REVISTA BICICLETA - Bicicletando Sempre
THE POWER OF THE PRO
Pneus Kenda

O Portal
da Bicicleta

Bicicleta Sense a partir de R$ 2.765,00!
Revista Bicicleta - Edição 68

Assine

Revista Física
Revista Virtual



+bicicleta - Cycle Chic

Bicicletando Sempre

Apaixonada por moda e bicicleta, Flávia de Barros Amorim começou a criar peças estilosas e exclusivas para vestir sua bike. A ideia deu tão certo que virou negócio, o Bicicletando Sempre.

Revista Bicicleta por Anderson Ricardo Schörner / Clara Lugão
35.845 visualizações
27/09/2013
Bicicletando Sempre
Foto: Clara Lugão

Nascida em São Paulo, Flávia de Barros Amorim mora há oito anos no Rio e, desde então, incorporou o espírito carioca de viver. Tanto que conhece os vários cantos da cidade por meio do veículo que tem ganhado cada vez mais atenção e usuários na cidade maravilhosa: a bicicleta. 

Ela explica que optou pela bicicleta por vários motivos: “primeiramente, por uma questão de qualidade de vida. Aproveito para fugir do trânsito caótico e, por tabela, do estresse do dia a dia. Tendo o Rio como pano de fundo, desfruto ao máximo da malha de ciclovias que a cidade nos oferece. Com uma oportunidade dessas aos meus pés, não tive como escapar das duas rodas. E também é importante nessa escolha poder colaborar com o meio ambiente e me manter saudável. Hoje, mais do que nunca, não consigo me imaginar sem a bike. Decididamente, é o transporte que se adequa 100% ao meu life style”.

Apaixonada e entusiasta do ciclismo urbano, Flávia resolveu unir esta com uma outra grande paixão: a moda, ramo em que trabalhou por anos. No Rio, passou por empresas como Cós, Andarella e Looxx e montou o estúdio de consultoria de acessórios De Lá Pra Cá. Segundo Flávia, “no momento atual, pedalar é mainstream. No Brasil, de uns anos para cá, a moda vem crescendo e acredito que não vai parar. Nunca se viu tanta gente pedalando estilosamente como agora. Para se ter uma ideia, as empresas de moda já sacaram e estão inserindo nas coleções micro trends com roupas de modelagens confortáveis, perfeitas para quem usa a bicicleta como meio de transporte”.

No início de 2011, ela resolveu apostar em um modelo de negócio ainda novo no mercado brasileiro e criou a Bicicletando Sempre, marca de acessórios cheios de estilo e exclusivos para bicicletas, seguindo o estilo Cycle Chic. Tudo começou “vestindo” sua própria bike, uma Sunbeam da década de 70, super clássica. “Aproveitei o know how que tinha com os acessórios de moda e criei peças focando no movimento Cycle Chic. As pessoas me paravam na rua para saber de onde vinham aqueles acessórios, que eu mesma fazia”, conta Flávia, que agora desenvolve alforjes de vários tamanhos e estampas, carregadores de bicicleta em couro, lindas capas de selim, presilhas para calças (usadas sobretudo por executivos) e suportes de garrafas. Tudo para personalizar uma magrela. As vendas são feitas pelo Facebook da marca.

Mas o grande destaque entre as novidades da Bicicletando Sempre é a cesta. Fruto de seis meses de pesquisas, ela é confeccionada com a folha da taboa e representa uma alternativa ecologicamente correta que foge do tradicional vime “made in China”. Cada peça é minuciosamente trançada num processo que leva um dia. 

Flávia afirma que “a customização de bikes é uma realidade na Europa. Não tem uma bicicleta que não tenha um detalhe, uma marca da personalidade de quem a usa. Como o ciclismo urbano é uma tendência crescente no Brasil, eu quis fazer algo que trouxesse um charme bem brasileiro pra esse universo. Tenho observado em minhas pedaladas diárias pelo Rio de Janeiro, várias pessoas, independentemente da idade, vestidas com muito estilo e se locomovendo com bicicleta”.

Os precursores do movimento Cycle Chic continuam sendo inspiração e fonte para exploração de ideias. “Em vários lugares, vemos mulheres que conseguem estar com um visual bacanérrimo da cabeça aos pés e, tranquilamente, transitam pelas ruas e ciclovias com uma propriedade de causar inveja. Admiro muito o fotógrafo dinamarquês Mikael Colville, um grande visionário, fundador do Cycle Chic. Outro ponto importante a ser levado em conta é a quantidade de blogs Cycle Chic espalhados pelo mundo. Outra visionária desse universo é a nova-iorquina Bridget Fleming, do site Downtown From Behind. Sou fã!”, finaliza Flávia.

Curtiu esse post?

Quer receber mais conteúdo sobre bicicleta e ciclismo em sua casa? Então clique aqui conheça nossas ofertas de assinatura.

Comentários Facebook
Comentários
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Para postar seu comentário faça seu login abaixo.

E-mail
Senha

 

Cadastre-se Aqui | Esqueceu a senha?

Edições On-lineCadastre-se Esqueceu a senha?
E-mail
Senha
Vídeos

 

 

Para fechar o banner, clique aqui ou tecle Esc.

Revista Bicicleta 2012 © Todos os Direitos Reservados