REVISTA BICICLETA - Bike Expo Brasil 2011
THE POWER OF THE PRO
Pneus Kenda

O Portal
da Bicicleta

Bicicleta Sense a partir de R$ 2.765,00!
Revista Bicicleta - Edição 68

Assine

Revista Física
Revista Virtual



+bicicleta - Eventos - Feiras

Bike Expo Brasil 2011

Veja alguns detalhes da edição

Revista Bicicleta por Anderson Ricardo Schörner
33.386 visualizações
03/12/2012
Bike Expo Brasil 2011
Foto: Roberto Furtado

Na Bike ExpoBrasil 2011 foi possível ver como o mercado da bicicleta está aquecido. Muitas empresas fizeram sua estreia trazendo bicicletas importadas, nacionais, de rendimento, conceitos inovadores, acessórios, vestuário etc. Outras empresas que já participavam da feira há mais tempo também aumentaram seus estandes, já que a empresa cresceu, acompanhando o mercado.
A presença dos principais atletas do país, principalmente do mountain biking, foi outra atração para os visitantes. Todas as novidades das principais marcas mundiais com representação no Brasil estavam reunidas no pavilhão amarelo do Expo Center Norte: câmbio eletrônico, cubo de marcha interna, sapatilhas de couro de canguru, freio hidráulico, suspensões com regulagem de retorno e tantas outras opções, além das incríveis bikes super cobiçadas.

BICICLETA FIXA

Vários estandes apresentaram modelos de bicicleta fixa. A maioria dessas bicicletas também permite que, invertendo o cubo traseiro, o ciclista pedale na roda livre (fixed gear e single speed). O conceito tem ganhado adeptos no mundo inteiro, por sua singular simplicidade. As empresas apostaram na tendência de crescimento do uso da bike fixa no Brasil.

BIKE 29

A procura por bicicletas aro 29 já era intensa e os rodões marcaram presença em peso na feira. Vários expositores falaram da crescente demanda, apostaram na 29 como carro-chefe para 2011/2012 e esgotaram seus estoques, surpreendendo os próprios empresários. A aceitação desse modelo é muito bom no Brasil e, com o investimento das empresas em inovação e tecnologia, as 29 devem superar quaisquer desconfiança e entrar no mercado pra ficar.

USO URBANO

Mesmo com tantos problemas de infraestrutura no país, a maioria das bicicletas comercializadas no Brasil é para uso como veículo de locomoção. Alinhados a essa constatação, muitos estandes apresentaram bicicletas e acessórios próprios para esse uso mais cotidiano: produtos simples, clássicos, mas com muitos detalhes e qualidade. Empresas tradicionalmente focadas em performance trouxeram versões urbanas.

BICICLETA DOBRÁVEL

Um dos modelos para uso urbano que mais se proliferou na última feira foram as dobráveis. O conceito permite muito mais interatividade na cidade e facilidades na hora de compartilhar a mobilidade com outros modais, estacionar ou ir trabalhar. A maioria dos modelos já vem com bagageiros e para-lamas. Havia inclusive um modelo pantográfico, que ao invés de dobrar, sanfonava.

BICICLETA ELÉTRICA

Outra febre na feira de 2011, as e-bikes apresentaram algumas evoluções, já que os consumidores querem menos peso e mais autonomia. A principal mudança é a troca das baterias de chumbo pelas baterias de lítio. Outro sistema comum a diversos modelos que estavam presentes é o chamado pedal assistido: ao invés de só acelerar manualmente, o usuário tem que pedalar e a parte elétrica ajuda a manter a velocidade, "aliviando" a pedalada.
BMX
Das edições anteriores para a Bike Expo 2011, houve uma crescente incrível de estandes com produtos exclusivos para o BMX. Os expositores também foram unânimes em afirmar que esse nicho de mercado realmente está em alta em todo o país. A participação na feira, então, foi motivada pela necessidade do mercado e pela dificuldade por parte dos lojistas em encontrar produtos para o BMX. O estilo inconfundível dos BMXers e o grande envolvimento dos expositores com a arte do Freestyle foram uma atração à parte na feira.

TRIATLO

Outro público focado pelos expositores foi o do triatlo. Houve a presença de muitos atletas da modalidade e empresas que se dedicam exclusivamente a produtos para quem pratica esse esporte. Vestuário e bicicletas próprias para os triatletas foram apresentadas. Como não é a UCI que regula as competições de triatlo, as bicicletas de triatlo podem ter geometrias diferentes, que não seriam aceitas em uma competição de ciclismo: o modelo Shiv, da Specialized, roubou a cena nesse quesito.

SUSTENTABILIDADE

Muitos produtos ligados à sustentabilidade também compuseram os estandes da Bike ExpoBrasil 2011. Quadros de bambu e até um projeto para instalação de bicicletas públicas, liberadas através de um cartão, puderam ser vistos de perto pelos visitantes.

Enfim, a Bike ExpoBrasil cresce a cada ano e a edição 2011 foi um sucesso pela diversidade de produtos expostos e conceitos de alta qualidade e padrão tecnológico, uma oportunidade ímpar para expositores e visitantes interagirem, o que vai culminar sempre na melhora do produto e na oferta de algo que realmente se supre a necessidade do mercado.

Curtiu esse post?

Quer receber mais conteúdo sobre bicicleta e ciclismo em sua casa? Então clique aqui conheça nossas ofertas de assinatura.

Comentários Facebook
Comentários
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Para postar seu comentário faça seu login abaixo.

E-mail
Senha

 

Cadastre-se Aqui | Esqueceu a senha?

Edições On-lineCadastre-se Esqueceu a senha?
E-mail
Senha
Vídeos

 

 

Para fechar o banner, clique aqui ou tecle Esc.

Revista Bicicleta 2012 © Todos os Direitos Reservados