REVISTA BICICLETA - Escolha seu Destino
THE POWER OF THE PRO
Pneus Kenda

O Portal
da Bicicleta

Bicicleta Sense a partir de R$ 2.765,00!
Revista Bicicleta - Edição 68

Assine

Revista Física
Revista Virtual



+bicicleta - Cicloturismo

Escolha seu Destino

Revista Bicicleta por Antônio Olinto
38.355 visualizações
21/06/2015
Escolha seu Destino
Foto: Antônio Olinto

Muitas pessoas me perguntam onde seria bom viajar de bicicleta.

Sempre dou dicas e tento descrever algum trajeto de acordo com o estilo que percebo em cada um, mas no fundo sei que a melhor resposta não está no que falo.

Fazer uma viagem de bicicleta, apesar de ser prazeroso, não é fácil. Exige preparo físico mínimo, disponibilidade de tempo e muita disposição. Geralmente só podemos conseguir todos estes ingredientes com alguma dedicação séria, e a melhor maneira de fazer tudo isto valer a pena é quando o esforço está dirigido em prol de uma grande causa.

Como já vimos, uma das características do cicloturismo é que a bicicleta atrai as pessoas e podemos nos relacionar muito em uma viagem. Aproveitando-se disto, muitos colegas colocam como “gol” de suas viagens causas nobres como a defesa de ideias e ideais.  Entretanto para mim o mais nobre dos motivos é simplesmente seguir seu próprio sonho de viagem.

Realizar um sonho de viagem não é egoísmo, é obrigação. Quando o sonho de realizar uma certa viagem de bicicleta nasce em uma mente, geralmente é puro, ou seja, não foi colocado pela propaganda de consumo de massa. Sendo assim, é responsabilidade do dono do sonho torná-lo realidade. Mas será possível?

Sim, claro que sim, afinal o sonho, ainda dentro da mente do cicloturista, já é a primeira manifestação real da viagem. Entendemos que perseguir o sonho e realizá-lo é realmente nossa obrigação, pois os desejos profundos são os grandes indicativos de nossas missões na Terra, afinal cada um tem um sonho e cada um tem uma missão. O que devo fazer? A resposta é: aquilo que você sonha. A lógica é simples, se tive o sonho é porque ele deve ser realizado e, principalmente, porque é possível ser realizado pelo sonhador.

Quanto maior o sonho, maior o preparo. Treino, informação, experiência, endurância, abnegação, desapego, tudo isto pode ser necessário adquirir antes da realização do sonho de uma grande viagem de bicicleta, mas poucas coisas são impossíveis quando seguimos nosso sonho real, ou seja, aquele que não foi colocado externamente pela propaganda ou outros meios.

Mesmo quando tive que atravessar a Caxemira em meio a guerra civil, sabia que estava simplesmente seguindo meu sonho de subir montanhas com minha bicicleta. A Caxemira era uma região em guerra que tinha que passar para chegar ao Tibete indiano, no Himalaia, na estrada mais alta do mundo (5.600 m). Não havia o que temer, pois só estava seguindo um sonho.

Não estava lá para sentir a tensão e a adrenalina inerentes ao perigo. Queria simplesmente ver a beleza das montanhas e ter a vivência com as pessoas do local, este sempre foi meu sonho.

Em meu histórico de rapaz do interior e advogado barrigudo que fez a volta ao mundo de bicicleta com 10 mil dólares, pude perceber a capacidade que temos de realizar o que sonhamos.

Por isto confirmo que evoluímos cada vez que realizamos um sonho. 

Quando fiz a volta ao mundo de bicicleta havia poucos guias de viagem, buscava inspiração para meus destinos nos cartões postais das bancas de jornais, assim alimentava novos sonhos com belas imagens de locais fascinantes. 

Mesmo assim, sonhos podem ser confusos. Com a experiência acabei percebendo também a diferença entre um sonho sonhado e o sonho realizado. Passei por muitas decepções em locais famosos como as pirâmides do Egito e até mesmo em Agra (Índia). Comecei a reconhecer que cada sonho tem um caminho para chegar até ele, e se gosto do objetivo sem gostar do caminho, é por que algo está errado, existe alguma confusão.

Às vezes é melhor olhar para dentro para saber qual caminho tomar. Quanto mais experimentamos, mais reconhecemos o que nos agrada de verdade.

Curtiu esse post?

Quer receber mais conteúdo sobre bicicleta e ciclismo em sua casa? Então clique aqui conheça nossas ofertas de assinatura.

Comentários Facebook
Comentários
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Para postar seu comentário faça seu login abaixo.

E-mail
Senha

 

Cadastre-se Aqui | Esqueceu a senha?

Edições On-lineCadastre-se Esqueceu a senha?
E-mail
Senha
Vídeos

 

 

Para fechar o banner, clique aqui ou tecle Esc.

Revista Bicicleta 2012 © Todos os Direitos Reservados