REVISTA BICICLETA - Mídia para mudar o mundo
THE POWER OF THE PRO
Pneus Kenda

O Portal
da Bicicleta

Bicicleta Sense a partir de R$ 2.765,00!
Revista Bicicleta - Edição 67

Assine

Revista Física
Revista Virtual



+bicicleta - Mobilidade

Mídia para mudar o mundo

A Ciclomídia é uma empresa inovadora de mídia alternativa que tem nas bicicletas e nos seus usuários a inspiração para seus produtos e serviços.

Por Revista Bicicleta
34.992 visualizações
15/10/2012
Mídia para mudar o mundo
Bike Valet: um estacionamento de bicicletas conveniente e seguro, oferecido gratuitamente para os ciclistas.

A ideia central do negócio surgiu quando Eduardo Grigoletto, idealizador e sócio-diretor da empresa, passou a usar a bicicleta como seu principal meio de transporte para ir ao trabalho e para resolver coisas do dia a dia, como ir ao banco ou realizar pequenas compras. “Sempre compartilhei o carro com a minha esposa, e em determinado momento de nossas carreiras profissionais, nossos empregos ficaram em direções opostas e aí surgiu a questão de comprar outro carro. Como eu já estava saturado do trânsito de São Paulo e com as condições precárias do transporte público, resolvi comprar uma bicicleta”, comenta. 

Apesar de a cidade oferecer pouquíssima estrutura para o ciclista, ver uma bicicleta nas ruas de São Paulo é cada vez mais comum. Uma das grandes dificuldades dos ciclistas é encontrar lugar apropriado para estacionar suas bicicletas. A maioria dos estabelecimentos e empresas não dispõe de um local adequado e não sabem como atender o ciclista ou como lidar com a situação. Foi aí que surgiu a ideia da Ciclomídia. “Os benefícios de andar de bicicleta foram tão grandes para mim que proporcionar isso para outras pessoas passou a ser uma obsessão”, diz Eduardo Grigoletto. 

A Ciclomídia atua em três frentes. A primeira delas é o paraciclo publicitário. A ideia é instalar gratuitamente os paraciclos em estabelecimentos e transformá-los em mídia. “Devido à rigidez da Lei Cidade Limpa em São Paulo, hoje podemos instalar os paraciclos apenas em garagens subterrâneas ou que não tenham visão da rua, mas acreditamos que a Lei se torne mais flexível, principalmente para esse tipo de mídia que gera um benefício para a sociedade e não é apenas uma simples propaganda, inclusive estamos num momento de cadastrar estabelecimentos interessados em ter esses paraciclos”, diz Eduardo. A Ciclomídia também está cadastrando representantes e procurando parceiros em outras cidades e estados, expandindo assim a atuação da empresa.

A segunda é o chamado Bike Valet: um estacionamento de bicicletas conveniente e seguro, oferecido gratuitamente para os ciclistas (e também usuários de veículos movidos à propulsão humana ou elétrico assistidos) em festivais, feiras, shows, congressos, eventos esportivos e especiais durante todo o ano. Os organizadores de eventos contratam o serviço e a Ciclomídia disponibiliza e opera uma estrutura completa de estacionamento de bicicletas em seus eventos. Os ciclistas podem deixar suas bicicletas com todos os acessórios, capacete e alforjes. Ele funciona como se fosse uma chapelaria, só que para bicicletas. Os usuários chegam ao posto de atendimento, preenchem um cadastro e recebem um ticket numerado. A equipe da Ciclomídia estaciona e cuida das bikes durante o evento e no final o usuário a retira devolvendo o ticket. Apenas os funcionários da Ciclomídia tem acesso às bicicletas no estacionamento.

Por conta das restrições da Lei Cidade Limpa, passamos a fornecer e instalar paraciclos sem mídia também focando na adequação dos estabelecimentos e empresas, que é nossa terceira opção. Nesse modelo, o cliente adquire o produto numa venda normal, nós instalamos os equipamentos em seu estabelecimento e chancelamos seu estabelecimento como amigo do ciclista instalando uma plaquinha com o nosso logo do Bike Point, que indica que ali o ciclista é bem recebido e tem um lugar especial para sua bike. Esses estabelecimentos também são inseridos num mapa que temos com todos os Bike Points e que em breve pretendemos levar também para um aplicativo de smartphones Android e iOS.

O lançamento do serviço ocorreu com sucesso em julho de 2011 na Casa das Rosas, em São Paulo, durante um evento promovido pela marca Shimano. Foi um ciclo de palestras sobre bicicletas e mobilidade urbana que contou com a presença de vários cicloativistas conhecidos e o Bike Valet surpreendeu a todos os presentes. “Durante o evento Ciclo Debates organizado pela Shimano na Casa das Rosas, tivemos a grata surpresa de contar com o apoio do serviço de Bike Valet. Com o excelente público que compareceu aos debates, o serviço de Bike Valet agregou muito ao evento: a grande maioria das pessoas foi de bicicleta e o bicicletário já existente da Casa das Rosas não atendeu a demanda. Nesse ponto, a participação, boa organização e iniciativa do pessoal do Bike Valet foi fundamental. Garantir a segurança e comodidade das pessoas que desejam ir a qualquer evento de bicicleta é algo que realmente precisa ser considerado”, disse João Magalhães, responsável pelo Marketing da Shimano.

Renata Falzoni, jornalista e apresentadora da ESPN, usou o serviço da Ciclomídia no evento da Casa das Rosas e também deu o seu depoimento. “Quando eu comecei nos anos 70 a pedalar por São Paulo como meio de transporte, um dos desafios que eu tinha que enfrentar era justamente aonde estacionar a bicicleta. Na época eu fotografava para várias revistas, entre elas a Playboy. Eu frequentava os locais mais badalados da cidade sempre na minha bicicleta. Com isso eu consegui criar uma rede de estabelecimentos chiquérrimos, onde a minha bicicleta era e ainda é até hoje, bem recebida. E ser bem recebida com a minha bicicleta faz toda a diferença. De uns tempos para cá aumentou e muito a quantidade de pessoas que pedalam e frequentam os eventos mais importantes da cidade e nada mais importante para esse público formador de opinião do que haver estacionamento para bicicletas em local visível de fácil acesso. Prover um Bike Valet além de embelezar o evento, é um certificado do quanto os organizadores estão sintonizados com a sustentabilidade e o bem estar de quem se predispõe a mudar esse planeta.” 

“Foi-se a época em que isso era uma opção, hoje é uma necessidade! Para deslocamentos mais curtos em torno de até 10 km, a bicicleta é o meio mais inteligente. Acho fundamental o trabalho que a Ciclomídia vem fazendo”, diz Luciano KDra Lancellotti, Apresentador da ESPN.

Sobre a Ciclomídia

Projeto selecionado entre mais de 400 inscritos no Mega Start-Up Lab, promovido pela Artemísia Negócios Sociais e pelo Hub São Paulo, na categoria “Negócios Inovadores”. Apenas seis empreendedores tiveram a oportunidade de apresentar sua empresa para uma banca composta por diretores, consultores e gestores de grandes empresas. 

A Ciclomídia, através da venda de anúncios em seus paraciclos publicitários e eventos que contratem o Bike Valet, pretende agregar um valor socioambiental aos seus clientes transformando sua comunicação num real legado para a sociedade, ajudando a ampliar uma rede de locais para estacionamento de bicicletas, promovendo e incentivando a mobilidade sustentável e a redução da emissão de carbônico no meio ambiente.

Curtiu esse post?

Quer receber mais conteúdo sobre bicicleta e ciclismo em sua casa? Então clique aqui conheça nossas ofertas de assinatura.

Comentários Facebook
Comentários
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Para postar seu comentário faça seu login abaixo.

E-mail
Senha

 

Cadastre-se Aqui | Esqueceu a senha?

Edições On-lineCadastre-se Esqueceu a senha?
E-mail
Senha
Vídeos

 

 

Para fechar o banner, clique aqui ou tecle Esc.

Revista Bicicleta 2012 © Todos os Direitos Reservados