REVISTA BICICLETA - Banda CO2Zero
THE POWER OF THE PRO
Pneus Kenda

O Portal
da Bicicleta

Bicicleta Sense a partir de R$ 2.765,00!
Revista Bicicleta - Edição 68

Assine

Revista Física
Revista Virtual



+bicicleta - Ideias - Sustentabilidade

Banda CO2Zero

Revista Bicicleta por Anderson Ricardo Schörner
34.729 visualizações
22/01/2013
Banda CO2Zero
Foto: Divulgação

“Sou tatu desesperado, cercado de fogo por todos os lados. Fugindo à procura de abrigo, mas só encontro perigo e lares destruídos. Etanóis tá tudo bem. Etanóis nóis que tem. Etanóis pra passear. Etanóis pra viajar, assustando a bicharada. E na cidade arejada, em minha corrida alucinada, encontro uma andorinha na beira da estrada carregando uma gota d´água, e jogando na queimada, dando exemplo pra moçada”. 

(Letra da música Etanóis).

Os caras de Santa Bárbara do Oeste, São Paulo, arrasam. Com aquele rockzinho gostoso de ouvir, a moçada do CO2Zero passa a sua mensagem sustentável através das letras de suas músicas. Mas como só falar não resolve nada e o exemplo é a melhor lição, o que mais passa a ideia de respeito ao meio ambiente é a forma como a banda gera energia para produzir o próprio show, das luzes aos alto-falantes: bicicletas.

“Hoje, temos quatro bicicletas que geram juntas 400 watts de energia elétrica, suficiente para um show com público de até 1.000 pessoas. Em outra comparação, 400 watts são suficientes para manter oito notebooks funcionando”, relata José Carlos Armelin, baterista e idealizador do projeto. Armelin é formado em engenharia eletrônica e professor universitário, e ele desenvolveu o sistema que conecta as bicicletas ao gerador e distribui a energia às luzes e amplificadores.

Em 2007, quando era professor em escola profissionalizante, José Carlos Armelin recebeu a missão de trabalhar o tema meio ambiente. Mas percebeu que apenas falar sobre o assunto que ele considera tão importante e tem impregnado em seu modo de vida não prendia a atenção e o interesse dos alunos. Percebendo a falta de resultado, ele resolveu unir três paixões: bicicleta, música e mecatrônica. No início, as pedaladas alimentavam um CD Player automotivo que chamava a atenção para a sustentabilidade. Os alunos começaram a participar mais e aceitar melhor as colocações do professor.

Em março de 2008, Armelin aceitou o desafio de fazer um show musical sustentável dentro da escola. Depois dessa estreia, a banda fez várias experimentações, com vários músicos, mas a formação atual da CO2Zero se definiu em março de 2010: Armelin, na bateria, Max, guitarra solo e voz, Reginaldo, guitarra base, e Kleber, baixo e voz. 

Concurso de Jornalismo CNN

A 7ª Edição do Concurso de Jornalismo Universitário CNN aconteceu em 2011 e o evento de premiação foi em agosto. Estudantes de jornalismo do Brasil inteiro participaram com reportagens sobre Energia Renovável. Com a matéria Pedal Sustentável, em que mostra a forma como a banda CO2Zero produz a própria energia para o ensino ambiental através da música, o estudante Carlos Giannoni de Araújo, do Instituto Superior de Ciências Aplicadas, Limeira, interior de São Paulo, foi o vencedor. O vídeo da reportagem pode ser acessado na página oficial do Concurso, www.concursocnn.com.br, no link Blog.

Entre os jurados do concurso deste ano estavam vários nomes importantes do telejornalismo brasileiro, como Marcelo Tas, jornalista e apresentador do CQC, da Rede Bandeirantes, Ana Paula Padrão, jornalista e apresentadora da Rede Record e Sônia Bridi, jornalista e repórter da Rede Globo.

Na segunda colocação do Concurso ficou a videorreportagem Condomínio de Agroenergia, da aluna Marcele Antonio, da Faculdade Assis Gurgacz (FAG), de Cascavel, e em terceiro lugar ficou Fernanda Aragão, da Universidade Federal da Bahia, com a matéria Consciência e Economia: Comunidade da Trindade decide usar Energia Solar.

A premiação mostra como a ideia da banda é inovadora e inteligente, e como a bicicleta é sustentável, até mesmo para produzir energia para um show.

O nome da banda, segundo os músicos, foi inspirada no protocolo de Kyoto, 1997, em que as nações assumiram a obrigação de diminuir as emissões de gases poluentes causadores do efeito estufa. “O automóvel como meio de transporte individual é um dos fatores que mais contribui com a emissão desses gases, e a bicicleta é uma solução de transporte rápida e viável desde que foi inventada. Usamos a bicicleta para gerar eletricidade em nossos shows na esperança de que o público perceba que a melhoria ambiental passa pela colaboração de todos, da mesma forma que a banda só funciona se todos pedalarem”.

O som amplificado através da energia das bikes acompanha letras de conscientização ambiental. “A inspiração das letras é um desdobramento da sala de aula. Onde antes eu ensinava sobre os quatro R’s, hoje cantamos reaproveitar, reduzir, reciclar e repensar. Assim acontece com todas as músicas, inclusive dizer que a pessoa que anda de bike é o bom”, diz Armelin.

E se todo mundo parar de pedalar? Durante o show, a banda consegue armazenar parte da energia em uma bateria de chumbo ácido, cuja função é evitar o black-out em caso de todos pararem de pedalar ao mesmo tempo.

No show da CO2Zero ninguém fica parado. Em média, cada pessoa do público pedala cinco minutos. Em contribuições calóricas, a soma seria de aproximadamente 1200 kcal para um hora de show.

Fora dos palcos, o pessoal da banda pedala nos ensaios e em algumas reuniões em que tomam decisões sobre a banda. Armelin diz que utiliza a bicicleta no dia a dia para ir ao mercado, padaria, farmácia, dar palestras em escolas e passear. “Para mim, a bicicleta representa a melhoria da qualidade de vida individual e coletiva. Ela é o meio para a melhora da saúde física, mental e ambiental. Proporciona aos seus apaixonados momentos de liberdade, facilitando a aproximação com a natureza”, finaliza o baterista da banda mais sustentável do Brasil.

Curtiu esse post?

Quer receber mais conteúdo sobre bicicleta e ciclismo em sua casa? Então clique aqui conheça nossas ofertas de assinatura.

Comentários Facebook
Comentários
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Para postar seu comentário faça seu login abaixo.

E-mail
Senha

 

Cadastre-se Aqui | Esqueceu a senha?

Edições On-lineCadastre-se Esqueceu a senha?
E-mail
Senha
Vídeos

 

 

Para fechar o banner, clique aqui ou tecle Esc.

Revista Bicicleta 2012 © Todos os Direitos Reservados