REVISTA BICICLETA - Bikephonia
THE POWER OF THE PRO
Pneus Kenda

O Portal
da Bicicleta

Bicicleta Sense a partir de R$ 2.765,00!
Revista Bicicleta - Edição 68

Assine

Revista Física
Revista Virtual



+bicicleta - Entenda Melhor

Bikephonia

O jovem ouvindo música de bicicleta

Por Revista Bicicleta
35.179 visualizações
27/07/2013
Bikephonia

O garoto, maravilhado com as canções que ali ouvia, ficava parado, ainda sobre a bicicleta, em frente aos alto-falantes.

Era uma vez uma pequenina e bela cidade, onde morava um garoto. Todos os dias, ele pedalava sua bicicleta até a praça do mercado. Era rápido, habilidoso, gostava muito de sua bike. Quando chegava à praça, algo o fazia parar: postes com alto-falantes, onde se podia ouvir música ao ar livre. O garoto, maravilhado com as canções que ali ouvia, ficava parado, ainda sobre a bicicleta, em frente aos alto-falantes. Volta e meia, pedalava ao redor da praça, mas logo parava novamente, hipnotizado pelas melodias.

E era assim, todos os dias, e todos os dias, seu amor pela música crescia. O garoto também cresceu e tornou-se um grande compositor. Em 2010, a praça ganhou uma estátua chamada “O Jovem Ouvindo Música de Bicicleta”, para imortalizar a cena e prestar uma homenagem ao garoto, à bicicleta e à música.

Essa é a história de Arvo Pärt, nascido em 11 de setembro de 1935, natural de Paide, na Eslovênia. A “pequenina e bela cidade”, também na Eslovênia, chama-se Rakvere, onde Arvo cresceu e desenvolveu sua paixão pela música. Ele compõe canções clássicas em um estilo conhecido por minimalismo, caracterizado pela repetição e estaticidade. Suas obras são hipnóticas, lembrando a música psicodélica, ou até mesmo o punk rock.

A música tem um poder especial. A pessoa responde imediatamente a uma melodia, ficando triste ou feliz, tensa ou relaxada, batendo o pé no ritmo ou ficando paralisada, extasiada. As letras podem apresentar críticas sociais, ou sentimentos que refletem a condição humana.

E a bicicleta também faz parte do universo musical. Da música popular brasileira ao rock da Inglaterra, do tango argentino à música clássica russa, ela está presente nas letras, títulos das músicas e álbuns, fisicamente em alguns palcos e orquestras ou, como no caso de Arvo, no contexto da história de grandes músicos.

Curtiu esse post?

Quer receber mais conteúdo sobre bicicleta e ciclismo em sua casa? Então clique aqui conheça nossas ofertas de assinatura.

Comentários Facebook
Comentários
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Para postar seu comentário faça seu login abaixo.

E-mail
Senha

 

Cadastre-se Aqui | Esqueceu a senha?

Edições On-lineCadastre-se Esqueceu a senha?
E-mail
Senha
Vídeos

 

 

Para fechar o banner, clique aqui ou tecle Esc.

Revista Bicicleta 2012 © Todos os Direitos Reservados