam participar da Brasil Ride pelo menos uma vez na vida. O verdadeiro desafio desta prova não está só em vencer, mas no autoconhecimento visceral, viver uma imersão no esporte, superar limites (orgânico, emocional, mental) e chegar o mais próximo da natureza que se pode estar. Lado a lado, os amantes do esporte e as estrelas do MTB nacional e mundial realizam esta jornada pelo coração do Brasil. Na trilha, na mesa do jantar, no acampamento, a confraternização e troca de experiência entre os atletas é um dos pilares do evento. É criada uma atmosfera global.

Os atletas são submetidos à estrema dificuldade de esforço físico, emocional e mental. Sobrevivem somente aqueles que se prepararam adequadamente para este tipo de esforço. O controle emocional se faz mais que necessário, pois sem ele o atleta não consegue cumprir os infindáveis quilômetros por trilhas duras com alto grau de dificuldade técnica. A participação nesta prova requer muito planejamento e muito treino. É fundamental que o atleta tenha total dedicação e empenho no preparo para a prova. As etapas são implacáveis, completam dentro do tempo somente aqueles que se prepararam para suportar os sete dias consecutivos de pedalada, pois é demandada muita energia do organismo (+/- 9.000 calorias/ dia). Requer-se um ser humano capaz de ter ao mesmo tempo: rápida recuperação e grande disposição.

Atualmente, a Brasil Ride é considerada a maior, mais completa e mais dura competição do mountain biking do mundo todo, consolidando-se como uma das melhores provas do planeta! "Em relação aos anos anteriores, 2010 e 2011, o ano de 2012 teve uma prova mais rápida e consistente. Os atletas se prepararam muito mais, estavam mais organizados, planejaram a participação com antecedência e consequentemente conseguiram finalizar as etapas em menor tempo", comenta Mário Roma, idealizador da prova.

A corrida foi vencida por Luis Leão Pinto e Tiago Ferreira, Equipe Lapierre de Portugal que acumulou 23 h 24 min 58 s. A segunda posição ficou com os tchecos Tomas Vokrouhlik e Martin Horak que completaram a competição em 23 h 57 min 44 s. No terceiro posto, deu Brasil. Josemberg "Montoya" Pinho e Gilberto Gois (Trust Bikes / JC Bikes), os melhores do país na ultramaratona de mountain biking, no tempo de 24 h 06 min 18 s.

Na categoria mista, a equipe Mateus Ferraz e Ivone Kraft (RC Bikes / Brasil Soul) venceu a prova invicta. Outra hegemonia ocorreu na categoria Master, com Abrão Azevedo e Paulo Borges, da equipe RC Bikes / Brasil Soul. Na categoria feminina as vencedoras foram a bicampeã Adriana Nascimento, que formou a equipe RC Bikes Ladie / Brasil Soul, pela primeira vez ao lado de Daniela Genovesi, especialista em provas de estrada de longa distância, comprovando muita qualidade nas montanhas.

A equipe brasileira melhor colocada foi composta por Josemberg Pinho “Montoya” e Gilberto Gois , que pedalaram sempre entre os primeiros colocados e asseguraram a camisa branca da Brasil Ride 2012. Destaque para os atletas das novas categorias Grand Master, Marco Melo e Marco Corrado (Acima de 50 anos) e Coorporativa (revezamento 3 atletas) que estrearam nesta edição.

A União Ciclísta Internacional (UCI) é parte da Federação Internacional de Ciclismo reconhecida pelo Comitê Olímpico Internacional (COI). A UCI foi fundada em Paris em 1900. Administra e promove o desenvolvimento das oito disciplinas do ciclismo em todo o mundo (estrada, pista, mountain bike, BMX, para-ciclismo, ciclo-cross, ensaios e ciclismo indoor). Ao longo dos últimos 10 anos, a UCI tem intensificado suas atividades de desenvolvimento em todos os cinco continentes. A missão da UCI é desenvolver e promover o ciclismo, em estreita colaboração com as federações nacionais, seja como esporte de competição e seus valores associados (esforço, bem-estar e fair play), como uma atividade saudável de lazer ou como meio de transporte.

Curtiu esse post?

Quer receber mais conteúdo sobre bicicleta e ciclismo em sua casa? Então clique aqui conheça nossas ofertas de assinatura.

Comentários Facebook
Comentários
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Para postar seu comentário faça seu login abaixo.

E-mail
Senha

 

Cadastre-se Aqui | Esqueceu a senha?

Edições On-lineCadastre-se Esqueceu a senha?
E-mail
Senha
Vídeos

 

 

Para fechar o banner, clique aqui ou tecle Esc.

Revista Bicicleta 2012 © Todos os Direitos Reservados