REVISTA BICICLETA - Bicicletas elétricas para passeios turísticos
Baixe Gratuitamente a Edição Digital de Maio - Junho 2017 da Revista Bicicleta!
Pneus Kenda

O Portal
da Bicicleta

SHIMANO
Revista Bicicleta - Edição 78

Leia

Revista
Bicicleta



+bicicleta - E-bike

Bicicletas elétricas para passeios turísticos

O Bike Tour SP passou a disponibilizar um passeio turístico gratuito com bicicletas elétricas pela Vila Madalena, aos domingos, apresentando os principais atrativos do bairro. A iniciativa pretende aproveitar as características inclusivas e democráticas das elétricas, expandindo a oportunidade do passeio para pessoas de todas as idades e diferentes condições físicas.

Revista Bicicleta por Anderson Ricardo Schörner
6.978 visualizações
26/10/2015
Bicicletas elétricas para passeios turísticos
Foto: Bike Tour SP / Divulgação

Mais de 12 mil pessoas já participaram de passeios do Bike Tour SP, um projeto que promove passeios turísticos gratuitos em bicicleta por diferentes rotas de São Paulo. Pela Avenida Paulista, Centro, Faria Lima e Parque do Ibirapuera, os participantes recebem informações históricas e curiosidades dos pontos visitados enquanto pedalam, por meio de um áudio guia acoplado ao capacete, nos idiomas português e inglês.

A ideia do projeto Bike Tour SP começou a se desenhar há cerca de 17 anos, quando André Moral realizou uma viagem pela Europa. “Pensei em adaptar os roteiros com áudio em Barcelona para conhecer São Paulo de bike, mas na época a cidade não estava tão preparada para isso como hoje”, diz ele. Em parceria com o irmão Daniel, André transformou sua idealização em realidade em maio de 2013.

Um novo roteiro foi lançado recentemente para se somar aos quatro já existentes. A eclética e multicultural Vila Madalena foi incluída como opção de tour. Durante o tour os participantes conhecerão os principais atrativos da Vila, pedalando em bicicletas elétricas emprestadas pelos organizadores e recebendo informações históricas e curiosidades por meio do áudio guia. “A Vila Madalena é um patrimônio histórico e cultural da cidade, que precisa ser conhecido em seus detalhes por todo paulistano”, afirma André Moral. Os passeios acontecem todos os domingos, em cinco horários, com grupos de até 10 pessoas e duração de uma hora. O roteiro começa no Museu A CASA, localizado na Av. Pedroso de Morais, e percorre as principais ruas do bairro, passando por atrativos e marcos de arte, design e arquitetura, como o Beco do Batman e o Instituto Tomie Ohtake. 

Por que utilizar e-bikes?

O grande diferencial do roteiro pela Vila Madalena é a inclusão da bicicleta elétrica. Há vários motivos que tornam essa opção interessante:

A assistência elétrica permite que mais pessoas desfrutem do passeio. Mesmo sendo rotas pequenas, de cerca de 5 km, algumas pessoas com deficiência ou pouca aptidão física podem se sentir motivadas a realizarem o passeio se puderem contar com o auxílio elétrico.

- Com bicicletas elétricas, as diferenças de ritmo podem ser suavizadas. Pessoas de diferentes idades podem realizar o passeio juntas, confiantes de que poderão acompanhar o ritmo. Uma família, do neto ao avô, pode aproveitar o domingo para um programa de lazer ao ar livre, que agrega conhecimento histórico da cidade e, acima de tudo, gratuito.

- Como o passeio é curto, o participante pode contar com a autonomia da bateria, sem risco de ficar sem o auxílio elétrico.

- Ao invés de se preocupar com uma subida ou com a possibilidade de não dar conta de realizar o trajeto, o participante pode desfrutar mais do passeio em si. A bicicleta elétrica mantém qualidades de uma bicicleta convencional, como a sensação de liberdade, o fato de estar em movimento ao ar livre, a conexão mais direta com a cidade, e tudo isto contribui para a experiência do passeio.

- Mesmo tendo o auxílio elétrico, a bicicleta elétrica ainda será um meio de transporte ativo. Ou seja, o participante estará em exercício, o que contribui para sua saúde geral e bem-estar. Passeios com bicicletas elétricas podem ser ajustadas para o seu nível de condicionamento físico e ajudar você a melhorá-lo.

- O passeio em bicicleta elétrica é, assim como o passeio em bicicleta convencional, econômico e sustentável. Comparado a outras formas de lazer, a pegada ambiental ou socialmente prejudicial é praticamente nula e, por acontecer nas ruas da cidade, ainda fomenta a bicicleta e influencia o seu uso.

Há vários benefícios da bicicleta elétrica que a tornam democrática e inclusiva. Por isso, seja você um ciclista já experiente ou alguém que não se sente preparado para realizar um passeio de bicicleta, a rota da Vila Madalena com o Bike Tour SP é uma opção para um domingo destes... Que tal? 

Para participar

Para participar, basta se inscrever com antecedência pelo site do projeto (biketoursp.com.br). “Aos participantes, pedimos apenas a doação de 2 kg de alimento não perecível, que são revertidos ao NABEM (Núcleo Assistencial Bezerra de Menezes). Acreditamos que uma cidade melhor passa por temas como cultura, mobilidade e ajuda ao próximo”, explica Daniel.

Bike Tour SP – Rota Vila Madalena
Inscrições gratuitas: biketoursp.com.br
Ponto de encontro: A CASA Museu do Objeto Brasileiro - Av. Pedroso de Morais, 1216 – Pinheiros
Dias: aos domingos Horários: 9 h, 10 h 30 min, 12 h, 13 h 30 min e 15 h

Pontos visitados na rota Vila Madalena

- Museu A Casa
- A história da Vila Madalena
- Parklets
- Os bares da Vila Madalena
- Beco Escola Aprendiz
- Ó do Borogodó e Pau Brasil Bar
- Os nomes das ruas da Vila Madalena
- Beco do Batman e o grafitti no Brasil
- Galeria Choque Cultural
- Blocos de carnaval de rua da Vila
- Instituto Tomie Ohtake

Curtiu esse post?

Quer receber mais conteúdo sobre bicicleta e ciclismo em sua casa? Então clique aqui conheça nossas ofertas de assinatura.

Comentários Facebook
Comentários
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Para postar seu comentário faça seu login abaixo.

E-mail
Senha

 

Cadastre-se Aqui | Esqueceu a senha?

Edições On-lineCadastre-se Esqueceu a senha?
E-mail
Senha
Revista Bicicleta 2012 © Todos os Direitos Reservados