REVISTA BICICLETA - Bicis por Sonrisas - Para encurtar distâncias!
THE POWER OF THE PRO
Pneus Kenda

O Portal
da Bicicleta

Bicicleta Sense a partir de R$ 2.765,00!
Revista Bicicleta - Edição 68

Assine

Revista Física
Revista Virtual



+bicicleta - Ideias - Ciclocidadania

Bicis por Sonrisas - Para encurtar distâncias!

Imagine aquela sua antiga bicicleta jogada no fundo do quintal de casa, na garagem ou no porão... Se você não a quer, Germán Lassere e Gustavo Rodríguez, as querem para poder recuperá-las e doá-las a jovens alunos de escolas rurais em troca de sorrisos. Este é o projeto Bicis por Sonrisas.

Revista Bicicleta por Therbio Felipe
34.695 visualizações
27/09/2013
Bicis por Sonrisas - Para encurtar distâncias!
Foto: Bicis por Sonrisas

O objetivo é nobre, além de necessitar de urgência para ser atendido. A iniciativa é simples, porém, contém uma força e compromisso monumentais. Para evitar que os alunos de escolas rurais, dada a falta de condições de serviços de transporte escolar e as distâncias por caminhos de terra, evadam das salas de aula, deixem de estudar e comprometam seu presente e futuro, bicicletas são recolhidas por toda Buenos Aires em qualquer estado por estes dois jovens argentinos, gratuitamente recuperadas por eles e doadas às instituições de ensino públicas.

Após o término do período letivo anual, as bicicletas permanecerão na escola como patrimônio comunitário, para servir de meio para que, num futuro próximo, outros alunos possam ter o privilégio da garantia de chegar à sala de aula.

Um breve levantamento das condições de traslado até as escolas do interior argentino verificou que um grande contingente de alunos, todos os anos, abandona o estudo por ter se cansado de percorrer, penosa e diuturnamente, os caminhos rurais. Seria necessário, então, facilitar seu traslado e, com isso, incentivar sua permanência na escola.

Além do resgate, recuperação e doação das bicicletas, Germán e Gustavo se encarregam de ‘educar’ pelo testemunho a estes alunos, ensinando- os a reparar e manter suas bikes usando de ferramentas, manuais e componentes, também objetos da doação. Germán orienta que se trata de dar autonomia, então, esta autonomia não pode ser incompleta. Bicicletas, ferramentas, componentes para reposição e formação cidadã serão os novos companheiros de alunos e alunas no seu momento de estudo.

Quando resolveram iniciar a ação, os dois amigos criaram uma grande festa em seu bairro, cujo ingresso para assistir a bandas e intervenções culturais era levar uma parte de uma bicicleta ou materiais de reposição. Não pediram bicicletas inteiras, apenas peças avulsas, às vezes, imprestáveis para alguns modelos, porém, reunidas, seriam capazes de concretizar sonhos.

Após recuperar cerca de quinze bicicletas na oficina caseira de Gustavo, agora em abril, os dois entregarão a primeira doação à Escuela 1-734 "Ángel Rizzo" de El Cavadito, que se trata de uma localidade do departamento de Lavalle, província de Mendoza, na qual certos alunos não possuem nem mesmo um lápis para apontar suas tarefas. Nesta escola, os garotos e garotas percorrem mais de 20 km diários caminhando desde suas casas, e por este motivo, chegam às segundas-feiras e regressam ao lar às sextas-feiras. Muitos têm desistido.

As redes sociais têm papel fundamental na continuidade da doação. A todo o momento chegam mais e mais comentários sobre a atividade que realizam e que já superou as fronteiras, não apenas territoriais, mas da indiferença e da apatia. A Rádio Mitre AM790 Buenos Aires, Bicicletas sin Fronteras e a rede Lanús Solidária têm sido parceiras essenciais desta alavanca, tanto que na última semana, através do programa Aire de Notícias da referida rádio, foram doadas mais de 15 bicicletas para a causa em um só dia.

A iniciativa de Bicis por Sonrisas tende a tomar vulto, pelo que temos conversado com outros companheiros ciclistas residentes em Buenos Aires e La Plata. Porém, a organização ainda não tem veículo próprio para transportar as doações até seu destino, e para tanto, necessitam contar com mais colaboração. E, estou certo, eles conseguirão, porque coisas como esta merecem nossa fé e merecem concretizar-se.

Verificamos que isto faz com que a comunidade se envolva, não apenas doe e se distancie do objeto doado. Ao ouvir o programa de rádio que está na Internet, nota-se a emoção dos radialistas e das pessoas que participam por telefone. Uma história solidária que viaja em bicicletas, trocando-as por sorrisos, para encurtar distâncias, em todas as dimensões.

Gustavo e Germán, com a mais emocionante simplicidade, dizem e provam que o que não é mais necessário ou útil para alguém poderá mudar a vida de várias pessoas em outra parte. Assim querem ver os sorrisos nos rostos de meninos e meninas de vários cantos e recantos de seu país, transformando sonhos em realidades, permitindo que troquemos as quinquilharias abandonadas por motivos mais do que especiais para sorrir.

Viva a Bicicleta, sempre!

Curtiu esse post?

Quer receber mais conteúdo sobre bicicleta e ciclismo em sua casa? Então clique aqui conheça nossas ofertas de assinatura.

Comentários Facebook
Comentários
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Para postar seu comentário faça seu login abaixo.

E-mail
Senha

 

Cadastre-se Aqui | Esqueceu a senha?

Edições On-lineCadastre-se Esqueceu a senha?
E-mail
Senha
Vídeos

 

 

Para fechar o banner, clique aqui ou tecle Esc.

Revista Bicicleta 2012 © Todos os Direitos Reservados