REVISTA BICICLETA - Aliança Bike
THE POWER OF THE PRO
Pneus Kenda

O Portal
da Bicicleta

Bicicleta Sense a partir de R$ 2.765,00!
Revista Bicicleta - Edição 67

Assine

Revista Física
Revista Virtual



+bicicleta - Mercado

Aliança Bike

Revista Bicicleta por Therbio Felipe Moraes Cezar
34.430 visualizações
30/11/2012
Aliança Bike
Foto: Divulgação

Sustentada pela união de diferentes modelos de empresas do setor brasileiro de bicicletas e com o propósito de dar fortalecimento ao mercado nacional, nasceu em 2005 a Aliança Bike.

Contando atualmente com 46 empresas associadas entre fabricantes, importadores, fornecedores, distribuidores, organizadores de eventos e lojistas de bicicletas, acessórios, partes e peças, a Aliança Bike busca ganhar representatividade não apenas no diálogo com o mercado, mas também no aumento substancial do uso democratizado da bicicleta.

Revisando o que observam as lições mais modernas de gestão, difundidas em todo o mundo, percebe-se o destaque dado à necessária equalização de forças de toda a cadeia produtiva de um determinado bem ou serviço. Ou seja, cada ator envolvido, direta ou indiretamente com a consolidação de um produto, precisa, ordinariamente, ser qualificado e nivelado com os demais, sob pena de enfraquecer as propriedades de tal cadeia e não utilizar todas as potencialidades que o mercado oferece.

Com foco nisto, a Aliança Bike tem promovido certa mobilização dos agentes públicos e privados, além da sociedade em geral, com o objetivo de minimizar os impactos que ainda emperram a difusão do uso irrestrito da bicicleta no cotidiano do país.

De acordo com Carlos Ghiraldelli, assessor de imprensa da Aliança Bike, uma das frentes assumidas pela associação é o combate ao mercado informal e ao contrabando, além de outras práticas não profissionais que ameaçam, desregulamentam e atrasam o mercado brasileiro de bicicletas. Além deste movimento em prol da qualificação do setor, esclarece, ainda existem ações voltadas para a participação, em parceria com as associações ABRADIBI (Associação Brasileira dos Fabricantes, Distribuidores e Exportadores e Importadores de Bicicletas, Peças e Acessórios), SIMEFRE (Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários) e ABRACICLO (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares) em pesquisas que subsidiaram o Governo do Estado de São Paulo na revisão das margens de valor agregado praticadas no regime de substituição tributária do ICMS de bicicletas, partes e peças.

Outra parcela importante de contribuição para a qualificação do setor desenvolvida pela associação é a oferta do Curso de Formação de Mecânicos de Bicicleta, nível básico, em parceria com o SENAI - São Paulo, o qual cede as estruturas para a realização das aulas enquanto os materiais são cedidos, por sua vez, pelos associados da Aliança Bike. Note-se, o curso é reconhecido pelo Ministério da Educação.

Até o momento, conforme informa Ghiraldelli, já se formaram duas turmas, sendo que a terceira irá iniciar suas atividades dentro das próximas semanas. Para candidatar-se ao curso, o aluno deverá enviar e-mail com seus dados de contato para o endereço cursodemecanicos@aliancabike.org.br.

Ainda na esteira para buscar representatividade junto aos parceiros, a Aliança Bike estabeleceu um plano de trabalho para o biênio 2012-2013, onde se destacam outras ações em especial: relacionamento com o governo (com vistas a subsídios e incentivos ao mercado nacional), relacionamento com o associado (com base na democratização dos benefícios de participação na entidade), pró-atividade tributária (buscar que o mercado pague menos impostos, a partir da desoneração dos tributos).

Ghiraldelli ainda destaca que a promoção, expansão e a qualificação das relações entre os personagens do setor visam fortalecer a imagem positiva em torno do uso da bicicleta. Sendo assim, sob orientação do escritório jurídico que assessora a instituição, tem-se atuado também em questões de Certificação de Produtos junto ao INMETRO. Estes resultados podem ser mais bem observados pelo consumidor final quando este analisa o incremento alcançado pelas empresas do mercado de bicicleta nos últimos anos, principalmente no que diz respeito à diversidade e qualidade cada dia maior dos produtos a que tem acesso.

Mas o ano de 2012 traz ainda muita expectativa em torno da Brasil Cycle Fair, que tem como tema “Os caminhos da inovação no mercado brasileiro de bicicletas”. Tal feira representa um dos momentos mais esperados do ano pela Aliança Bike, contando com a promoção da Promovisão e apoio da ABRADIBI.

Segundo a Aliança Bike, uma das metas principais da feira é fomentar o mercado a fim de gerar os recursos necessários para a sustentação de novos projetos.

Diretoria Aliança Bike

Presidente: Marcelo de Barros Dantas Maciel
Diretor Administrativo Financeiro: Giancarlo Clini
Diretora de Eventos: Silvia Correia Lima Neser
Diretor de Comunicação: Paulo Leite Bastos Serena

Conselho Fiscal

Titular: Werner Wiedenbrug
Suplente 1: Renato B. Mirandolla

Curtiu esse post?

Quer receber mais conteúdo sobre bicicleta e ciclismo em sua casa? Então clique aqui conheça nossas ofertas de assinatura.

Comentários Facebook
Comentários
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Para postar seu comentário faça seu login abaixo.

E-mail
Senha

 

Cadastre-se Aqui | Esqueceu a senha?

Edições On-lineCadastre-se Esqueceu a senha?
E-mail
Senha
Vídeos

 

 

Para fechar o banner, clique aqui ou tecle Esc.

Revista Bicicleta 2012 © Todos os Direitos Reservados