REVISTA BICICLETA - Atitudes Sustentáveis
THE POWER OF THE PRO
Pneus Kenda

O Portal
da Bicicleta

Bicicleta Sense a partir de R$ 2.765,00!
Revista Bicicleta - Edição 68

Assine

Revista Física
Revista Virtual



+bicicleta - Ideias - Sustentabilidade

Atitudes Sustentáveis

Revista Bicicleta por Anderson Ricardo Schörner
36.150 visualizações
18/12/2014
Atitudes Sustentáveis
Foto: Ponsulak / Shutterstock

As coisas se repetem e nós gostamos de festejar o que é cíclico. Quanto será gasto para comemorar a chegada do ano novo? Do Natal? Como se repete de tempos em tempos, um hit está na cabeça de todos os brasileiros e ganhou o mundo: todos cantarolam o “ai, se eu te pego”, mesmo sem querer. Tem quem quer esquecer, mas é só ligar o rádio ou a televisão e lá está ela - a música - querendo nossa atenção. Poder da mídia sobre a opinião popular? Questão de gosto? Modismo? Um pouco disso tudo.

De certa forma, a sustentabilidade também virou um modismo. Ela está presente nos discursos políticos, nas missões e valores das empresas, na mente das pessoas. Não que seja ruim, mas se for encarada apenas como um modismo, tal como os hits do momento, logo será esquecida. É importante que o pensamento por detrás da sustentabilidade não seja apenas uma propaganda falsa e que os debates não sejam feitos apenas no Dia Mundial do Meio Ambiente. Para que a sustentabilidade seja algo mais, é preciso:

1 - Mais do que árvores em catálogos

Ser sustentável virou vantagem competitiva, mas não adianta a empresa fazer apenas uma propaganda com um rio de águas limpas e mudas de plantas estampadas em seu catálogo quando a realidade da exploração dos recursos naturais é outra. 

2 - Menos show e mais ação

O que você sabe sobre o Festival SWU, famoso por unir sustentabilidade e música? Faça uma simples experiência: visite o site www.swu.com.br, clique no link fórum, referente à programação do fórum sustentável. No dia 14 de novembro, por exemplo, estava programada a palestra de Solaraid, uma ONG que trabalha na África Oriental e Meridional levando energia limpa e renovável e combatendo as mudanças climáticas e a pobreza. Há apenas um comentário para o post e ninguém precisa se culpar por não conhecer a ONG. Agora, no link festival 2011, dia 12 de novembro, The Black Eyed Peas, são 253 comentários e é muito difícil que você nunca tenha ouvido falar deles. É totalmente admissível que uma banda tenha mais popularidade do que uma ONG, mas a questão é: ser sustentável exige menos show e mais ação e é bom não misturar as coisas para não se contradizer.

3 - Para que e para quem?

Tomar atitudes de preservação dos recursos é não negligenciar as necessidades nossas, dos outros e daqueles que ainda nem existem. É viver pensando em conjunto, não apenas em si mesmo, para que a vida possa se sustentar. Deveríamos agir pensando em nossos amigos, familiares, filhos e netos, mas muitas vezes buscamos apenas a satisfação momentânea com um luxo qualquer. Para piorar, o governo, que deveria cuidar do nosso bem-estar, comumente se perde em suas prioridades. As corporações deveriam oferecer produtos e serviços que suprissem nossas demandas de forma sustentável, mas tornam-se obcecadas pelo lucro. Atitudes sustentáveis exigem foco nas pessoas (para quem) e nos objetivos (para que).

4 - De dentro para fora

Comece dentro da sua casa, da sua empresa, do seu grupo social. Comece por você. Tome iniciativas, estabeleça parâmetros e envolva os demais em atitudes cotidianas simples e sustentáveis. Incentive, por exemplo, os colegas de trabalho a ir de bicicleta mostrando na prática todos os benefícios que esta atitude pode proporcionar.

Talvez, daqui há quatro ou cinco anos, alguém releia esta revista e nem conheça o “Ai, se eu te pego”. É provável que ele caia no esquecimento em breve, se o passado se repetir, como tem sido. Mas as atitudes sustentáveis, estas certamente ainda serão válidas. Então, festeje o cíclico, as repetições sem novidades, mas não esqueça do que é realmente importante.

Curtiu esse post?

Quer receber mais conteúdo sobre bicicleta e ciclismo em sua casa? Então clique aqui conheça nossas ofertas de assinatura.

Comentários Facebook
Comentários
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Para postar seu comentário faça seu login abaixo.

E-mail
Senha

 

Cadastre-se Aqui | Esqueceu a senha?

Edições On-lineCadastre-se Esqueceu a senha?
E-mail
Senha
Vídeos

 

 

Para fechar o banner, clique aqui ou tecle Esc.

Revista Bicicleta 2012 © Todos os Direitos Reservados