REVISTA BICICLETA - Teresa D Aprile e Arturo Alcorta no Papo de Ciclista
Baixe Gratuitamente a Edição Digital de Maio - Junho 2017 da Revista Bicicleta!
Pneus Kenda

O Portal
da Bicicleta

SHIMANO
Revista Bicicleta - Edição 77

Leia

Revista
Bicicleta



+bicicleta - Ideias

Teresa D Aprile e Arturo Alcorta no Papo de Ciclista

Revista Bicicleta por Valter F. Bustos
4.489 visualizações
25/05/2016
Teresa D Aprile e Arturo Alcorta no Papo de Ciclista
Foto: Valter F. Bustos

Dentre as inúmeras ações desenvolvidas pelo MuBi - Museu da Bicicleta de Joinville, o Papo de Ciclista, uma parceria com o professor de história e um apaixonado pelas bicicletas Marcelo Dalla Vecchia, vem, mensalmente, trazendo convidados detentores de amplos conhecimentos e experiências nos mais variados temas que envolvem a bicicleta e mobilidade.

Para não incorrer em erros e injustiças, ao longo de quase dois anos da realização desse evento que acontece mensalmente, na Sala de Experimentação da Estação da Memória, ao lado do MuBi, foram 28 pessoas convidadas, incluindo a palestra do Charles Zimmermann e o lançamento de seu livro “Travessia - 747 Dias de Bicicleta pelo Mundo”. Atletas, campeões, viajantes, ativistas e pedaladores com grandes experiências já participaram de nosso papo mensal que acontece todas as terceiras quintas-feiras de cada mês, a partir das 19 h 30 min até às 22 h.

O formato de nosso programa consta de uma apresentação do convidado do mês, palestra com exibição de material captado, e, na meia hora final, abrimos o tempo para os questionamentos e perguntas. Para a edição de novembro recebemos dois convidados especiais, Arturo Alcorta e Teresa D’Aprile.

Arturo é detentor de uma longa experiência em projetos de mobilidade com bicicleta, legislação, mecânica de bicicletas e técnica; temas abordados em sua fala. Teresa é a criadora em São Paulo do primeiro grupo de meninas que pedalam, o Saia na Noite, que acabou de completar 23 anos de existência e de atividades sem interrupção.

Durante sua fala, Teresa trouxe a história do grupo e fez relatos apaixonantes de suas experiências. A tônica que marca os passeios do Saia até hoje é o companheirismo, acolhimento, respeito às limitações com as iniciantes, além de uma atenção especial quando a barra pesa para qualquer uma delas. Como diz Teresa: “começamos os nossos passeios juntas e terminamos juntas. É assim até hoje”. Em um de seus relatos ela lembrou as dificuldades iniciais com o manuseio da bicicleta, a quantidade de marchas, postura e técnicas que ela não dominava, além da falta de paciência em ensiná-las. Não deu outra, reuniu as amigas e juntas batalharam pela superação. Depois, surgiu a ideia dos passeios semanais que são mantidos, além de viagens e eventos especiais. Para quem estiver interessado em saber um pouco mais, ou acompanhar os nossos convidados, seguem os endereços eletrônicos:

www.escoladebicicleta.com.br e www.saiananoite.com.br.

Curtiu esse post?

Quer receber mais conteúdo sobre bicicleta e ciclismo em sua casa? Então clique aqui conheça nossas ofertas de assinatura.

Comentários Facebook
Comentários
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Para postar seu comentário faça seu login abaixo.

E-mail
Senha

 

Cadastre-se Aqui | Esqueceu a senha?

Edições On-lineCadastre-se Esqueceu a senha?
E-mail
Senha
Revista Bicicleta 2012 © Todos os Direitos Reservados